Tendências de RH

Boreout: identificando e combatendo o tédio no trabalho

Você sabe o que é Boreout? Acesse e descubra como identificá-lo em seus colaboradores, além de como combatê-lo no ambiente de trabalho!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Boreout: identificando e combatendo o tédio no trabalho

29 de junho, 2023

A síndrome de Boreout é um termo psicológico adotado para retratar um estado de desmotivação e esgotamento de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Isso se deve principalmente ao tédio excessivo e falta de atividades ou entregas desafiadoras, gerando uma grande monotonia. Dessa forma, o Boreout é o inverso do Burnout, no qual a pessoa possui um excesso de sobrecarga.

O tédio no trabalho pode ocorrer por diversas razões, mas, em geral, é causado quando os colaboradores se sentem em uma rotina ociosa. Ainda, a síndrome de Boreout é mais comum em empregos que não possuem oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.

Veremos a seguir como identificar estas situações, e que ferramentas, como o People Analytics, podem ajudar a prevenir e tomar ações precisas de prevenção deste panorama. Vamos lá!

Sinais e sintomas comuns de boreout e como identificar o tédio no ambiente profissional

Como todo transtorno, a síndrome de Boreout também apresenta alguns sinais e sintomas que devem ser observados. No entanto, o diagnóstico só pode ser realizado por meio de um especialista. Assim como no burnout, se autodiagnosticar é perigoso e recomendamos que, caso tenha algum desses sintomas, procure ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras, a fim de se obter um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Saúde mental

Por ser uma síndrome, o Boreout apresenta alguns sintomas que afetam a saúde mental do indivíduo acometido. Portanto, sinais como estresse, ansiedade, irritabilidade, tédio, mau humor e apatia excessivos devem ser considerados. Ainda, o transtorno pode causar depressão, baixa autoestima e sensações como inutilidade e falta de propósito.

Saúde física

A constante frustração e tédio no trabalho, por causarem problemas psicológicos nos indivíduos, podem ter efeitos físicos. Isso ocorre porque o organismo precisa avisar a pessoa, de forma consciente, de algo está errado e precisa ser alterado. Dessa forma, dores de cabeça, insônia, fadiga, tensão muscular, problemas digestivos e muitos outros podem ser ocasionados por conta do estresse.

Problemas profissionais

Por fim, a síndrome pode ocasionar grandes obstáculos profissionais. O mais frequente sinal é a queda de desempenho, causado pela dificuldade de concentração, realização de tarefas de maneira relaxada e falta de produtividade. Tudo isso é causado pela insatisfação profissional que o ambiente de trabalho proporciona, já que o mesmo sente que seu potencial não é utilizado. Por fim, pode ocorrer, também, um grande absenteísmo.

Estratégias para lidar com o boreout

Agora que você já compreendeu o que é e quais são os sinais e sintomas causados pelo Boreout, como é possível lidar com ele? Continue lendo para saber algumas estratégias que podem ser utilizadas!

Redesenho de tarefas

Ao perceber que existe algum colaborador nessa situação, sente com ele, seu supervisor e a equipe e tente identificar quais demandas e entregas podem ser redesenhadas, a fim de que novos desafios sejam formados e haja uma variedade no trabalho. Dessa maneira, ao assumir novas responsabilidades e tarefas e ao participar de atividades e projetos diferentes, o funcionário se sentirá mais valorizado e impulsionado a fazer seu novo trabalho.

Busca por desafios

Assim como o redesenho de tarefas auxilia na busca por novos desafios, a procura por oportunidades de aprendizagem tanto dentro quanto fora do trabalho pode ser realizada.

Portanto, ajude o colaborador a identificar quais são as áreas que deseja se aprimorar e o incentive a buscar cursos, certificações e treinamentos. Outro modo similar é realizar treinamentos e workshops frequentes na empresa, a fim de motivar não somente o indivíduo com boreout, mas evitar com que outros também desenvolvam.

Desenvolvimento profissional

Oferecer aos funcionários um plano de carreira e possibilidades para seu desenvolvimento profissional torna a empresa mais atrativa e mais humana. Com isso, ofereça workshops, treinamentos e conferências frequentes na organização.

Isso possibilita, além de uma melhora pessoal e profissional para o indivíduo, um avanço empresarial, pois seus colaboradores estarão mais atualizados sobre o campo de trabalho e motivados com suas entregas.

Promovendo um ambiente de trabalho estimulante e motivador para prevenir o boreout

Após a leitura do texto, é nítida a grande importância da promoção de um ambiente organizacional bem humorado, estimulante e motivador. Isso é feito não somente para prevenir o Boreout, mas todos os outros transtornos ocasionados pelo trabalho. Sendo assim, aqui estão algumas estratégias para promover esse tipo de local.

Definir metas desafiadoras

Para acabar com o tédio no trabalho, estabeleça metas desafiadoras, mas claras e alcançáveis para as equipes. Dessa forma, os colaboradores se sentirão motivados a se esforçarem e atingirem a meta proposta.

Ainda, dê aos funcionários a possibilidade de tomar decisões e ter autonomia de sua responsabilidade. Além da motivação causada pelas metas, eles também se sentirão mais envolvidos e valorizados.

Oferecer variedades de tarefas

Muitas vezes o problema está pautado nas atividades repetitivas e monótonas que o colaborador executa há muito tempo. Assim, tente rodar as entregas entre os funcionários, pois, dessa maneira, haverá uma maior variedade de tarefas, ideias e propósitos.

Sistema de reconhecimento e recompensa

Ainda, um sistema de reconhecimento e recompensa pode ser implementado na empresa. A identificação do trabalho do funcionário, por meio de feedbacks frequentes, elogios ou até recompensas, como um aumento salarial, promoções ou prêmios.

Assim, essas ações farão com que os colaboradores permaneçam motivados para realizarem suas tarefas e cumprirem suas metas.

People Analytics de Sesame

No entanto, como é possível analisar e reconhecer quando casos de Boreout estão acontecendo na empresa? Com a funcionalidade People Analytics de Sesame você consegue!

Com People Analytics você pode medir o engajamento e a união entre a equipe, evitando a rotatividade e previne o burnout e boreout. Isso somente é possível porque o software permite a medição de tendências, padrões e comportamentos de cada colaborador.

Além disso, para facilitar ainda mais, o People Analytics centraliza as informações em gráficos visuais e intuitivos.

Sendo assim, por meio desses recursos, é possível medir o nível de satisfação e entregas dos funcionários, podendo identificar um colaborador com Boreout logo no início. Quer identificar e combater o tédio no trabalho de forma mais efetiva? Então obtenha o software de People Analytics do Sesame!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (98 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.