Tendências de RH
Como criar um programa de voluntariado corporativo que faça a diferença na comunidade
Entenda como criar um Programa de Voluntariado Corporativo que faça a diferença na sua comunidade. Acesse e tire suas dúvidas a respeito!
Tendências de RH
Entenda como criar um Programa de Voluntariado Corporativo que faça a diferença na sua comunidade. Acesse e tire suas dúvidas a respeito!
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Isabel García
HR Consultant
27 de abril, 2023
No cenário mundial em que vivemos, podemos perceber o quanto ainda precisa ser feito para que todas as pessoas tenham direito iguais em todos os campos. As desigualdades sociais, educacionais e financeiras, por exemplo, são algumas das que mais angustiam e revoltam a sociedade.
Por isso, além de colaborarem pra minimizar essa situação, é de vital importância que as empresas desenvolvam adotem a prática de criar um programa de voluntariado corporativo com seus colaboradores para incentivar a prática da doação.
No decorrer desta matéria veremos como você poderá criar na sua empresa um programa de voluntariado e o impacto que ele pode gerar na sociedade. Você verá como a comunicação interna influencia na adesão deste tipo de programa. Comecemos!
As ações tomadas por uma empresa para apoiar a participação de seus funcionários em ações sociais é o que chamamos de programa de voluntariado corporativo.
Cada vez mais as empresas estão alinhando suas ações e metas de responsabilidade social com a estratégia de negócio. O trabalho voluntário permite que os colaboradores cumpram a metas da empresa e se eduquem para ajudar o próximo.
A maior vantagem para a organização é o fortalecimento da sua imagem institucional, já que ela pode ser vista como uma empresa que se importa com o meio ambiente, saúde, educação ou mesmo com questões sociais, dependendo do segmento em que atua.
A área de Recursos Humanos é uma grande beneficiada por essa prática, pois o voluntariado melhora o clima organizacional, permite a interação entre todas as áreas da empresa e cria laços entre pessoas que podem ajudar no auxílio e na inclusão de grupos minoritários.
As ações voluntárias impactam ainda na satisfação e motivação dos colaboradores, que percebem que seu trabalho ajuda ONGs e pessoas menos favorecidas.
Para que um programa de voluntariado corporativo seja implantado, é necessário ter um programa bem estruturado e um bom planejamento, fazendo com que os funcionários fiquem sensibilizados e se engajem na causa.
Separamos alguns passos para que tudo dê certo e saia como planejado. Vejamos quais são eles:
Em um primeiro momento, toda a equipe envolvida precisa realizar uma reunião para tomar algumas decisões sobre vários assuntos relacionados à implantação do programa. O primeiro passo a ser dado é definir quais serão os objetivos.
Diante do cenário em que vivemos, às vezes torna-se até difícil decidir qual causa apoiar. Porém, é importante que os colaboradores ajudem a decidir qual tipo de causa apoiar, como, por exemplo educação, saúde, alimentação ou causa animal.
A empresa deverá realizar um minucioso cálculo para definir quais os investimentos que pretende dispor. Pois não se trata somente da parte da doação em si que ficará com o funcionário, existe também gastos como deslocamento, locomoção e alimentação.
A ideia principal do voluntariado é que as pessoas se ofereçam. Então a empresa deve proporcionar a todos os funcionários a chance de fazer parte do programa.
Pode ser que nem todos os colaboradores estejam aptos ao trabalho voluntário, e o principal motivo é a falta de aptidão ou conhecimento sobre o assunto. Oferecer treinamentos é uma ótima maneira de engajar os colaboradores no voluntariado, até mesmo aqueles que não se sentem preparados.
É preciso determinar um período para reuniões, nas quais serão analisados e comunicados os resultados obtidos tanto para o público interno quanto externo.
Comunicar os resultados é muito importante para que se crie uma visibilidade e transparência no processo. Desta forma, tanto os colaboradores como o público externo se sentirão mais motivados para colaborar com projetos futuros.
Para que se tenha resultados positivos no engajamento dos colaboradores nos programas de voluntariado é preciso recorrer a algumas ações. Aqui vamos elencar algumas para que você possa ter uma ideia do que poderá utilizar em sua empesa.
Os líderes poderão encorajar os colaboradores a dedicarem um tempo do seu horário de almoço ou café, por exemplo, para realizar a parte burocrática ou organizar as ações a serem tomadas. É importante que as lideranças deem a devida importância a estas ações.
Um projeto que tem uma longa duração precisa sempre de novos apoiadores, pois na empresa as pessoas se aposentam, mudam de emprego, tiram férias, licença e a equipe pode ficar desfalcada.
Esteja sempre alerta para observar novos colaboradores interessados em ajudar e não desista dos que se afastaram. A pessoa pode ter deixado a empresa, mas pode continuar interessado pela causa do voluntariado.
Uma maneira de atrair os colaboradores para o trabalho voluntário é oferecer incentivos tais como: vouchers, brindes, folgas e outras premiações que podem chamar a atenção.
A empresa poderá também fazer uma premiação para o colaborador que mais se destacar, oferecendo, por exemplo, uma viagem. A disputa sadia é sempre bem-vinda e ajudará a ampliar os resultados obtidos.
O objetivo principal da implementação do programa de voluntariado é gerar valores e benefícios para todos os envolvidos (empresa, clientes, parceiros e colaboradores). No entanto, as pessoas devem ver isso não apenas como puro marketing, mas principalmente como uma forma de valorizar a comunidade, preservar o meio ambiente e resolver os problemas sociais.
Felizmente o mercado tem evoluído muito e as empresas têm adotado abordagens bem mais maduras com a redefinição e sua missão e a elaboração de planos que realmente assumam a responsabilidade social como algo de importância e fundamental.
Os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes quanto ao posicionamento das empresas, então aquelas que se mostram socialmente responsáveis estão sempre à frente da concorrência.
Quando as empresas se comprometem a desenvolver ações que garantam uma responsabilidade social, fica mais visível sua preocupação com seu público tanto interno como externo.
Essa preocupação demonstra que a organização está engajada na resolução dos problemas mais perceptíveis na sociedade de hoje, que é o impacto ambiental, apoio às minorias, programas de capacitação, desenvolvimento de ações de saúde e doações para instituições sociais.
Fazer o bem já é por si só um motivo mais do que essencial para o bem-estar de qualquer pessoa. Mas ele também traz outros benefícios muito importantes para os colaboradores.
Através do voluntariado, as empresas estimulam o desenvolvimento de novas competências em seus funcionários, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe, autoconfiança, responsabilidade, liderança e entre outros que somente agregam valores.
Desta forma, este olhar de preocupação da empresa para com a sociedade em sua volta gera no colaborador a sensação de trabalhar em um ambiente responsável e que, além de se preocupar com lucro, responde também pela parte social.
Em sua empresa já existe o voluntariado corporativo? Agora que você já conhece e viu todos os benefícios que ele agrega para sua empresa, seus colaboradores e para o mundo, que tal colocar em prática? E se você já tem, quem sabe não está na hora de uma reavaliação? Pense nisso e conte com Sesame para te ajudar!