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Reputação de empresa: entenda porque manter uma boa reputação é bom para seu negócio

Entenda o que é Reputação de Empresa, sua importância e como conquistá-la para ajudar no sucesso do seu negócio. Acesse nosso blog!

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Isabel García

HR Consultant

Reputação de empresa

9 de março, 2023

Cada vez mais a reputação de empresa vem sendo um fator de extrema importância não apenas para os consumidores, mas também para os profissionais. Isso se reflete numa maior facilidade de atrair talento na hora do recrutamento.

Empresas com boa reputação tendem a ter maior sucesso no mercado, conquistando seus investidores, fornecedores e clientes, que podem ser considerados até mesmo fãs da marca.

Continue lendo para entender o que é a reputação da empresa, qual a sua importância para o seu sucesso e como conquistá-la. Vamos lá!

O que é reputação de empresa?

A reputação de uma empresa é a imagem e concepção de marca que as pessoas têm daquela organização.

Neste caso, estamos falando da opinião de clientes, funcionários, investidores, fornecedores, parceiros e qualquer outra pessoa que já teve ou tem algum nível de contato com a empresa.

Importante ressaltar que a reputação é construída a longo prazo e não algo imediato. Ela é fruto da qualidade dos produtos ou serviços da empresa, da sua transparência, ética, responsabilidade socioambiental, governança corporativa, relacionamento com clientes, dentre diversos outros fatores.

Enquanto a reputação demora a ser construída, ela pode ser perdida em pouco tempo. Falhas em produtos ou serviços, má gestão, desrespeito aos direitos humanos, meio ambiente ou consumidores são apenas alguns exemplos do que pode ser prejudicial para a reputação da organização.

Importância de uma boa reputação de empresa

Uma empresa com boa reputação dispõe de diversos benefícios, sendo, em diversos aspectos, um diferencial frente aos seus concorrentes. Por isso, é fundamental para o sucesso da organização.

Veja as principais razões pelas quais a reputação é tão importante:

Atração de talentos

Empresas com boa reputação atraem mais talentos e profissionais qualificados, o que pode gerar um ambiente mais produtivo e inovador.

Além disso, o processo de recrutamento e seleção tende a se tornar mais efetivo, pois os melhores profissionais costumam procurar por empresas renomadas e com boa reputação para trabalhar.

Atração de investidores e parceiros

Empresas com boa reputação são mais atraentes para investidores e parceiros comerciais, o que pode gerar mais oportunidades de negócios e investimentos.

Redução de riscos

Geralmente, quando a empresa possui uma boa reputação, ela fica menos sujeita a riscos financeiros, jurídicos e de imagem. Isso diminui as chances de crises e processos judiciais.

Valorização de marca

Empresas com boa reputação tendem a ter uma marca mais valorizada, o que pode resultar em maior valor de mercado e rentabilidade.

Maior engajamento do público

Hoje em dia, os consumidores buscam por muito mais do que apenas um produto ou serviço. Eles se preocupam com o propósito e a história da empresa, buscando identificar os seus próprios valores nos valores da organização.

Por isso, uma empresa com boa reputação ganha a preferência dos clientes na hora de consumir, além de garantir um público engajado e disposto a defendê-la em momentos de crise.

Dicas para ter uma boa reputação de empresa

Construir uma boa reputação é um trabalho de anos. Mas existem algumas práticas que vão ajudar a sua empresa a chegar lá:

Seja transparente

A confiança é algo essencial no mundo dos negócios. Fornecedores, investidores e outros parceiros buscam sempre por organizações transparentes para se relacionar.

Afinal, ninguém quer fazer negócios com uma empresa que não é confiável e que pode estar mentindo em relação a seus acordos.

Isso também vale para os clientes, que cada vez mais buscam por marcas nas quais podem confiar em relação à qualidade e procedência de seus produtos e serviços.

Não se esqueça de tentar sempre ser o mais transparente possível também com os seus funcionários. Dê feedbacks sempre que possível para criar uma cultura de confiança.

Invista em compliance

Investir em políticas de compliance ajuda a garantir que a empresa esteja de acordo com as leis, protocolos e regras às quais está sujeita.

Além de diminuir os riscos de multas e escândalos, ainda aumenta a credibilidade da companhia no mercado.

Invista em Relações Públicas

Apesar de ser muitas vezes negligenciado, o profissional de relações-públicas é muito importante dentro de uma empresa. É ele quem vai cuidar da imagem da organização perante seus diversos públicos e garantir que sua reputação não seja prejudicada.

É o profissional de Relações Públicas também que vai criar um manual de gerenciamento de crise e guiar a empresa nesses momentos, cuidando para que sua reputação não seja abalada.

Valorize seus funcionários

Muitas vezes a empresa foca apenas nos clientes, deixando seus colaboradores de lado. Porém, eles são de extrema importância para a construção de uma boa reputação.

Empresas que engajam seus funcionários e fazem com que eles estejam satisfeitos no ambiente de trabalho, criam verdadeiros defensores da marca. Eles farão propaganda positiva da organização, além de ajudá-la a passar por momentos de crise.

Invista em responsabilidade socioambiental

Cada vez mais as pessoas buscam por empresas que possuem projetos sociais e ambientais, e que se preocupam com essas causas durante o seu processo de produção. 

Reflorestamento, controle de emissão de gases nocivos ao efeito estufa, não fazer testes em animais e cuidado com a procedência de seus produtos são apenas algumas das ações que são bem vistas pelos consumidores e que fazem total diferença para uma boa reputação.

Tenha um atendimento de qualidade

Toda empresa está sujeita a problemas com seus produtos ou serviços. Porém, a forma de resolvê-los é o que diferencia aquelas que possuem uma boa reputação das que ainda têm muito a evoluir para chegar lá.

Por isso, ter um atendimento ao cliente de qualidade e que, de fato, resolva o problema do consumidor é algo super importante para a reputação. Isso porque o cliente não fica com receio de comprar, pois tem a confiança de que se algo der errado, será facilmente resolvido.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância de uma boa reputação e como construí-la. E para te ajudar nessa missão, conte com Sesame para organizar as informações da sua empresa e ajudá-la a evoluir cada vez mais!

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