Gestão
7 passos para conseguir um ambiente de trabalho saudável
Descubra como proporcionar um ambiente de trabalho saudável para garantir o bem-estar dos funcionários e a produtividade da empresa. Acesse!
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Descubra como proporcionar um ambiente de trabalho saudável para garantir o bem-estar dos funcionários e a produtividade da empresa. Acesse!
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Marcos Lopez
HR Consultant
28 de abril, 2023
Um ambiente de trabalho saudável é essencial para garantir a qualidade de vida dos seus profissionais. Além disso, ele também proporciona um impacto positivo na organização, tanto na produtividade dos funcionários como no desempenho da empresa.
Mas criar esse espaço saudável e seguro não é um trabalho tão simples. Esse processo exige grande atenção e esforço do RH e dos líderes, para que a cultura seja propagada e perpetuada por toda a vida da organização. Se faz necessário o uso de pesquisas internas e outros métodos para refinar a estratégia de convivência.
Quer saber como criar um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários? Então continue a leitura e saiba as melhores estratégias para adotar na sua empresa. Vamos lá!
Um ambiente de trabalho saudável é aquele que preza pela saúde física, mental e emocional dos seus funcionários, promovendo o bem-estar e a satisfação dos profissionais.
Para isso, a empresa deve se atentar a questões como a segurança e ergonomia no local de trabalho, uma comunicação aberta e transparente, além do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Mas é importante ressaltar que para ter um ambiente saudável é preciso criar uma cultura na empresa que proporcione isso. Não é apenas uma ação isolada ou um programa de alguns meses que fará com que isso aconteça. É necessário constância para sempre promover o melhor local de trabalho para seus funcionários.
A importância de um ambiente de trabalho saudável se dá por diversos fatores, que afetam desde a vida pessoal e profissional dos colaboradores, até os resultados da empresa e sua imagem no mercado.
Dentre as principais vantagens de promover um ambiente saudável estão:
Já deu para perceber a tamanha importância de um ambiente de trabalho saudável, tanto para a empresa como para os funcionários.
E agora que você já sabe os benefícios que podem ser alcançados, confira as 7 dicas de estratégias que Sesame separou para você começar a implementar na sua organização.
Pensando na saúde física dos funcionários, ter um ambiente ergométrico é de suma importância. Por isso, seja no ambiente da empresa ou no trabalho remoto, é importante que haja uma preocupação com os acessórios utilizados por seus funcionários durante o trabalho.
Uma cadeira ajustável e confortável, uma mesa com altura ideal e um suporte para notebook são apenas alguns dos exemplos de utensílios que podem ser observados pela empresa. E para aquelas que atuam no modelo de trabalho remoto, uma boa estratégia é oferecer esses itens para todos os funcionários que precisarem.
É importante que o líder esteja sempre próximo de sua equipe e tenha uma relação transparente e sincera com ela. A partir disso, ele poderá identificar problemas para buscar soluções, além de conseguir motivar os profissionais a dar o seu melhor em busca dos resultados.
Por isso, o RH deve cuidar da capacitação dos gestores, para que tenham um perfil de gestão que esteja de acordo com a cultura da empresa e possam ser um exemplo a ser seguido por seus liderados.
Um ambiente diverso e inclusivo promove o diálogo, a evolução e a inovação. Por isso, a diversidade de gênero, de orientação sexual, de raça, linha de pensamento e geográfica contribuem muito para o crescimento e a melhoria na performance da empresa.
Inclusive, pode ser uma boa estratégia criar um comitê de diversidade para discutir assuntos voltados à inclusão e criar estratégias para melhorar cada vez mais o ambiente organizacional.
Ah, e não adianta só falar sobre diversidade e inclusão, é preciso tomar providências caso algo que fere esses pontos aconteça. Falas e atitudes preconceituosas ou assédio, por exemplo, devem ser punidas dentro da empresa.
Não existe um ambiente saudável se não houver uma boa comunicação interna. A organização precisa garantir que todos os funcionários tenham conhecimento do que está acontecendo na empresa, seus objetivos, metas, projetos e eventos.
Isso faz com que os colaboradores tenham um maior senso de pertencimento e sintam-se mais motivados. Além disso, ainda reduz os burburinhos e boatos errados que podem ser disseminados e deixar o ambiente pesado e desmotivador.
As cobranças e metas a serem atingidas são normais, porém, quando não são combinadas com reconhecimentos pelas entregas bem-sucedidas e resultados alcançados, não é saudável.
Por isso, é essencial que o líder reconheça e parabenize seus colaboradores sempre que algo bom aconteça. Desta forma, o funcionário se sente valorizado e motivado a continuar trabalhando para conquistar bons resultados.
Esse reconhecimento pode vir em forma de um simples agradecimento ou até mesmo de um almoço para o time ou algum outro tipo de premiação ou bonificação. Isso ajudará muito a saúde emocional do profissional e contribuirá para que a empresa não tenha um ambiente tóxico.
Principalmente quando se trabalha por um longo período sentado ou em pé, a atividade física e o alongamento são essenciais para garantir a saúde física e mental dos funcionários.
Para empresas que se identificam com esse tipo de ambiente, é importante promover sessões de ginástica laboral, alongamento e meditação, por exemplo, durante o período de trabalho. Com certeza esse breve momento ao longo do dia fará com que seus funcionários se sintam muito mais produtivos e satisfeitos.
Ter um canal aberto para a comunicação entre os colaboradores e a empresa é essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável. É importante que os líderes estejam preparados para dar feedbacks assertivos para seus funcionários sempre que necessário, sejam eles positivos ou construtivos.
E quando falamos de feedbacks, estamos abrangendo também a possibilidade do colaborador se expressar e dizer o que acredita que poderia mudar na empresa. Por isso, a pesquisa de clima organizacional é uma estratégia muito importante para qualquer empresa que se preocupa com a saúde dos seus talentos.
Além disso, é comum em algumas empresas a ocorrência de um ciclo de avaliação periódico, no qual os profissionais podem ter um feedback mais estruturado de seus pares e líderes.
E aí, sua empresa já realiza essas estratégias para promover um ambiente saudável para seus funcionários? Você pode sempre contar com Sesame para melhorar o bem-estar dos seus colaboradores e a performance da sua organização. Conheça nossas ferramentas!