Onboarding
Desligamento da empresa: uma transição suave para colaboradores e organizações
O processo de desligamento da empresa pode ser traumático. Confira nossas dicas para uma transição suave para o colaborador e a empresa!
Onboarding
O processo de desligamento da empresa pode ser traumático. Confira nossas dicas para uma transição suave para o colaborador e a empresa!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
13 de julho, 2023
Um dos momentos mais difíceis, tanto para a organização quanto para o colaborador, é o desligamento da empresa. Portanto, é de grande importância que o desligamento de funcionário seja realizado de modo adequado, já que se trata de um investimento valioso para o sucesso a longo prazo da organização.
Dentro deste desligamento, é necessário realizar o offboarding, que é o onboarding feito quando um funcionário se vai da empresa.
Ficou interessado em como realizar um desligamento de forma mais humana e respeitosa? Quer entender mais sobre os benefícios? Então continue lendo o artigo para saber mais!
Realizar um processo de desligamento bem estruturado pode trazer muitos benefícios para a empresa. Dentre eles:
Ao realizar um processo de desligamento de funcionário adequado, a reputação da empresa é preservada e valorizada. Isso se deve ao tratamento justo e respeitoso aos antigos colaboradores e ao reconhecimento destinado às entregas realizadas pelos mesmos.
Como consequência, a organização demonstra que possui uma cultura ética e responsabilidade social corporativa. Dessa maneira, a corporação desenvolve uma imagem positiva perante seus funcionários, fornecedores e clientes.
Ao realizar um processo de desligamento de funcionário estruturado, é possível transferir de forma eficaz o conhecimento adquirido por ele para os colaboradores que permanecerão na organização. Portanto, ao realizar um layoff, é preciso identificar e organizar as informações importantes e projetos em andamento, a fim de dar continuidade às entregas, evitando ao máximo interrupções.
Além disso, ao efetuar um desligamento apropriado, as relações e o ambiente de trabalho continuam saudáveis. Isso se deve ao tratamento empático, cuidadoso e respeitoso com os colaboradores que estão sendo desligados.
Como consequência, a organização reforça a confiança e segurança dos demais funcionários. Com isso, o temor e insegurança de um futuro possível desligamento é cessado, motivando e engajando ainda mais os colaboradores com sua equipe.
Por fim, o último benefício oferecido por um processo de desligamento da empresa adequado é o cumprimento correto e total com as obrigações legais. Assim, a organização deve cumprir com as leis trabalhistas, pagamento adequado de direitos e respeito aos acordos e contratos estabelecidos no ato da contratação.
Dessa forma, ao agir de forma ética e responsável, a corporação evita processos judiciais e mantém sua imagem perante o mercado, colaboradores e sociedade.
Após entender quais são os benefícios que um processo de desligamento de funcionário bem efetuado traz para a empresa, é preciso conhecer quais são os passos fundamentais para realizá-lo.
Assim, a importância dessa etapa se pauta no cumprimento de todos os deveres éticos e legais e na manutenção da imagem empresarial. Porém, quais são esses passos?
A primeira etapa é a notificação formal de desligamento para o funcionário. Sendo assim, por ser a etapa mais delicada, é preciso que seja feita de forma individual e respeitosa, realizada sempre em uma conversa pessoal e somente com o colaborador.
Dessa forma, durante a reunião, é imprescindível que a organização informe, de forma transparente, a data de desligamento, os benefícios e indenizações que o funcionário possui direito e os motivos pelos quais o mesmo está sendo desligado.
A segunda etapa é baseada na transição de responsabilidades do funcionário que está sendo desligado para outros membros de sua equipe. No entanto, essa passagem deve ser feita de forma suave e clara, realizada sempre por meio de treinamentos ou suporte adicional para os novos responsáveis.
Assim, é preciso identificar quais são as tarefas, projetos e contatos-chave que precisam ser transferidos. Isso tudo deve ser feito da melhor e mais rápida forma possível, a fim de garantir a continuidade das operações.
O terceiro passo é garantir que o ex-funcionário devolva todos os pertences da organização que estão em sua posse, por exemplo dispositivos eletrônicos, cartões de acesso, chaves, documentos confidenciais e equipamentos.
Para facilitar o processo, a empresa pode disponibilizar ao antigo colaborador uma lista de quais são esses objetos. Além disso, pode ser necessário a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o indivíduo concorda de que todos os itens foram devidamente devolvidos.
Agora, é preciso restringir e encerrar quaisquer contas que o colaborador possua acesso. Isso é realizado para que os dados internos e confidenciais da empresa sejam protegidos e permaneçam seguros.
Dessa forma, é preciso desativar contas de e-mail, removê-lo de grupos e listas de distribuições e revogar permissões de acesso a plataformas e redes internas.
Esse é um dos passos mais importantes que podem gerar diversos problemas para a empresa. Sendo assim, é preciso que a documentação e realização de formalidades legais sejam feitas de forma correta.
Portanto, é preciso preparar acordos de confidencialidade, rescisões contratuais, termos de acordo e responsabilidade, cartas de recomendação e quaisquer outros que constam na lei. Isso tudo é feito para formalizar o desligamento de funcionário.
Por fim, a última etapa é pautada no apoio e auxílio ao antigo colaborador. Como forma de agradecimento as suas contribuições, a empresa pode apoiá-lo ao fornecer informações sobre benefícios de transição, programas de outplacement e indicações. Além disso, a organização pode oferecer suporte emocional, por meio de programas de assistência à saúde mental.
Sabendo dos benefícios e das etapas para um desligamento de funcionário adequado e efetivo, o que fazer após o desligamento do profissional?
Um dos pilares da responsabilidade social corporativa é o suporte pós desligamento. Assim, a organização demonstra sua valorização e comprometimento com o desenvolvimento até de seus antigos funcionários.
Dessa maneira, a reputação da empresa se torna ainda mais positiva, por meio de sua ética e preocupação com a sociedade.
Por fim, um benefício mútuo pode ser criado ao realizar um suporte pós desligamento de funcionário. Portanto, para o antigo colaborador, o networking e oportunidades oferecidas pela empresa facilitam a sua transição para uma nova carreira ou seu desenvolvimento profissional.
Já para a organização, o sucesso profissional de seus ex-funcionários pode ser positivo, já que os mesmos podem se tornar clientes, defensores da marca e até futuros parceiros de negócios.
Como todo esse processo de desligamento de funcionário é muito desgastante e envolve diversas etapas, o Sesame, com sua ferramenta de onboarding pode te ajudar! Dentro dela, existe o software de offboarding, no qual você pode planejar como realizá-lo, além de criar checklist, centralizar as informações e cuidar da experiência do funcionário até o final.
Gostou do artigo? Esperamos que sim! Caso se interesse, leia nossos outros posts aqui no blog!