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A importância de promover a ética profissional em sua equipe

No blog do Sesame você encontra tudo sobre a ética profissional na sua empresa. Acesse agora e tire suas dúvidas sobre o assunto!

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Isabel García

HR Consultant

A importância de promover a ética profissional em sua equipe

9 de maio, 2023

A ética profissional é formada por princípios e valores considerados aceitáveis que guiam o comportamento dos profissionais no local de trabalho. É ela quem vai guiar as relações e decisões tomadas, além de permitir que o ambiente seja saudável para todos.

Porém, é papel da empresa estabelecer sua comunicação interna com um código de ética, reforçando quais são as condutas aceitas naquele ambiente. Além disso, ela deve garantir que todos os colaboradores estejam cientes e sigam essas normas no dia a dia.

Quer saber mais sobre a ética profissional? Então continue lendo este artigo para entender sua importância e como promovê-la na sua empresa. Boa leitura!

O que é ética profissional?

A ética profissional é um conjunto de valores, normas e comportamentos que são considerados aceitáveis para uma relação saudável entre as pessoas no ambiente de trabalho. Portanto, ela prega o respeito ao trabalho e aos demais indivíduos que ali frequentam.

Toda profissão também possui seus próprios códigos de ética, que são uma espécie de convenção do que é ou não aceitável no exercício de determinada função. Esse tipo de ética é essencial para que o profissional possa realizar seu trabalho da melhor forma.

Apesar de cada pessoa ter sua visão de ética, que aplica no seu dia a dia como profissional, é de extrema importância que toda empresa tenha o seu próprio código de conduta. É ele que vai determinar como as pessoas devem agir dentro daquele ambiente.

A ética profissional engloba algumas características, sendo elas:

  • Altruísmo
  • Honestidade
  • Justiça
  • Respeito
  • Lealdade
  • Solidariedade
  • Valores
  • Virtude

Importância da ética profissional

Um ambiente onde a ética de trabalho é bem aplicada, traz diversos benefícios tanto para o profissional como para a empresa como um todo. Por isso, destacamos abaixo algumas vantagens que esse comportamento proporciona para a organização.

Aumenta a produtividade do time

Ao estar em um ambiente saudável, os funcionários tendem a ter uma melhor produtividade, já que se sentem respeitados e acolhidos dentro do local de trabalho. Ter essa sensação de pertencimento, não faz somente com que a produtividade aumente, mas também o engajamento do time.

Melhora a reputação da empresa

Quanto mais ética é a empresa e seu ambiente, menos chances existem de acontecer problemas que podem repercutir negativamente no mercado. Alguns exemplos são a liderança abusiva e um ambiente tóxico.

Melhora o clima organizacional

Com os funcionários seguindo os valores da ética profissional, o ambiente se torna mais saudável, o que influencia diretamente em um clima organizacional positivo. Assim, a boa relação entre a equipe também é intensificada, o que auxilia na produtividade e no engajamento do time.

Como definir um código de conduta de ética profissional

Como vimos, toda empresa deve ter o seu próprio código de conduta ético, que irá determinar o que é ou não aceitável dentro daquele ambiente. Mas como criar esse código de conduta? Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Selecione um time responsável

É importante que líderes, executivos e outros profissionais de todos os setores da empresa participem desse processo de criação. Desta forma, todos podem contribuir com a sua experiência e trazer a visão não só da empresa como um todo, mas também de cada uma das áreas específicas.

Consulte referências

Escolha algumas empresas do mesmo segmento que sejam referência em ética e estude o seu código de conduta. A ideia aqui não é copiá-lo, mas sim pegar ideias e adaptá-las para o seu cenário empresarial. Isso com certeza vai ajudá-los a definir os melhores pontos a serem analisados.

Redija o documento de forma simples

Depois de um longo debate sobre o tema, chegou a hora de escrever o código de conduta. Porém, como todos os colaboradores devem seguir o documento que será disponibilizado para toda a empresa, é importante redigi-lo com uma linguagem simples e de fácil compreensão para todos os membros do time.

Divulgue o código de ética para a empresa

De nada adianta criar o documento se ele não for conhecido e utilizado por todos na empresa, certo? Então, a primeira ação que deve ser feita ao finalizá-lo é publicar em algum lugar que fique visível e de fácil acesso para todos.

Além disso, é muito importante promover palestras e treinamentos relacionados ao conteúdo. Isso vai ajudar todos os funcionários a entender o que foi definido e praticar as ações no seu dia a dia.

Estratégias para garantir a ética profissional

A empresa pode (e deve) realizar algumas ações para garantir que o ambiente de trabalho seja sempre ético, mesmo que já se espere que os funcionários tenham uma ética pessoal. Confira algumas estratégias:

Aplique o código de ética

Se a sua empresa ainda não tem um código de ética, o primeiro passo é criar um. Mas não se deve ter um documento desse tipo só por ter, ele precisa ser aplicado no dia a dia.

Por isso, a empresa deve apresentá-lo aos colaboradores desde o primeiro contato, durante o processo de recrutamento e seleção, e posteriormente no onboarding, para filtrar desde o início os profissionais que não estão dentro das diretrizes esperadas.

Capacite os funcionários

A empresa deve constantemente reforçar o código de ética por meio de palestras, comunicados e, principalmente, pela atitude dos líderes, e não apenas apresentá-lo no início da jornada do funcionário na empresa, já que isso é fundamental.

Outra forma de capacitar os colaboradores é ajudando-os a desenvolver suas soft skills, para que consigam se expressar melhor e criar um ambiente de trabalho mais saudável e ético.

Reforce a cultura da empresa

É importante que a própria cultura organizacional preze por princípios éticos, enraizando-os no dia a dia dos funcionários. Por isso, a empresa deve cultivar uma cultura de integridade, que respeite e incentive valores relacionados à ética profissional.

Mas, além de ter uma cultura íntegra, também é importante que ela seja devidamente disseminada para todos os colaboradores.

Tenha canais de comunicação abertos

A empresa pode promover a ética ao criar canais de comunicação abertos, onde os profissionais possam reportar comportamentos contrários à ética proposta pelo código de conduta da empresa.

Esse canal deve ser seguro e proteger a privacidade de quem denuncia. Porém, mais do que criar esses canais, é essencial que a empresa tome atitudes concretas após uma denúncia, para que o canal não perca credibilidade.

E aí, sua empresa já possui um código de ética profissional? Ele é seguido por todos os seus funcionários? Conte sempre com Sesame para te ajudar a difundir os princípios éticos da sua organização para todos os seus membros!

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