Desempenho e produtividade
Escalas de avaliação de desempenho de trabalho mais comuns
As escalas de avaliação de desempenho são fundamentais para a realização deste tipo de avaliação no trabalho. Mostramos-lhe que tipos existem.
Desempenho e produtividade
As escalas de avaliação de desempenho são fundamentais para a realização deste tipo de avaliação no trabalho. Mostramos-lhe que tipos existem.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
11 de julho, 2024
As escalas de avaliação são meios para medir o desempenho do trabalho dos funcionários. Sem elas, praticamente não podemos definir quais são os pontos fortes e fracos dos funcionários.
Nesse sentido, as escalas de avaliação são uma ferramenta indispensável e importante em qualquer tipo de empresa que precise realizar uma avaliação de desempenho de toda a sua força de trabalho.
Para assisti-lo nesse tipo de gestão, existe um prático programa de recursos humanos. O Sesame RH, é uma ferramenta digital projetada para fazer você economizar muito tempo e, consequentemente, dinheiro.
Através de todas as suas funções, você será capaz de gerenciar um número infinito de processos em sua empresa.
Um sistema correto de avaliação de desempenho nos permite avaliar até que ponto a equipe de uma organização pode dominar certas habilidades, conhecimentos ou competências. Especialmente aquelas necessárias para realizar as tarefas específicas de sua função.
A escala mostra um intervalo. Por exemplo de:
As escalas de avaliação de desempenho também podem ser gráficas e visuais. Um exemplo é a classificação cinco estrelas, sendo uma estrela a menor pontuação possível e cinco a maior.
Trata-se de comunicar a medição de maneira simples e fácil de ser entendida por qualquer pessoa.
Estabelecer uma escala de avaliação é tão importante quanto saber como os funcionários de uma empresa estão realizando seu trabalho. É o meio para finalidades essenciais em nível estratégico.
Sem uma escala clara e definida, não poderemos avaliar o desempenho da equipe. Vamos ter em mente que esse desempenho tem importância fundamental no crescimento e desenvolvimento constante da empresa e do colaborador em questão.
Além disso, as escalas de medição na avaliação do desempenho do trabalho proporcionam subjetividade e transparência ao processo, uma vez que se baseiam em indicadores pré-estabelecidos. Isso permite que os gestores expliquem e justifiquem suas decisões em relação ao capital humano.
Entre as desvantagens mais frequentes em uma avaliação de desempenho, encontramos justamente a falta de subjetividade e a influência do viés pessoal no avaliador. Um sistema de avaliação simples e claro ajudará a evitar esse tipo de dificuldade em todos os momentos.
A escala de três pontos tem três respostas possíveis que geralmente representam uma opção neutra e dois opostos:
Embora esse tipo de escala possa ser utilizada para medir determinados critérios, ela constantemente não tem as nuances necessárias para executar uma avaliação. Por essa razão, usar cinco respostas possíveis, por exemplo, nos dará uma visão muito mais específica do desempenho de uma pessoa.
A escala Likert é utilizada dentro do departamento de recursos humanos, para medir aptidões e para conhecer o nível de concordância do avaliador com uma declaração. Por exemplo:
Se quisermos optar por um modelo semelhante, é essencial que a balança seja simétrica. Isso significa que deve ter o mesmo número de respostas positivas e negativas. Também podemos separá-los por uma opção mais neutra, se for necessário ou se quisermos.
Neste caso específico, utilizamos duas alternativas diferentes de avaliações para indicar onde está sua opinião. Pode ser posicionado em algum lugar entre o meio ou os extremos. Por exemplo:
Normalmente, sete espaços em branco são deixados no centro e a resposta escolhida é marcada com um X. Esta é uma das escalas gráficas mais utilizadas na avaliação do desempenho do trabalho.
Você achou estas informações úteis? Esperamos que o tenha feito. Para saber mais sobre software de RH, modelos ou guias úteis, continue até nossa seção de recursos.
Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.