Gestão

Trabalho em equipe: como incentivar que os funcionários trabalhem em grupo

O Trabalho em Equipe é muito importante para o desenvolvimento das empresas. Acesse e saiba como incentivá-lo no seu time!

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Marcos Lopez

HR Consultant

trabalho em equipe

29 de dezembro, 2022

Sabemos que ninguém sobrevive sozinho, e em uma empresa não pode ser diferente.  O trabalho em equipe, a união de talentos, conhecimento, vivências, experiências e habilidades podem ser o diferencial para o sucesso ou não de uma organização.

Neste artigo veremos a importância de se trabalhar em grupo e os benefícios que isso representa tanto para o funcionário quanto para a empresa. A comunicação interna, por exemplo, pode melhorar muito a cooperação entre as equipes. Para iniciarmos, vamos entender em primeiro lugar o que é trabalhar em equipe.

O que é trabalho em equipe?

O trabalho em equipe consiste na ação de unir as pessoas que integram uma equipe para que trabalhem em busca de um objetivo comum, alcançando os melhores resultados.

Desta forma, as habilidades, talentos, capacidades e esforços de cada um se unem para produzir uma tarefa que não seria possível conseguir sozinho. É o momento em que cada um coloca em prática aquilo que tem de melhor em si, suas habilidades, aprendizados e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, da carreira e do dia a dia.

Sentimento de equipe

O ser humano necessita de atenção, reconhecimento e sentimento de pertencimento para poder sentir-se motivado a dar o seu melhor em qualquer tarefa.

Para que o funcionário se sinta parte integrante da empresa e de uma equipe, é necessário que haja interesse em manter seu bem-estar para que ele se sinta estimulado a aprimorar seus conhecimentos e atingir mais facilmente suas metas.

Importância do trabalho em equipe para a empresa

O trabalho em equipe é um dos fatores para o sucesso de uma empresa, já que ela é formada por profissionais com diversos talentos e habilidades. A diferença no modo de pensar e agir de cada um dá uma visão mais ampla do negócio como um todo.

Quando a organização promove um ambiente de troca, união, e permite que seus funcionários expressem seus talentos dentro de uma equipe, ela está se colocando à frente das concorrentes. Com certeza, irá se beneficiar com a contribuição de todos para o êxito do objetivo.

Agora que já vimos o que é, e a importância do trabalho em equipe dentro de uma empresa, vamos continuar nossa leitura, para entendermos como as empresas podem incentivar seus funcionários a trabalharem em equipe.

Como incentivar o trabalho em equipe entre seus funcionários

Para que o funcionário fique motivado para trabalhar em grupo em busca de um objetivo, é preciso levar em conta que cada indivíduo é único. Não podemos tratar todos de maneira igual, pois cada um tem seus desejos, comportamentos e motivações.

Por isso, vamos descrever aqui algumas dicas para que se realizem ações motivadoras para os funcionários.

Esteja sempre presente

Mostre interesse e apoio para que os funcionários sintam que não estão sozinhos e que serão apoiados nas decisões a serem tomadas. Não há forma melhor de motivar os funcionários do que dando o exemplo. Tente se manter humilde e pertencendo ao grupo.

Esteja aberto para novas ideias

Mesmo que você já tenha um caminho traçado para o objetivo a ser alcançado, esteja aberto para novos conceitos, para ouvir e aceitar novas concepções.

Valorize sempre as iniciativas e ideias dos colaboradores

Mesmo que a ideia não seja utilizada naquele momento, ela poderá servir perfeitamente para novos projetos e novas propostas. Não esqueça de registrar tudo, para que se porteriormente a ideia seja utilizada, o funcionário não se sinta usado e não valorizado pelo que aportou.

Defina metas claras sobre o objetivo a ser alcançado

Tire as dúvidas, caso surjam, pois cada um que compõe a equipe deve saber exatamente qual seu papel e sua importância neste plano traçado para o alcance do objetivo final.

Respeite a diferença entre as pessoas

Esteja atento para perceber as potencialidades e qualidades de cada indivíduo para que este possa dar o seu melhor no alcance da meta determinada.

Defina claramente o papel de cada funcionário no plano estratégico

Somente assim a união do trabalho de cada um resultará no alcance do objetivo. É muito importante que os funcionários saibam onde se encaixam e seu papel para o sucesso dos planos empresariais.

Reconheça o trabalho da equipe

Exalte a qualidade do trabalho, a importância do esforço de cada um e da equipe como um todo. Todos gostam de receber elogios, ainda mais quando o merecem.

Não deixe de reconhecer o bom trabalho de tal funcionário ou de toda a equipe. Esta é uma ação de baixo custo que gera um ótimo clima dentro da empresa.

Dê feedback

Todos esperam um retorno sobre o trabalho que estão desempenhando para saber se estão no caminho certo ou se há a necessidade de mudança de estratégia para alcançar o que se espera.

Tente dar um feedback de forma periódica para que todos entendam com vão no trabalho. Dependendo do tamanho e dinâmica da empresa, pode ser interessante incluir uma análise de desempenho semestral.

Ofereça benefícios

Lembre-se sempre de que funcionários bem motivados tendem a produzir mais. Incluir benefícios no contrato dos colaboradores é uma ótima maneira de mostrar o quanto seu esforço é valorizado.

Celebre as vitórias

Cada vez que o objetivo de um trabalho em grupo é alcançado deve ser celebrado, pois isso valoriza o empenho e o desempenho de cada funcionário na conquista da meta alcançada.

Após verificarmos a importância do incentivo da empresa para fazer com o que o trabalho em equipe dê resultados, vamos falar um pouco sobre people analytics.

People analytics no trabalho em equipe

People analytics, também conhecido simplesmente como análise de pessoas em inglês. Não se trata de uma ferramenta ou um software. É na verdade um conjunto de técnicas que coletam, organizam e analisam dados ligados ao comportamento e ao perfil dos colaboradores.

Com isso, se pode identificar a habilidade de cada indivíduo para que se possa montar uma equipe e aprimorar a gestão de pessoas.

Essa técnica também é conhecida como análise de talentos ou análise de RH. Se chama assim pois os gestores podem acompanhar mais de perto e de forma imediata fatores como satisfação, engajamento e produtividade.

Mas o que deve ser compreendido sobre o people analytics é que esta não é uma metodologia para espionar o funcionário, mas sim um método de aprimoramento e conhecimento do colaborador.

Esperamos que esta leitura tenha contribuído para tirar as dúvidas que os gestores possam ter sobre a importância do trabalho em equipe nas empresas. Para seguir consumindo informações de RH, continue no blog de Sesame HR.

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