Gestão

Departamento financeiro: descubra as responsabilidades deste setor dentro de uma empresa

Descubra quais são as áreas que compõem o departamento financeiro e as responsabilidades de cada uma na empresa. Acesse!

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Marcos Lopez

HR Consultant

Departamento financeiro

13 de fevereiro, 2023

Hoje falaremos um pouco sobre o setor que é o coração de uma empresa: o departamento financeiro. Essa é uma das áreas mais importantes da organização, pois a sua saúde financeira depende, e muito, das diretrizes tomadas por este departamento.

Toda empresa, quer seja ela de pequeno ou de grande porte, necessita de um cuidado todo especial para este setor, pois é a partir dele que todos os outros funcionarão. Afinal, sem dinheiro não há como tocar um negócio que seja próspero.

Por isso, neste texto falaremos sobre o que é o departamento financeiro, suas principais funções e sua importância na gestão de documentos financeiros da empresa. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

O que é departamento financeiro?

O departamento financeiro é uma das principais áreas estratégicas dentro de uma empresa, pois é responsável pela administração dos recursos financeiros. Além de gerenciar e organizar o dinheiro da organização, é ele quem guia os caminhos para a conquista dos objetivos empresariais. Ou seja, tudo o que se relaciona a finanças passa por esta área.

O papel fundamental dessa área é reduzir os gastos e maximizar os lucros. Saber como funciona o departamento financeiro da empresa é fundamental para que você consiga gerir corretamente seu negócio, pois é ele quem controla as finanças, riscos, planejamentos e resultados.

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Departamento financeiro para empresas de diferentes tamanhos

Os procedimentos e a estrutura de um departamento financeiro dependem da atividade e do porte da organização. Em uma microempresa, por exemplo, a função é desempenhada geralmente pelo dono ou um dos sócios.

Quanto falamos de empresas de grande porte, essa concentração de cargos é impossível, por isso há a necessidade de um setor responsável que esteja diretamente ligado à direção. Isso faz com que o departamento financeiro seja um elo entre várias áreas de uma mesma empresa, analisando o seu desenvolvimento de perto.

É importante mencionar que, sem intermediadores, ela responde aos diretores de forma mais próxima e direta no intuito de não gerar desencontros de informações. Por isso é importante possuir uma gestão documental livre de erros.

A seguir, veremos mais detalhes relacionados a esse assunto, pois falaremos como funciona o departamento financeiro de uma empresa.

Principais funções do departamento financeiro

O departamento financeiro é responsável por lidar com todas as questões relativas às finanças, visando o alcance dos objetivos da empresa. Ele permite que os gestores tenham informações precisas para que possam tomar decisões, tais como cortar custos ou de realizar investimentos.

Entre as funções do departamento financeiro estão a tesouraria, o controle das contas a pagar e a receber, a contabilidade, o planejamento, a gestão de impostos e o controle de riscos. Vejamos abaixo alguns detalhes de cada uma dessas atribuições.

Tesouraria

É o setor do departamento financeiro responsável pelo fluxo de caixa da empresa, ou seja, é ele quem controla todas as entradas e saídas diárias de dinheiro. Se você tiver uma tesouraria que seja bem estruturada, as chances de problemas com entradas e saídas dos recursos serão quase nulas, assim a saúde financeira da sua empresa não correrá quase nenhum risco.

Importante mencionar que mesmo um MEI deve realizar as atividades de tesouraria para poder ter um controle mínimo sobre suas finanças.

Controle de contas a pagar e receber

O papel das contas a pagar, na estrutura do departamento financeiro, é administrar os vencimentos das despesas da empresa, como contas de água, luz, dentre outros fornecedores. É comum que uma empresa tenha entradas em dias variados, ao mesmo tempo em que recebe contas com diferentes vencimentos. Por isso, é essencial ter uma organização para que as dívidas sejam pagas nas datas corretas evitando pagar juros e multas.

Já o contas a receber faz o caminho inverso, verificando se os clientes estão em dia com suas obrigações e acionando mecanismos de cobrança, se necessário. Essa área organiza as entradas e saídas, conferindo datas de vencimentos, garantindo o bom funcionamento constante de tudo que faz parte da empresa e evitando prejuízos.

