Salários e remunerações

Aumento salarial: como o empregador avalia e decide sobre os pedidos dos funcionários

Você sabe como agir quando um colaborador te pede aumento salarial? Sesame te dá diversas dicas para saber exatamente como agir. Acesse!

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Lukas Letieres

HR Consultant

Aumento salarial: como o empregador avalia e decide sobre os pedidos dos funcionários

30 de maio, 2023

Todo líder já deve ter passado pelo momento delicado onde seu colaborador veio pedir um aumento salarial. Por isso, um bom líder deve estar preparado para essa situação e saber com destreza lidar com ela.

Vejamos a seguir como podemos tratar do assunto de maneira assertiva e eficaz. Neste artigo você ainda verá como realizar uma avaliação de desempenho para verificar se um aumento salarial tem sentido na situação. Vamos começar!

Como a empresa avalia o desempenho e as contribuições dos funcionários?

Para começar a falar sobre esse assunto, precisamos entender como a empresa pode avaliar o desempenho e as contribuições dos seus profissionais na hora de atender um pedido de aumento salarial.

Geralmente, é por meio da avaliação do desempenho que se mede o grau de envolvimento e contribuição dos funcionários nos objetivos da empresa. Dessa forma, pode-se verificar a possibilidade de ofertar ao colaborador um aumento salarial.

Assim, ao realizar uma avaliação de desempenho o que mais se observa é se o colaborador cumpriu as metas definidas, ou ainda, seu custo versus seu benefício para a empresa.

O impacto da situação econômica e do mercado na concessão de aumentos salariais

Para que se possa atender à solicitação de aumento salarial por parte do funcionário, inicialmente é necessário saber como será o impacto na situação econômica da organização.

Por isso, é necessário realizar uma análise financeira, conhecida também como análise econômica. Ela nada mais é do que o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa, sendo também uma maneira de medir seu desenvolvimento.

Através dela, encontramos métodos que nos permitem avaliar a situação financeira do negócio e perceber claramente se a empresa pode ou não, neste momento, ofertar um aumento salarial a seus colaboradores.

O que deve ficar muito claro, é que solicitar um aumento salarial é diferente do reajuste salarial. Isso porque o reajuste salarial é um aumento obrigatório por lei, que ocorre anualmente na data base de cada categoria.

Esse aumento é pautado na inflação acumulada no período. Enquanto isso, o aumento salarial é visto como um bônus que a empresa oferece ao funcionário que se destaca.

Principais motivos para conceder um aumento salarial

Diante da difícil situação econômica no cenário mundial, o aumento salarial vem como um grande reconhecimento e incentivo aos trabalhos prestados.

Além disso, o aumento pode ajudar na retenção de um talento do qual a empresa irá se beneficiar, e atrair através dessa concessão muitos outros talentos. Porém, atualmente não são todas as empresas que conseguem dar esse aumento, por conta da situação do mercado.

Os critérios utilizados para definir o valor do aumento salarial

A empresa deve ter sempre em vista critérios para que possa definir o valor do aumento salarial para seus colaboradores.

Como já fora dito anteriormente, o reajuste salarial é um direito do colaborador previsto por lei, no qual é feito um aumento de salário anual obrigatório, conforme acordo da empresa com o sindicato. Por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, os salários dos trabalhadores são ajustados às mudanças econômicas do país, como a inflação, por exemplo.

Já por outro lado, o aumento salarial espontâneo, ou por mérito dado pela empresa ao colaborador, ocorre de acordo com a verba disponível verificada pela empresa através dos orçamentos anuais. Nas reuniões da diretoria deve-se verificar as verbas disponíveis, e definir um percentual para as solicitações de aumento.

A empresa poderá adotar algumas regras para que esse aumento seja concedido, como por exemplo: estejam no cargo há um certo tempo, não tenham faltas injustificadas, não tenham recebido nenhuma advertência e que tenham tido uma ótima avaliação de desempenho.  

Como a negociação pode afetar o relacionamento entre empregador e funcionário

A negociação entre empresa a funcionário deve ser feita da forma mais amistosa possível, para que o relacionamento entre empresa e colaborador não fique prejudicada.

Abaixo, veremos algumas dicas importantes de como não deixar a negociação afetar o relacionamento entre empregador e empregado.

Não diga nada que possa se arrepender depois

Cuidado para não fazer nenhum comentário precipitado quando ouvir o colaborador pedir aumento, seja cauteloso com as palavras e os gestos corporais.

Questione

Pergunte a ele porque acha que merece esse aumento e mostre interesse nas respostas.

Fique neutro

Após ouvir tudo o que o colaborador queira falar, reconheça sua coragem ao pedir aumento e diga irá analisar tudo o que foi conversado, oferecendo um prazo para uma devolutiva da resposta. Garanta que levará esse pedido para as pessoas competentes em resolver o assunto.

Faça uma avaliação cuidadosa do assunto

Após conhecer o caso, é o momento de fazer uma cuidadosa avaliação do pedido. Qual o desempenho dessa pessoa? Ela que atinge suas metas? É um colaborador interessado no crescimento da empresa? É um funcionário importante para a equipe e para a organização? Dependendo das respostas a estas perguntas, poderá ser levado em conta o pedido de aumento salarial ou não.

Repasse o pedido às pessoas certas

Caso você não seja o dono da empresa, nem a pessoa responsável pela parte financeira, leve o caso ao RH ou a seu superior para que sejam tomadas as devidas providências quanto ao caso.

Dê um feedback

Sinalize ao colaborador que o assunto já está encaminhado, e quando você tiver uma resposta irá contatá-lo para comunicar a decisão através de um feedback.

Como oferecer benefícios e outras formas de reconhecimento que podem ser tão importantes quanto o aumento salarial

É importante saber que o salário é o que o trabalhador recebe em troca de seu serviço mensal, já os benefícios são complementos que não precisam ser necessariamente monetários. Eles podem vir em forma de planos de saúde, odontológico, farmacêutico, bolsas de estudos, idiomas e outros que a empresa oferece para a motivação de seus colaboradores.

Em um primeiro momento, o aumento salarial parece ser mais vantajoso, porém se o colaborador almeja, por exemplo, realizar um curso, o que é mais benéfico: um aumento que traga um benefício imediato, ou receber da empresa um curso que custaria o dobro do valor caso fosse pago?

Por isso, em um relacionamento saudável entre empresa e funcionário, a melhor forma de identificar a melhor solução para ambas as partes é o diálogo. O colaborador poderá expor suas expectativas, e a empresa oferecer o melhor para que nenhuma das partes saia prejudicada.

Esperamos que este conteúdo te ajude a agir da melhor forma quando um funcionário lhe pedir por um aumento salarial. Para saber mais sobre outros conteúdos relevantes para a sua empresa, confira outros textos no blog de Sesame!

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HR Specialist at Sesame RH | + posts

Sou um profissional de Recursos Humanos que se destaca em administração de folha de pagamento, gerenciamento de relações trabalhistas e consultoria trabalhista. Minha formação acadêmica em direito trabalhista e recursos humanos me permitiu desenvolver uma compreensão completa da dinâmica trabalhista e da gestão de pessoal.