Relatórios de RH

Informações básicas sobre banco de dados de RH

Entenda as informações básicas de um banco de daddos de RH para poder potencializar ao máximo o trabalho da sua equipe de colaboradores!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

informações básicas banco dados rh

17 de novembro, 2022

Ter um banco de dados de funcionários em uma empresa é vital para administrar adequadamente vários aspectos do departamento de RH. Esses aspectos podem ser a avaliação de funcionários, gestão de pessoal e candidatos, planos de carreira, entre outros, e é muito importante ter as ferramentas corretas para isso.

Um banco de dados de RH não só trabalha para gerenciar os atuais funcionários da empresa, mas também para visualizar os futuros. Continue lendo e saiba mais sobre esta ferramenta.

O que é um banco de dados de recursos humanos em uma empresa?

O banco de dados de recursos humanos de uma empresa é um sistema de armazenamento e acumulação de dados, todos devidamente classificados e disponíveis para processamento e obtenção de informações.

A informação é utilizada de maneira muito mais eficaz com a ajuda de um banco de dados. Não apenas por causa da redução do espaço de armazenamento para arquivos, mas também porque a maneira como os dados são armazenados permite o processamento e atualização integrados e simultâneos.

Hoje em dia, é muito comum ver que os bancos de dados são relacionados entre si através de um programa que cria e atualiza arquivos com frequência, além de recuperar e desenvolver relatórios.

Manutenção do banco de dados de RH

A manutenção de banco de dados de RH é muitas vezes negligenciada, mas é algo muito importante. Ele deve ser mantido atualizado e livre de erros. Siga algumas dicas para a manutenção adequada:

  • Exclua todas as informações duplicadas: duplicatas são um problema comum em bancos de dados. Você deve verificar constantemente se há dados duplicados, excluir tudo o que tem pouco valor ou combiná-los com as informações mais interessantes que possa extrair.
  • Unifique seu banco de dados: não é incomum ter vários dados de funcionários desorganizados entre vários arquivos. Você deve tentar reunir todas as informações que possui e, assim, evitará o mau uso do espaço de armazenamento e terá tudo bem organizado.
  • Exclua informações sem importância: elimine arquivos de lixo eletrônico, ou seja, aqueles que não oferecem nenhum valor ou benefício ou que não sejam necessários.

Características essenciais do banco de dados de RH de uma empresa

No RH, os bancos de dados podem coletar e armazenar dados de várias camadas ou níveis de complexidade. Para ser considerado completo e utilizável, um banco de dados deve conter o seguinte:

  • Informações pessoais de todos os membros da equipe: tudo o que compõe seu registro pessoal.
  • Informações sobre a posição de seus trabalhadores: tudo o que compõe um registro de posição e fornece informações sobre o papel de cada funcionário.
  • Dados de todas as áreas e seções: departamentos, divisões, ou seja, tudo que compõe um registro de seção.
  • Informações sobre salários e incentivos: tudo que compõe um registro de remuneração.
  • Informações sobre benefícios e serviços sociais: isso permite um registro completo de benefícios dentro da sua empresa.
  • Dados dos candidatos: todos os registros dos candidatos, escolaridade, treinamentos, etc.

Estes são basicamente todos os elementos ou seções que um banco de dados de recursos humanos deve ter em uma empresa. Tudo isso foi projetado para ter um registro abrangente dos dados das pessoas que compõem a empresa. Com o tempo, isso traz muitos benefícios em termos de organização empresarial e otimização.

Software de RH

Como já mencionamos, existem programas que permitem criar e manter um banco de dados de recursos humanos em uma empresa. Essas ferramentas estão atualmente em grande demanda, graças à eficiência com que trabalham e à maneira como otimizam os processos de RH.

Neste caso, podemos mencionar Sesame, um programa de recursos humanos que facilita muito seu trabalho e resolve todos os problemas que podem surgir dentro do departamento de RH.

Entre suas soluções, encontramos criação de relatórios de RH, gestão de férias e ausências, desenvolvimento de processos de integração e, claro, criação de banco de dados da empresa e atualização frequente.

Estas são apenas algumas das tarefas que você pode executar com este programa avançado e intuitivamente projetado. Sesame é feito sob medida para você!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (94 votos)
+ posts