Recrutamento e seleção

Soft skills: entenda sua definição e a importância na hora de contratar funcionários

Você sabe o que são Soft Skills? Confira sua definição e as principais habilidades procuradas pelos recrutadores na hora de contratar. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Soft Skills

9 de março, 2023

Os profissionais de recursos humanos que realizam o recrutamento e seleção de pessoal sabem como é difícil reconhecer os talentos dos candidatos em tão pouco tempo de entrevista, principalmente quando se trata das suas soft skills.

Por isso, para que o entrevistado tenha mais vantagens na hora da contratação, é importante que ele coloque em seu currículo todas as suas habilidades, dando ao recrutador mais ferramentas para que seja avaliado da melhor forma durante a conversa.

A seguir veremos o que de fato é soft skill, sua importância, alguns exemplos e como desenvolvê-las.

O que são soft skills?

Em tradução livre, soft skills são as habilidades interpessoais e comportamentais de uma pessoa no local de trabalho ou em qualquer outro ambiente. É a maneira pela qual o indivíduo lida consigo mesmo e com o outro em diversas situações.

Elas são, por exemplo, as habilidades de comunicação e interação social, que vão muito além das capacidades técnicas de um profissional.

Exemplos de soft skills

Como as habilidades e comportamento são individuais, existem incontáveis exemplos de soft skill.

Porém, existem alguns que são estratégicos e que as empresas enxergam mais valor para o dia a dia de trabalho, sendo os mais buscados durante a seleção dos candidatos. São elas:

Controle das emoções

As empresas buscam colaboradores que sejam autocentrados e consigam ter calma e energia para a resolução de conflitos do dia a dia. Não adianta ser especialista em determinado assunto ou produto e não conseguir controlar as emoções para a resolução de problemas que nos afetam todos os dias.

A vantagem desta habilidade no colaborador é que ele consegue usar os momentos difíceis e de estresse para os converter em vantagem.

Comunicação eficiente e atenção para ouvir

Uma boa comunicação garante que ambas as partes se entendam e que aquilo que é esperado seja realizado da maneira como foi pensado. Por isso, as empresas têm buscado bons comunicadores na hora de atrair e manter novos talentos.

Os problemas de comunicação começam, muitas vezes, por não ouvir da maneira correta aquilo que foi explicado. Por isso, assim como é importante saber como comunicar, ouvir acaba se tornando uma habilidade muito procurada por recrutadores. A pessoa que sabe ouvir acaba funcionando como um aliviador de tensões.

Gestão de pessoas

Esta é uma habilidade própria de verdadeiros líderes, pois gerir pessoas é ver o melhor que alguém pode oferecer e construir um ambiente para que todos de uma equipe possam entregar resultados positivos.

Realizar uma verdadeira gestão envolve delegar tarefas, assumir compromissos, criar um clima motivacional e acima de tudo saber administrar conflitos.

O grande gestor é aquele que vê potencial em cada indivíduo e enxerga em cada pessoa seu potencial de desenvolvimento e aprendizado.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma competência de quem tem facilidade em lidar com mudanças na rotina. Ou seja, aquele profissional que não tem problemas em parar ou mudar o que está fazendo para realizar outros tipos de atividades.

Gerenciamento de tempo

Esse soft skill é muito bem-vindo não somente na vida profissional, mas também na pessoal. Pessoas que gerenciam bem o seu tempo conseguem fazer mais coisas em um menor espaço de tempo.

Sendo assim, essa habilidade ajuda no desempenho de qualquer cargo que se ocupa na empresa, quer seja gerencial ou na produção.

Capacidade de planejamento e gerenciamento de prazos e processos

Planejar de maneira correta faz com que o profissional respeite todos os prazos impostos, evitando o retrabalho e a perda de tempo. Quando todos os passos para um trabalho são planejados, mesmo que haja um imprevisto, o projeto será feito a tempo, pois ele já havia sido calculado.

O gerenciamento dos prazos e processos trata de como se distribui os compromissos e as demandas conforme as necessidades e os prazos estabelecidos.

Pensamento analítico

Essa competência trabalha o raciocínio de uma forma lógica e que procura analisar dados com o objetivo de solucionar problemas e questões reais.

Persuasão e negociação

Estas duas soft skills são as que cada vez mais se buscam em profissionais. Persuasão é a capacidade de influenciar outras pessoas a mudar seus pensamentos ou comportamentos. Já negociação é a capacidade pessoal de conciliar diferentes interesses.

A duas são grandes ferramentas para que o colaborador e a empresa consigam chegar aos objetivos estabelecidos. Pessoas persuasivas e que saibam negociar conseguem defender suas posições e alinhar diferentes opiniões com respeito, nunca com imposição.

Como desenvolver soft skills nos funcionários

Embora as soft skills sejam características da personalidade de cada pessoa, isso não significa que elas não podem ser trabalhadas.

Neste tópico veremos como as soft skills são importantes para o crescimento profissional, além de dicas para começar a desenvolvê-las em sua empresa.

Defina a cultura organizacional da empresa

Os valores que a empresa prega no dia a dia é de extrema importância para que se desenvolvam nos funcionários as soft skills necessárias para que todos entendam e caminhem juntos rumo aos objetivos da empresa.

Assim, fica mais fácil nortear as contratações com base nos valores e nos propósitos definidos, bem como orientar o comportamento de quem já está na empresa.

Ofereça treinamentos

Ofereça treinamentos específicos e que sejam atrativos para desenvolver as habilidades pessoais dos colaboradores.

Um método muito interessante são as dinâmicas em grupo, pois elas têm o objetivo de observar as competências de cada um, tais como inteligência emocional, capacidade de aprendizado e resolução de problemas.

Ofereça feedbacks sempre que puder

Praticar a devolutiva dos resultados dos colaboradores é um grande diferencial no desenvolvimento das competências. As soft skills,  quanto mais praticadas, maiores e melhores serão os resultados. Por isso, o feedback contínuo permite que um profissional se auto analise e perceba no que precisa melhorar.

Conclusão

Nem todos desenvolvem suas habilidades de igual forma e intensidade, e isso é natural devido aos diferentes tipos de experiências, pontos de vista e aprendizagem.

O importante é ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.

Agora que você já sabe o que são as soft skills está na hora de colocá-las em prática desde o recrutamento e seleção de seus colaboradores. Continue no blog de Sesame para descobrir tudo sobre recursos humanos!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (85 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.