Contabilidade

Enquanto a tesouraria trabalha com o fluxo de caixa, a contabilidade faz o controle de todo o patrimônio que a empresa possui. O patrimônio de uma empresa consiste em seu ativo, que são seus bens e direitos, e seu passivo, que são suas obrigações.

No ativo de uma empresa estão os imóveis, as mercadorias, os equipamentos, o dinheiro em caixa e os valores a receber pela venda de mercadorias. Já suas obrigações consistem em todas as dívidas e contas a vencer.

É da diferença entre ativo e passivo que se calcula o lucro ou o prejuízo de uma empresa. É por isso que os registros contábeis são uma ferramenta importante, já que oferecem dados para a tomada de decisões por parte do gestor financeiro.

Gestão de impostos

A gestão de impostos cuida diretamente das inúmeras responsabilidades fiscais e, quanto maior o porte, maior serão essas obrigações. Por isso, é importante ter uma equipe especializada para realizar tal tarefa, pois auxilia diretamente no controle dos impostos e tributos, determinando o regime tributário mais favorável e evitando que a empresa gaste excessivamente com impostos.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é feito através dos dados fornecidos pela contabilidade. Essa função é responsável por gerar relatórios que mostram o desempenho da empresa durante um tempo que foi determinado para análise.

Assim, é possível cuidar da saúde financeira do negócio e realizar comparações entre os objetivos traçados e realizados, fornecendo uma visão clara do andamento da organização.

É a área responsável por traçar as metas para o futuro da empresa, projetando quanto será necessário investir para alcançá-las e de onde sairão os recursos para isso.

Um bom planejamento também indica quando é hora de reduzir ou aumentar investimentos, de acordo com o momento vivido pela organização.

Controle de riscos

É quem avalia antecipadamente os riscos de mercado, câmbio, crédito e operações. Com isso, é capaz de tomar as medidas necessárias para que se evite ou reduza os impactos causados por eventuais problemas.

Sendo assim, a sua importância no planejamento torna-se de extrema necessidade para que sejam tomadas medidas preventivas e possam evitar grandes prejuízos. A gestão de riscos deve levar em contas cinco princípios, sendo eles:

  • Identificação da empresa: é necessário saber tudo da empresa para compreender seu funcionamento e fazer uma análise dos riscos.
  • Análise qualitativa: após os riscos serem identificados é hora de ouvir os gestores da empresa para entender os processos e as atividades de cada setor.
  • Análise quantitativa: é ela que investiga, por meio de dados e números, quais os potenciais efeitos e impactos que as ameaças que foram identificadas podem causar para a empresa.
  • Planejamento: consiste em ordenar por importância os dados obtidos, desenvolvendo assim uma escala de prioridades, que vai do maior para o menor impacto. Após essa etapa, cria-se um planejamento que possa acompanhar e eliminar todas essas ameaças.
  • Monitoramento: após todas as etapas já citadas, é hora do monitoramento entrar em ação. Esta última etapa se encarrega de analisar se tudo o que foi verificado até agora está sendo colocado em prática. Ela deve acompanhar se os processos de prevenção estão sendo feitos, e faz a análise de como os riscos estão se comportando. Deve ser um trabalho minucioso para alertar as equipes caso algo não esteja ocorrendo como o planejado e rever todas as etapas para que sejam tomadas novas medidas.

A importância do RH e departamento financeiro estarem sempre alinhados

Entender a interação da área de recursos humanos com o departamento financeiro é essencial para administrar as alternativas viáveis para evitar problemas no controle de gastos. Quando há integração do RH com o Financeiro, o controle dos recursos, as decisões em relação aos colaboradores e a adequação das atividades são visíveis.

Esses dois setores têm informações de muito valor para a prosperidade dos negócios. O RH exerce um papel de muita proximidade com cada departamento, conhecendo suas particularidades e necessidades, enquanto o Financeiro registra os números que podem traduzir a saúde financeira da empresa.

Quando estes dois setores caminham juntos, favorecem a compreensão das alternativas viáveis para uma possível gestão de crise.

Sesame e o departamento financeiro

Agora que você já entendeu a grande importância do departamento financeiro dentro de sua empresa, é hora de buscar auxílio profissional para que tudo isso seja colocado em prática da maneira mais confortável e fácil possível.

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VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


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