Gestão

Feedback contínuo: como aprimorar o desempenho dos funcionários por meio da comunicação constante

Entenda como aprimorar o desempenho dos seus funcionários utilizando a estratégia de feedback contínuo. Acesse nosso blog!

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant

Feedback contínuo: como aprimorar o desempenho dos funcionários por meio da comunicação constante

31 de maio, 2023

Para que uma empresa obtenha sucesso no mercado, é preciso que seus funcionários estejam motivados a crescer profissionalmente. Porém, isso é realizado por meio de uma comunicação positiva, feedback contínuo e incentivos constantes, o que muitas vezes as organizações não aplicam.

Sendo assim, os colaboradores não se sentem incentivados ou reconhecidos, o que afeta a produtividade e, consequentemente, a qualidade das entregas.

No entanto, isso pode ser resolvido pela implementação de uma cultura que está sendo muito difundida no meio de corporações famosas e bem sucedidas no mercado. O feedback contínuo é uma forma de comunicação que se pauta numa comunicação clara e objetiva, reconhecendo os pontos de destaque do funcionário e aqueles que precisam de aprimoramento.

Mas qual a sua importância? Como aplicá-la e como recompensar os colaboradores? Continue lendo para saber mais sobre o feedback contínuo!

A importância do feedback contínuo para o desenvolvimento profissional dos funcionários

Uma comunicação transparente, objetiva e eficiente é um dos pontos que deve ser levado em consideração pela empresa. Desse modo, a aplicação do feedback contínuo é interessante para garantir essa troca de informações de maneira clara, facilitando o momento em que for necessário a entrega de um feedback positivo ou negativo para o colaborador. 

Portanto, qual é a importância de uma comunicação contínua para o desenvolvimento dos funcionários?

Melhoria do desempenho

O feedback contínuo é muito importante para a gestão e melhoria do desempenho dos funcionários. Com ele, os colaboradores identificam seus pontos positivos e de destaque e aqueles que precisam ser aperfeiçoados. No entanto, é necessário que esses comentários sejam feitos de forma específica, detalhada, honesta e construtiva. 

Ainda, em conjunto aos feedbacks, é preciso que a empresa ofereça orientações profissionais e ferramentas para que o funcionário consiga evoluir suas habilidades e adquirir novos conhecimentos.

Portanto, devem ser evitados feedbacks pautados em críticas, julgamentos e grosseiros. Dessa forma, o colaborador se sentirá valorizado e incentivado a crescer profissionalmente.

Motivação e engajamento

A aplicação de uma cultura de feedbacks contínuos propicia uma autoconsciência aos funcionários, os auxiliando a desenvolverem suas habilidades. Isso é feito pela criação de uma facilidade na identificação de seus próprios pontos fortes e de melhoria.

Assim, antes mesmo de receberem um feedback de seus gestores e líderes, eles já possuem uma visão clara do que é preciso desenvolver para impactar positivamente a empresa. Também, ao receberem esses comentários de forma contínua, os colaboradores se sentem reconhecidos.

Por consequência, se sentem motivados a buscarem o aperfeiçoamento e permanecem engajados com seu trabalho, o que propicia uma melhora nas entregas. Sendo assim, a implementação dessa cultura mantém os funcionários envolvidos em seu crescimento pessoal e profissional.

Relações trabalhistas saudáveis

Ainda, ao implementar a cultura do feedback contínuo, é desenvolvida uma relação saudável entre líderes, gestores e funcionários. Quando os comentários se tornam regulares, respeitosos e abertos, a comunicação se torna clara e eficaz.

Dessa forma, os colaboradores se sentem confortáveis em emitirem suas opiniões, buscarem e ofertarem ajuda e resolverem desafios de forma colaborativa. Consequentemente, um ambiente positivo e voltado para o crescimento é criado.

Como estabelecer uma cultura de feedback contínuo na empresa?

Agora que você já entendeu a grande importância da aplicação de um cultura de feedback contínuo na empresa, é preciso aplicá-la de forma que todos os funcionários a pratiquem. 

Ainda, é preciso criar um ambiente confortável e seguro para essa técnica. Porém, como realizá-la de modo assertivo?

Crie uma nova cultura empresarial

O primeiro e mais importante passo para o estabelecimento do feedback contínuo é a criação ou mudança de cultura da empresa. É preciso que os funcionários entendam o conceito de feedback contínuo e positivo e a sua importância para o clima organizacional.

Portanto, estimule a criação de um ambiente confortável, no qual os colaboradores se sintam seguros para expressar suas opiniões. Ainda, é necessário promover uma mentalidade de crescimento, na qual o feedback se torna uma ferramenta de desenvolvimento e não de retaliação ou crítica.

Sendo assim, é de grande importância ensiná-los sobre o jeito correto de emitir um comentário para que essa função seja cumprida. Dessa forma, todo aperfeiçoamento individual deve ser celebrado e recompensado, fazendo com que os colaboradores se sintam mais motivados.

Treine líderes e gestores

Líderes e gestores são a inspiração para os funcionários. Desse modo, para que a implementação da cultura de feedback contínuo seja efetiva, é necessário que eles sejam treinados.

Isso lhes dará a habilidade de realizar devolutivas positivas e construtivas, além de se tornarem bons ouvintes e estarem abertos para receber feedbacks de seus funcionários também.

Hora da ação!

Agora que você já sabe o que fazer para criar uma cultura de feedback contínuo, é preciso colocá-la em prática. Sendo assim, busque ferramentas e plataformas que facilitem essa troca.

Existem, por exemplo, sistemas de gerenciamento de desempenho online, fóruns de discussão ou a criação de um canal somente voltado para o feedback empresarial. Dessa maneira, é possível facilitar a comunicação, coleta de dados e documentação dos feedbacks fornecidos e recebidos pelos funcionários.

Como utilizar o feedback contínuo para reconhecer e recompensar o bom desempenho?

Após entender a importância e como aplicar o feedback contínuo na cultura de sua empresa, é necessário que você estimule os funcionários a seguirem essa nova prática. No entanto, como realizar isso, promovendo o reconhecimento e compensação pelo desempenho dos colaboradores?

Programas de incentivo e compensação

Uma das formas mais assertivas na implementação da cultura de feedback contínuo é a criação de um programa de recompensas. Porém, para que isso seja feito de modo correto, é necessário definir regras e metas claras a serem batidas.

Assim, ao promover um programa de reconhecimento no qual prêmios, promoções ou bonificações são oferecidos, os funcionários se sentem motivados a atingirem os objetivos, crescendo profissionalmente e sendo mais produtivos

Oportunidades de desenvolvimento

Além de programas de incentivo, é interessante para a imagem empresarial, tanto na visão de clientes quanto funcionários ou futuros contratados, prezar por oportunidades de desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Desse modo, para que estejam incentivados a aperfeiçoarem alguns pontos, a organização pode oferecer mentorias ou a participação em congressos e treinamentos especializados em sua área. Assim, ao ofertar essas oportunidades, o funcionário se sente confiante, acolhido e reconhecido pelos seus esforços, permanecendo motivado a melhorar seu desempenho e desenvolvimento profissional.

Gostou do artigo? Esperamos que sim! Para mais posts como esse, acesse o blog de Sesame e fique por dentro do mundo dos recursos humanos.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (87 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.