Gestão

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

Entenda de que forma o estresse no ambiente de trabalho pode afetar a vida dos seus funcionários e a performance da sua empresas. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

19 de abril, 2023

O estresse no ambiente de trabalho pode surgir por conta de diversos fatores, como a sobrecarga de atividades, conflitos entre os pares e os líderes, falta de perspectiva de crescimento, falta de reconhecimento, cobranças excessivas e um ambiente tóxico, por exemplo.

Além de afetar a vida pessoal e profissional do funcionário, esse problema ainda gera impacto negativo sobre a performance da organização. Por isso, é um ponto de atenção super importante para o time de RH, que deve ser responsável por tomar medidas contra essa situação.

E para te ajudar a entender melhor as consequências do estresse no trabalho e como identificá-lo com ferramentas de questionários, preparamos esse conteúdo completo para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, ainda vamos te auxiliar na hora de criar estratégias para prevenir este mal na sua empresa. Vamos lá!

Efeitos do estresse no ambiente de trabalho

O estresse ocupacional gera desgaste físico e psicológico nos funcionários, o que acaba desmotivando a equipe e refletindo negativamente nos resultados da empresa.

Veja alguns dos principais problemas que o estresse pode causar tanto para o colaborador como para a organização.

Baixa produtividade

O estresse faz com que o funcionário sinta dificuldades em se concentrar, passando a procrastinar durante o período em que deveria estar exercendo suas atividades.

Alto turnover

Quando o trabalho começa a ser estressante e cansativo, a tendência é que o profissional comece a buscar por novas oportunidades no mercado.

Caso um time ou a empresa como um todo esteja sob situações que geram esse problema, o turnover pode se tornar um grande problema para a organização.

Queda na qualidade do trabalho

É comum os funcionários que estão sob estresse muito grande e que se sentem sobrecarregados apresentarem queda de rendimento.

Se antes entregava ótimos resultados, agora entrega apenas o básico ou até menos do que isso, o que pode gerar problemas maiores para a empresa.

Ansiedade e Síndrome de Burnout

Quando o estresse é causado pela grande demanda de trabalho e pela cobrança excessiva por resultados, ele pode levar o profissional a estados mais graves, como ansiedade e Síndrome de Burnout.

Dependendo do estágio da ansiedade ou com o diagnóstico do Burnout, o funcionário deve ser afastado do trabalho para realizar o tratamento adequado.

Problemas de saúde

Além da ansiedade e do Burnout, o estresse também pode causar problemas como depressão, insônia, gastrite, dentre outros.

Como identificar sinais de estresse no ambiente de trabalho?

Como vimos, o estresse é capaz de causar sintomas físicos e psicológicos, que muitas vezes podem ser facilmente identificados por uma liderança presente no dia a dia dos funcionários. Vejamos alguns dos principais:

Dores frequentes

Dores de cabeça e musculares são alguns sintomas que podem aparecer por conta do estresse.

Quando o líder tem uma proximidade maior com a equipe, fica mais fácil saber quando os funcionários começam a se queixar de dores com frequência.

Cansaço excessivo

Um funcionário que está sempre disposto, alegre e participativo nas discussões começou a se queixar de cansaço, falta de concentração ou insônia? Então é bom ficar atento a esses sintomas de estresse.

Queda na produtividade

Se um funcionário que costuma ser bastante produtivo e realiza boas entregas começa a perder prazos ou entregar as atividades com menos qualidade, isso também pode ser um sinal de estresse.

Além disso, a procrastinação e queixas sobre dificuldade de concentração devem ser pontos de atenção quando se trata dessa questão.

Mudanças de comportamento

Mau-humor, agitação, irritabilidade, isolamento social, dificuldade de comunicação e falta de engajamento com as atividades da empresa são apenas algumas mudanças de comportamento que os funcionários podem apresentar quando estão em um ambiente estressante.

Absenteísmo

Como estamos vendo, o estresse pode causar diversos problemas que fazem com o que o profissional precise se ausentar do trabalho ou acabe se atrasando.

Caso note que um funcionário está tendo que ir muitas vezes ao médico por problemas de saúde ou começou a se atrasar com frequência, saiba que esse também pode ser um sinal de estresse.

Estratégias para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Se engana quem pensa que a empresa não pode tomar medidas para gerenciar e prevenir o estresse no trabalho. Cuidar da saúde física e mental dos funcionários é uma das principais tarefas do RH.

Por isso, separamos algumas estratégias que você pode começar a utilizar na sua organização:

Promova uma cultura de respeito e colaboração

Permitir que o funcionário se expresse para dizer o que não está indo bem na organização é essencial para identificar situações que possam estar causando estresse no time.

Passar essa segurança aos colaboradores e mostrar que a empresa de fato se importa com a sua saúde física e mental é uma das principais formas de combater esse problema.

Pesquisas de satisfação

É importante realizar pesquisas recorrentes com os funcionários para entender como está a sua relação com a empresa. Usando Sesame você poderá enviar pesquisas e questionários para este fim.

Por isso, perguntar se existe uma boa relação entre a equipe, se o trabalho está atrapalhando de alguma forma a vida pessoal e se as demandas estão os deixando sobrecarregados são uma ótima forma de entender o cenário em que a empresa se encontra.

Reuniões de 1:1

Outra forma de identificar o estresse é a realização de reuniões one on one (1:1) entre o líder e seus liderados de forma recorrente.

Porém, esse tipo de estratégia só é efetiva se os colaboradores sentem que esse é um espaço seguro, onde podem se abrir e serem ouvidos sem que isso gere consequências negativas.

Incentivar o bem-estar

Esse incentivo pode ser feito de diversas formas diferentes. Uma delas é por meio de benefícios como planos de academia e planos de saúde mental.

Além disso, outra forma de diminuir o estresse no próprio ambiente de trabalho é promover sessões de ginástica laboral, alongamento e meditação em alguns momentos do dia.

Incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Permitir que os funcionários trabalhem em horários flexíveis e/ou em home office (quando possível) são algumas formas de incentivar esse equilíbrio.

É super importante que a empresa se preocupe com essa questão e esteja sempre em busca de formas de garantir que esse equilíbrio aconteça.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o estresse no ambiente de trabalho. E, claro, você pode sempre contar com Sesame para facilitar suas estratégias no dia a dia da sua empresa!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (70 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.