Gestão
Como lidar com situações de crise na empresa e manter a equipe motivada
Confira nosso artigo sobre crise na empresa e entenda como lidar com situações como essa e como manter a equipe motivada. Continue lendo!
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Confira nosso artigo sobre crise na empresa e entenda como lidar com situações como essa e como manter a equipe motivada. Continue lendo!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
25 de abril, 2023
Tempos de crise na empresa são momentos difíceis para qualquer empresário e empregador. Além da incerteza sobre o negócio, existe a desmotivação da equipe e, mais ainda, dos clientes.
Mas como lidar com situações de crise no trabalho sem que seja afetada de forma grave a produtividade e inspiração dos colaboradores? É isso que vamos explorar neste artigo. Você vai ver como usar ferramentas como a comunicação interna, para manter sua equipe na mesma linguagem, impedindo conflitos. Vamos começar!
A crise empresarial é o surgimento de um contratempo que ocasiona um forte impacto em uma organização. Como primeiro passo para o enfrentamento da crise, é necessário entender qual o seu tipo para que seja ponderada uma estratégia mais assertiva.
Assim, após compreender por qual tipo a sua organização está passando, é preciso implementar uma gestão de crise. A razão da grande importância de gerenciar esse problema de forma rápida e eficaz é a possibilidade do fechamento do negócio.
Planos para gerenciar uma crise na empresa como a criação de um marketing que reverta a imagem negativa e a execução de planos de ações muito bem alinhados, são de extrema necessidade para tempos de crises. Outra obrigatoriedade é a formação de uma imagem de liderança forte e otimista.
A diretoria e os funcionários devem realizar estas ações a fim de se motivarem mutuamente e mudarem juntos o cenário atual da organização e passarem por esse estágio negativo como uma equipe. Sendo assim, um líder é aquele que motivará a todos, além de efetuar os planos de ação propostos pela gestão de crise.
Durante uma crise na empresa, a comunicação se torna uma das armas mais poderosas. Sendo assim, seja transparente com seus funcionários. Explique a realidade da organização e, além disso, apresente possíveis soluções. Caso seja possível, inclua os colaboradores na resolução da crise, para que se sintam confiantes e valorizados ali.
Já para o público externo, um marketing assertivo deve ser realizado. Informe a gravidade da crise, porém compartilhe os planos de ação da gestão empresarial, bem como sua evolução. Dessa forma, os clientes se sentirão seguros em consumir o produto ofertado, mesmo que a empresa enfrente algumas questões.
Uma crise na empresa deve ser solucionada o mais rápido possível. Para isso, algumas técnicas e planos precisam ser aplicados para que tudo ocorra da melhor forma.
E pensando em te ajudar, Sesame separou algumas estratégias para a resolução desse momento delicado. Continue lendo para saber mais!
Possuir um gerenciamento de crise forte é de extrema importância para superar esse obstáculo de forma rápida.
A organização deve ter planos de ação para saber quais são os próximos passos a serem seguidos. Isso é fundamental para que a equipe possa se recuperar e evitar tomadas de decisões precipitadas e errôneas que possam piorar a crise.
A gestão empresarial na hora de uma crise somente dará certo se as atividades seguirem seu ritmo de rotina. É necessário que isso aconteça porque caso as tarefas cessem, a organização decairá ainda mais, gerando riscos de uma possível falência.
Seguir os costumes nessas épocas é difícil, mas o líder deve ter o controle e saber motivar seus colaboradores. Principalmente sabendo delegar e gerir as tarefas que o seu time executa.
Quando toda a crise no trabalho se encerrar, é importante que você saiba qual foi o erro cometido para evitá-la numa próxima ocasião, além de quais foram as ações necessárias para solucioná-la. Assim, caso não seja possível evitar uma crise semelhante no futuro, a empresa conseguirá resistir.
Em momentos de crise na empresa, as incertezas geradas por esse processo ocasionam uma diminuição na produtividade e motivação dos colaboradores.
Dessa forma, por ser algo normal e de se esperar, você deve estar preparado para enfrentá-las e motivar mais uma vez seus funcionários.
Abaixo, destacamos algumas estratégias que a organização deve usar durante os períodos de crise, a fim de acalmar seus colaboradores e fazer com que eles acreditem novamente no negócio e em um futuro próspero para a empresa.
Todo funcionário gosta de se sentir valorizado. Sendo assim, para que o colaborador se sinta, mesmo nesses períodos de crise no trabalho, motivado e engajado é preciso reconhecer e parabenizá-lo por suas habilidades e competências.
Assim, o colaborador pode melhorar ainda mais e manter ou elevar a sua produtividade, indiretamente ajudando a enfrentar esse obstáculo.
Uma boa comunicação, seja qual for o momento da empresa, é muito importante para a motivação e bom desempenho de todos.
Portanto, melhore a comunicação interna: ouça as reclamações, dúvidas, sugestões e parabenizações dos funcionários; saiba quais são suas expectativas quanto ao cargo que ocupam e as funções que desempenham.
Ao realizar atividades integrativas, pesquisas de opinião ou oferecer um propósito para estarem ali, a relação interpessoal e o ambiente de trabalho, mesmo em um período de crise na empresa, serão melhores e o problema será enfrentado com maior otimismo.
Em períodos de crise no trabalho, é improvável que haja aumentos salariais ou promoções. Por consequência, alguns funcionários podem se sentir desmotivados por não enxergarem um futuro profissional na empresa.
Por isso, é necessário a criação de planos de carreira para os colaboradores, oferecendo bonificações, premiações ou confraternizações caso suas metas sejam atingidas.
Além disso, é preciso que cada funcionário tenha metas e atividades definidas. Isso, mais do que organizar, inspira e confere um norte para os colaboradores seguirem. Dessa forma, o sentimento de propósito, a produtividade, a motivação e a inspiração aumentam.
Gostou do artigo? Esperamos que sim! Continue no blog de Sesame para aprender mais sobre como gerenciar sua equipe de maneira profissional.