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LGPD: entenda o que é e sua importância

Descubra o que é a LGPD e por que ela é tão importante para a sua empresa, funcionários e clientes. Acesse e saiba tudo sobre o assunto!

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Isabel García

HR Consultant


25 de abril, 2023

Mesmo com inúmeros privilégios que o advento da tecnologia e sua inovação proporcionaram para o mundo, a falta de segurança e privacidade foram uma das graves consequências que surgiram em conjunto. Por isso, o vazamento de informações, tanto por descuido quanto por má-fé, é uma realidade.

Sendo assim, com ataques e exposição de dados pessoais e confidenciais cada vez mais frequentes, a LGPD foi criada para evitar e maximizar a preservação das informações. Para isso, a lei de proteção de dados deve ser seguida à risca pelas organizações.

Quer entender e se atualizar mais sobre o mundo da proteção de dados e descobrir como sua empresa deve implementá-la? Então continue lendo o artigo para ver como Sesame pode te ajudar a proteger seus dados com uma gestão de documentos segura!

O que é LGPD e qual sua importância?

A LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, é responsável por garantir a proteção dos direitos fundamentais de privacidade e liberdade, além de controlar a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. 

Portanto, ela é de extrema importância, pois define regras sobre o tratamento dessas informações e fortalece a segurança de dados sensíveis. Da mesma forma, previne transtornos jurídicos e multas por uso indevido de dados de seus colaboradores e clientes, mantendo a credibilidade de sua organização.

Estratégias para garantir o compliance com a LGPD

Mesmo entendendo a importância da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados, algumas corporações ainda não sabem como realizá-la. Por meio das três ações propostas abaixo, a empresa garante o compliance com a LGPD e segue as regulamentações jurídicas facilmente.

Setor de TI especializado

A principal estratégia para se certificar que a empresa se encontra em conformidade com a LGPD é por meio de um setor de Tecnologia da Informação.

Esses profissionais são os mais indicados para fiscalizar a segurança e privacidade das informações da empresa, funcionários e clientes. Ainda, são eles os capacitados para administrar os programas e softwares de proteção de dados.

Além disso, a LGPD regulamenta que as organizações possuam um DPO qualificado, isto é, um encarregado de cuidar da proteção de dados. Desse modo, para facilitar a comunicação entre a equipe de TI, os titulares e a Autoridade Nacional, é recomendado que esta pessoa seja alguém da área de Tecnologia da Informação, já que o mesmo entenderá sobre o assunto.

Não perca as novas regulamentações da ANPD

A LGPD, por ser uma lei nova, possui grandes possibilidades de atualização da regulamentação. Dessa forma, é muito importante que o setor de TI especializado na lei de proteção de dados esteja atento às novidades propostas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Isso deve acontecer para que a empresa não sofra possíveis sanções e multas por negligência a algum estatuto. Por isso, além do setor de RH, é importante que o departamento financeiro também tenha ciência de novas regulamentações.

Contratos de confidencialidade

Com a contratação de diversos serviços, como softwares, backup em nuvem, servidores e equipamentos, é necessário a assinatura de contratos de sigilo e confidencialidade por esses prestadores de serviço.

Assim, os mesmos concordam que devem tratar os dados da maneira mais sigilosa possível, caso tenham acesso. Isso aumenta ainda mais a segurança e o cumprimento da LGDP, evitando multas por parte da empresa.

Como garantir a LGPD na empresa?

Agora que você conheceu algumas estratégias para manter a conformidade da empresa com a lei de proteção de dados, o próximo passo é saber como proteger os dados pessoais dos funcionários e clientes da empresa. Para isso, a Sesame separou algumas dicas para te ajudar!

Obtenha somente produtos originais

É fato que produtos piratas possuem uma maior propensão a apresentar vírus e, assim, danificar arquivos e dados confidenciais. Portanto, para evitar quaisquer invasões, utilize softwares e hardwares originais e com garantia do fornecedor e fabricantes.

Além disso, tenha pacotes de segurança em todos os aparelhos eletrônicos de sua empresa. Isso garante ainda mais a segurança das informações.

Digitalize os documentos

Não há razão para possuir documentos com informações importantes em papel. Quando isto acontece, as papeladas ficam sujeitas à ação do tempo, de insetos ou até acidentes. Porém, com o advento da tecnologia, é simples digitalizar documentos e separá-los em pastas, deixando tudo mais organizado. 

Ainda, ao unir essas estratégia com o backup em nuvem e a criptografia, citados mais adiante, a segurança dos dados será muito maior e a LGDP será cumprida. Mantenha seus documentos centralizados e seguros para uma melhor organização.

Faça treinamentos com seus colaboradores

Além dos funcionários da TI, todos os outros colaboradores devem possuir treinamentos de segurança. Sendo assim, muito mais do que palestras, distribua manuais e folhetos explicativos e técnicos voltados para a proteção de dados.

Outra coisa simples muito negligenciada pelas empresas, mas que é fundamental, é uma política de senhas difíceis de serem acessadas. Combine com seus funcionários de sempre inserirem, além de letras, caracteres numéricos e especiais, além de letras maiúsculas e minúsculas.

Ainda, troque de senhas frequentemente ou implemente um sistema de senhas seguras gerados por um serviço terceirizado. Não adianta possuir um sistema forte de segurança, mas não realizar o mínimo na hora das senhas!

Não dispense a criptografia!

Caso sinta a necessidade de um nível a mais de segurança, invista em softwares de criptografia. Assim, apenas pessoas autorizadas, de preferência somente o DPO, terão acesso aos dados e as decifram com códigos de acesso restrito.

Essa é uma das estratégias mais efetivas para a proteção das informações e evita que as mesmas sejam vazadas e continuem sendo confidenciais.

Sempre realize backup em nuvem

Para não perder os dados recolhidos e enfrentar problemas, faça backups de forma frequente. Essas informações, por serem pessoais e, muitas vezes, confidenciais, não podem ser extraviadas ou danificadas.

Portanto, as guarde em um local seguro, principalmente em nuvem. Essa modalidade é a mais segura existente, já que protege contra casos de roubos, incêndios e danos físicos aos dados. Função que você pode encontrar no gestor documental de Sesame.

A Sesame espera que tenha gostado do artigo! Tem interesse em saber mais sobre assuntos voltados ao RH? Então leia mais posts no nosso blog!

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