Gestão

Satisfação no trabalho: como proporcionar satisfação a seus funcionários

Entenda o que é satisfação no trabalho e os seus benefícios, tanto para a empresa como para o funcionário. Acesse e saiba ainda como medí-la!

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

Satisfação no trabalho

13 de fevereiro, 2023

Quem não gosta de ser reconhecido? A satisfação no trabalho deve ser cultivada a cada dia com ações de reconhecimento, benefícios, dentre outras estratégias que possam ajudar na relação do funcionário com a empresa.

Porém, a satisfação é um sentimento muito difícil de ser medido, pois é muito pessoal e diz respeito a vivência de cada pessoa. O que é importante para uma, pode não ser para a outra, por isso é importante que a empresa trate seus funcionários de maneira diferenciada, pois cada ser é único!

Neste post vamos procurar entender o que é satisfação no trabalho e como proporcionar aos colaboradores uma experiência positiva que cause alegria e realização. Você também verá como usar pesquisas de clima para identificar a satisfação no escritório. Vamos lá!

O que é satisfação no trabalho?

A satisfação no trabalho está relacionada a vários fatores, não somente a remuneração e benefícios, o que faz com que algumas pessoas encontrem dificuldades em alcançá-la.

Muitas vezes, a satisfação está relacionada a expectativas e realidades vivenciadas no dia a dia, por isso é muito importante que o colaborador encontre um significado e descubra o real propósito do seu trabalho. Ele precisa ver que é capaz de cumprir suas funções e, principalmente, perceber que tem um propósito na empresa e que seu trabalho está sendo reconhecido.

Geralmente, com a correria do dia a dia, é normal vermos nosso trabalho como algo mecânico que fazemos no automático e sem pensar. O problema é que isso acaba causando desânimo, o que leva a diminuição da produtividade e afeta negativamente a imagem que o próprio trabalhador tem de si e de sua importância.

Visto dessa maneira, a rotina acaba sendo uma parte negativa na vida profissional e na autoestima de qualquer pessoa.

Como medir a satisfação no trabalho

A satisfação dos colaboradores dentro da empresa deve ser uma constante preocupação, pois somente tendo seus funcionários satisfeitos é que ela poderá contar com maior produtividade e motivação.

Os colaboradores investem competência, tempo e energia no espaço onde trabalham, então nada mais justo do que obterem retorno em forma de relacionamento, remuneração e ser o foco central das decisões tomadas pela área de RH.

Existem alguns métodos eficazes para medir a satisfação de um colaborador dentro da empresa. Abaixo, citaremos algumas mais usadas e que vêm obtendo melhores resultados.

Pesquisa de opinião

Esse tipo de pesquisa questiona o trabalhador e o faz avaliar sua relação com o local de trabalho a partir de algumas perguntas simples, como, por exemplo:

  • O quanto você está satisfeito com seu local de trabalho?
  • Seu local de trabalho atende suas expectativas?
  • Quanto falta para seu trabalho se tornar ideal?

Através da análise do resultado obtido, a empresa poderá calcular se está no caminho certo de causar satisfação em seus colaboradores ou não.

Produtividade diária

Esse método também é um modo eficaz de se fazer essa medição, pois existe uma relação direta entre satisfação, motivação e produtividade. Em algumas áreas essa métrica acaba sendo mais fácil de medir, como no caso da área de vendas, por exemplo. Já na área de prestação de serviços, essa medição pode ser um pouco mais desafiadora.

NPS (Net Promoter Score)

Essa é uma pesquisa que procura entender a satisfação e a confiança dos colaboradores, verificando se eles recomendariam a empresa onde trabalham para terceiros. É uma ferramenta estratégica para conhecer seu público interno e está diretamente ligada ao conceito de fidelização.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho leva em conta alguns comportamentos, como pontualidade, atenção, dedicação, comprometimento e responsabilidade do colaborador. Com isso, é possível ter alguns insights sobre a satisfação do funcionário na empresa.

