Gestão

Como lidar com situações de crise na empresa e manter a equipe motivada

Confira nosso artigo sobre crise na empresa e entenda como lidar com situações como essa e como manter a equipe motivada. Continue lendo!

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Lukas Letieres

HR Consultant

Como lidar com situações de crise na empresa e manter a equipe motivada

25 de abril, 2023

Tempos de crise na empresa são momentos difíceis para qualquer empresário e empregador. Além da incerteza sobre o negócio, existe a desmotivação da equipe e, mais ainda, dos clientes.

Mas como lidar com situações de crise no trabalho sem que seja afetada de forma grave a produtividade e inspiração dos colaboradores? É isso que vamos explorar neste artigo. Você vai ver como usar ferramentas como a comunicação interna, para manter sua equipe na mesma linguagem, impedindo conflitos. Vamos começar!

O que é uma crise empresarial

A crise empresarial é o surgimento de um contratempo que ocasiona um forte impacto em uma organização. Como primeiro passo para o enfrentamento da crise, é necessário entender qual o seu tipo para que seja ponderada uma estratégia mais assertiva.

Assim, após compreender por qual tipo a sua organização está passando, é preciso implementar uma gestão de crise. A razão da grande importância de gerenciar esse problema de forma rápida e eficaz é a possibilidade do fechamento do negócio.

Porque é importante gerenciá-la adequadamente

Planos para gerenciar uma crise na empresa como a criação de um marketing que reverta a imagem negativa e a execução de planos de ações muito bem alinhados, são de extrema necessidade para tempos de crises. Outra obrigatoriedade é a formação de uma imagem de liderança forte e otimista.

A diretoria e os funcionários devem realizar estas ações a fim de se motivarem mutuamente e mudarem juntos o cenário atual da organização e passarem por esse estágio negativo como uma equipe. Sendo assim, um líder é aquele que motivará a todos, além de efetuar os planos de ação propostos pela gestão de crise.

Como comunicar para os funcionários e o público externo a crise na empresa?

Durante uma crise na empresa, a comunicação se torna uma das armas mais poderosas. Sendo assim, seja transparente com seus funcionários. Explique a realidade da organização e, além disso, apresente possíveis soluções. Caso seja possível, inclua os colaboradores na resolução da crise, para que se sintam confiantes e valorizados ali.

Já para o público externo, um marketing assertivo deve ser realizado. Informe a gravidade da crise, porém compartilhe os planos de ação da gestão empresarial, bem como sua evolução. Dessa forma, os clientes se sentirão seguros em consumir o produto ofertado, mesmo que a empresa enfrente algumas questões.

Estratégias para lidar com a crise na empresa

Uma crise na empresa deve ser solucionada o mais rápido possível. Para isso, algumas técnicas e planos precisam ser aplicados para que tudo ocorra da melhor forma.

E pensando em te ajudar, Sesame separou algumas estratégias para a resolução desse momento delicado. Continue lendo para saber mais!

Tenha um bom plano de ação e agilidade

Possuir um gerenciamento de crise forte é de extrema importância para superar esse obstáculo de forma rápida.

A organização deve ter planos de ação para saber quais são os próximos passos a serem seguidos. Isso é fundamental para que a equipe possa se recuperar e evitar tomadas de decisões precipitadas e errôneas que possam piorar a crise.

Continue com as tarefas

A gestão empresarial na hora de uma crise somente dará certo se as atividades seguirem seu ritmo de rotina. É necessário que isso aconteça porque caso as tarefas cessem, a organização decairá ainda mais, gerando riscos de uma possível falência.

Seguir os costumes nessas épocas é difícil, mas o líder deve ter o controle e saber motivar seus colaboradores. Principalmente sabendo delegar e gerir as tarefas que o seu time executa.

Aprenda com esse momento

Quando toda a crise no trabalho se encerrar, é importante que você saiba qual foi o erro cometido para evitá-la numa próxima ocasião, além de quais foram as ações necessárias para solucioná-la. Assim, caso não seja possível evitar uma crise semelhante no futuro, a empresa conseguirá resistir.

Táticas de como motivar os funcionários durante uma crise na empresa

Em momentos de crise na empresa, as incertezas geradas por esse processo ocasionam uma diminuição na produtividade e motivação dos colaboradores.

Dessa forma, por ser algo normal e de se esperar, você deve estar preparado para enfrentá-las e motivar mais uma vez seus funcionários. 

Abaixo, destacamos algumas estratégias que a organização deve usar durante os períodos de crise, a fim de acalmar seus colaboradores e fazer com que eles acreditem novamente no negócio e em um futuro próspero para a empresa.

Ofereça feedbacks positivos

Todo funcionário gosta de se sentir valorizado. Sendo assim, para que o colaborador se sinta, mesmo nesses períodos de crise no trabalho, motivado e engajado é preciso reconhecer e parabenizá-lo por suas habilidades e competências.

Assim, o colaborador pode melhorar ainda mais e manter ou elevar a sua produtividade, indiretamente ajudando a enfrentar esse obstáculo.

Torne o ambiente de trabalho o mais amigável e saudável possível

Uma boa comunicação, seja qual for o momento da empresa, é muito importante para a motivação e bom desempenho de todos.

Portanto, melhore a comunicação interna: ouça as reclamações, dúvidas, sugestões e parabenizações dos funcionários; saiba quais são suas expectativas quanto ao cargo que ocupam e as funções que desempenham.

Ao realizar atividades integrativas, pesquisas de opinião ou oferecer um propósito para estarem ali, a relação interpessoal e o ambiente de trabalho, mesmo em um período de crise na empresa, serão melhores e o problema será enfrentado com maior otimismo.

Defina metas e planos de carreira para os colaboradores

Em períodos de crise no trabalho, é improvável que haja aumentos salariais ou promoções. Por consequência, alguns funcionários podem se sentir desmotivados por não enxergarem um futuro profissional na empresa.

Por isso, é necessário a criação de planos de carreira para os colaboradores, oferecendo bonificações, premiações ou confraternizações caso suas metas sejam atingidas.

Além disso, é preciso que cada funcionário tenha metas e atividades definidas. Isso, mais do que organizar, inspira e confere um norte para os colaboradores seguirem. Dessa forma, o sentimento de propósito, a produtividade, a motivação e a inspiração aumentam.

Gostou do artigo? Esperamos que sim! Continue no blog de Sesame para aprender mais sobre como gerenciar sua equipe de maneira profissional.

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