Gestão
Conflitos no trabalho: descubra como evitar e resolver conflitos em sua empresa
Saiba quais são os tipos de Conflitos no Trabalho e como resolvê-los. Veja também dicas de como evitá-los na sua emrpesa. Acesse!
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Saiba quais são os tipos de Conflitos no Trabalho e como resolvê-los. Veja também dicas de como evitá-los na sua emrpesa. Acesse!
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Marcos Lopez
HR Consultant
27 de fevereiro, 2023
Toda empresa e todo líder já deve ter se deparado com conflitos no trabalho.
Os conflitos no ambiente de trabalho são praticamente inevitáveis, pois há diferenças de ideias, interesses, ideais e objetivos na forma de conduzir o trabalho. Ele pode se dar entre funcionários, entre equipes inteiras e até entre supervisores e seus liderados.
Os conflitos que não são tratados de maneira eficaz tendem a crescer e até tomar proporções descabidas. Por isso, esperar que ele se resolva sozinho não vai adiantar, poderá até mesmo ser pior.
Neste artigo você vai ver como usar o People Analytics e outras estratégias para cuidar de conflitos laborais.
Existem alguns tipos diferentes de conflito que podem ocorrer em uma empresa. Vejamos quais são os principais:
Ocorre quando você luta entre o que deseja fazer e o que deve fazer. Refere-se a uma disputa interna que envolve seus pensamentos, emoções e ideias.
É o que ocorre entre duas ou mais pessoas, que resulta de diferentes pensamentos sobre como atingir objetivos. Estes conflitos podem acontecer até sem que uma das partes perceba.
Ocorre quando há membros de um mesmo grupo com opiniões e experiências variadas que lutam por um mesmo objetivo. Mesmo que todos queiram ir ao encontro do mesmo objetivo, cada um tem uma ideia de como atingi-lo.
Ocorre quando diferentes grupos dentro de uma mesma organização possuem objetivos diferentes.
No sentido literal da palavra, rivalidade é a concorrência entre duas pessoas que pretendem a mesma coisa.
A rivalidade no trabalho pode ser positiva ou negativa, dependendo de como os profissionais envolvidos lidam com ela. Se for algo leve e que funcione apenas como motivação para que cada um se supere, tudo bem, é até positivo.
Como sempre, a resposta está no equilíbrio, em seguir o caminho do meio e se guiar sempre pela sabedoria no lugar do ego.
Os colaboradores devem estar atentos para verificar se a rivalidade com os colegas está dentro dos limites saudáveis.
Já os líderes precisam se atentar ao comportamento do grupo e verificar se a postura que tem em relação aos funcionários está estimulando a união ou o individualismo.
Veja algumas dicas que servem tanto para colaboradores quanto para líderes:
É importante ouvir o que o outro tem a dizer, sem interromper ou criticar. Desta maneira você deixa o outro se expressar e ainda aprimora seu potencial de comunicação.
Por vezes os conflitos entre colaboradores acontecem simplesmente por uma disputa para saber quem está certo ou errado. O correto é que você se atenha somente aos fatos e decida a melhor maneira de conduzir a discussão para uma solução.
A competição saudável pode aumentar a criatividade e a produtividade de uma equipe. Mas permaneça sempre atento, se isso ultrapassar o limite do bom senso intervenha sempre.
Uma falha que é muito comum é a busca por culpados pelo problema. Ao invés disso, invista no encontro de soluções para superar o problema encontrado, um bom gestor está sempre atento aos problemas de seu time.
Podemos dizer que um conflito não é necessariamente uma discussão, pode ser apenas uma divergência de opiniões, um desconforto ou até mesmo um ambiente de trabalho desestimulante.
Abaixo, veremos algumas causas mais frequentes de conflitos no trabalho e suas causas.
Este tipo de conflito aparece quando dois ou mais trabalhadores necessitam usar as mesmas ferramentas para realizar suas tarefas. Isso é bastante comum, como salas de reuniões, projetores ou veículos da empresa.
Para evitar esse tipo de situação, é conveniente trabalhar as habilidades de comunicação e negociação. Apresentando abertamente as razões pelas quais esses recursos são necessários, os problemas diminuirão.
Cada trabalhador tem um estilo particular de realizar o seu trabalho, que vai depender tanto da sua tarefa específica como da sua personalidade. Quando funcionários com estilos muito diferentes coincidem na mesma equipe de trabalho, muitas vezes surgem problemas.
Uma forma de não originar esta situação é conhecer as características de cada trabalhador, e procurar colocá-los para trabalhar em uma mesma equipe.
Os conflitos de metas surgem quando diferentes gerentes indicam objetivos ou metas distintas. É essencial que haja um objetivo claro e que seja comunicado aos colaboradores. Desta forma, o trabalho será mais eficiente.
Cada pessoa tem os seus valores. Estes, por vezes, podem entrar em conflito com os de outros colaboradores, líderes, gestores ou até mesmo com as da própria empresa.
É um assunto muito delicado, porque a ética e os valores devem ser sempre respeitados. Isso significa que a forma de solucionar o problema deve ser vista no momento da contratação. O RH tem uma função fundamental nesta questão. Uma boa seleção de pessoal é fundamental.
Todo gestor deve ter em mente que a sua figura é uma referência para toda sua equipe.
A primeira dica diz respeito à intransigência. Não queira impor seu ponto de vista como se fosse o único certo. Com clientes, fornecedores e colaboradores isso pode causar mais conflitos e complicações do que soluções.
Procure ser empático, a empatia serve para que você se coloque no lugar do outro e entenda as razões para o comportamento que você julga estranho, inoportuno e até inadequado no outro. Assim, você mostrará para o grupo que você não é insensível aos problemas dos outros.
Jamais, em qualquer circunstância, se omita. Enquanto o problema dentro da equipe persistir, nunca vire as costas, pois pode parecer que o assunto já está resolvido, mas pode voltar com mais força ainda. Acompanhe sempre de perto a administração de conflitos até que esteja definitivamente resolvido.
Diante de tudo o que foi exposto até aqui, pudemos perceber que as melhores maneiras de se reduzir problemas no trabalho entre pessoas e equipes é fazer uma boa contratação. Contratar pessoas que estejam de acordo com os métodos de trabalho da empresa é o primeiro passo para evitar problemas futuros.
Caso não tenha sido possível detectar no momento da contratação essa questão, a melhor maneira de se reduzir os problemas no trabalho é com diálogo. Conversas individuais e em equipe são os melhores aliados de um gestor para manter o controle, a produtividade e a motivação da equipe.
Agora que já vimos como realizar o trabalho de redução de conflitos, que tal colocarmos em prática em nossa empresa e no nosso dia a dia? Com Sesame você possue todas as ferramentas que um robusto software de RH pode oferecer.
Com ferramentas como o People Analytics você pode ter uma visão gráfica de comportamentos e engajamento dos seus funcionários. A ferramenta de comunicação interna permite que você fortaleza aspectos de grupos e individuais para uma melhor convivência dentro da empresa.
Além disso, você ainda conta com muitas outras ferramentas que com certeza facilitarão a rotina do departamento de RH, para que eles possam se concentrar em proporcionar o melhor pra equipe. Experimento agora de forma gratuita!