Caixa de sugestões

Essa é uma ferramenta muito simples, mas que tem grande potencial na coleta de informações sobre reclamações e sugestões dos colaboradores. Mas não basta somente colocar a caixa e esquecê-la, o importante é ser transparente sobre as sugestões e reclamações levantadas, justificar a aceitação ou recusa das sugestões e principalmente preservar o anonimato do colaborador.

Pesquisa de clima organizacional

Essa é a avaliação de clima organizacional através do olhar do colaborador, com o objetivo de mensurar o seu sentimento sobre trabalhar na empresa. Por isso, essa é uma das técnicas mais importantes para medir a satisfação do funcionário em relação à empresa como um todo.

Modos de melhorar a satisfação no trabalho

As empresas que têm a preocupação de manter a satisfação de seus colaboradores devem observar alguns pontos que influenciam diretamente no seu bem-estar, gerando assim satisfação no trabalho.

Vamos observar as mais usuais e as que proporcionem melhores resultados.

Reconhecimento e valorização do funcionário

Embora a parte financeira ocupe um imenso lugar na vida das pessoas, não é somente o salário que traz satisfação. A valorização do funcionário estimula, e muito, seu psicológico fazendo com que sua motivação esteja em alta e sua produtividade aumente.

Promoção do bem-estar

É o método para manter uma força eficiente de trabalho, construindo uma cultura que gera aumento da satisfação e bem-estar físico, financeiro, emocional e psicológico dos colaboradores. O bem-estar quando estimulado pode trazer maior senso de responsabilidade, produtividade e engajamento.

Abertura de espaço para criatividade e desenvolvimento

Essa também é uma forma eficaz de obter melhores resultados dos funcionários, pois não há como se sentir bem em um lugar que não o estimule a cada vez mais desenvolver suas habilidades.

Estimular os feedbacks positivos ou construtivos

Para que todos saiam ganhando é importante que os colaboradores estejam abertos a receber retornos não somente quando acertam, mas também quando as coisas não dão certo. Um bom gestor deve capacitar os colaboradores para que estes encarem de forma tranquila os feedbacks construtivos.

Organização no ambiente de trabalho

É essencial que a empresa garanta um local de trabalho organizado, além de alguns processos pré-definidos para que os colaboradores não percam tempo com ações desnecessárias e impacte o nível de entusiasmo da equipe.

Manter a equipe engajada

Isso ajuda na interação e estabelece um senso de comunidade, de pertencer à equipe, fazendo com que o interesse e satisfação aflorem cada vez mais.

Agora que já vimos alguns métodos para melhorar a satisfação do funcionário, vamos ver quais os benefícios que essa atitude pode trazer para a empresa.

Benefícios da satisfação no trabalho

Seja você dono de uma empresa, líder de equipe ou gestor, você deve sempre ter a preocupação constante com a satisfação dos funcionários. Cada vez mais, a força de trabalho humano é um dos principais recursos empresariais. Por isso, reter bons talentos e estimulá-los a darem o seu máximo é essencial para que você continue a prosperar cada vez mais.

Vejamos a seguir alguns dos inúmeros benefícios que a oferta de um trabalho satisfatório pode trazer:

  • Melhora no clima organizacional
  • Diminuição das faltas
  • Incentiva o cuidado com a saúde
  • Atrai e retêm talentos
  • Diminui a rotatividade
  • Aumenta a produtividade
  • Gera mais motivação
  • Valoriza o funcionário

Sendo assim, além de não ter mais dúvidas sobre como medir a satisfação dos colaboradores, haverá um caminho claro para trabalhar os resultados coletados e entregar a melhor experiência para os seus clientes internos. Logo, você contará com talentos mais engajados e produtivos nas equipes.

Convidamos agora você seguir no blog de Sesame para seguir descobrindo tudo do universo de RH.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (92 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.