Desempenho e produtividade

Avaliação Anual de Funcionários: Melhores Práticas para um Processo Efetivo de Avaliação de Desempenho

Entenda os benefícios da avaliação anual de funcionários e descubra como implementá-la na sua empresa. Acesse e confira!

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Marcos Lopez

HR Consultant

Avaliação Anual de Funcionários: Melhores Práticas

19 de julho, 2023

Nada pior do que trabalhar em uma empresa e não saber se todo o seu esforço está dando certo, não é mesmo? Não devemos nunca esperar os resultados ruins aparecerem para perceber que há algo errado. Por isso, a maneira mais assertiva de lidar com a situação é fazer um acompanhamento contínuo através da avaliação anual de funcionários.

Hoje falaremos sobre a importância dessa avaliação de desempenho como prática de um processo efetivo de avaliação de resultados.

A importância da avaliação anual de funcionários

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para o desenvolvimento individual e o crescimento da organização. Isso porque é por meio dela que a empresa medirá o grau de envolvimento e contribuição de cada colaborador.

Para o funcionário, a avaliação servirá de termômetro e parâmetro para observar como está sua efetiva participação no sucesso da empresa, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

É através dessa avaliação que o setor de RH poderá se basear para determinar uma promoção, um aumento salarial, oportunidades futuras, ou até mesmo algum tipo de recompensa.

Já para a empresa, a avaliação servirá como um parâmetro para medir o grau de satisfação dos colaboradores, verificar se algo necessita ser mudado e se a empresa está realmente alinhada com a missão e valores que prega.

Definindo critérios claros para a  avaliação anual de funcionários

Se a empresa deseja que a avaliação de desempenho seja eficaz, é importante que sejam definidas as competências essenciais que serão avaliadas.

Para isso, a avaliação de desempenho por competências foca em olhar como as ações e comportamentos de um profissional ao longo do ano levaram, ou não, ao cumprimento dos objetivos definidos.

As competências devem necessariamente estar alinhadas com a estratégia da empresa e com as habilidades e conhecimentos que são necessários para desempenhar as funções do cargo. 

As metodologias de avaliação de desempenho são um recurso utilizado pelas corporações que constantemente correm atrás de melhorias no desempenho de seus colaboradores. Isso porque a partir da execução correta dos conceitos é possível medir o desempenho dos funcionários e identificar possibilidades de crescimento.

Vejamos agora, algumas competências essenciais para que uma avaliação de desempenho seja eficaz.

Metodologias para a avaliação anual de funcionários

Para te ajudar a escolher o melhor formato para a sua empresa, listamos as metodologias de avaliação de desempenho mais usadas nas empresas:

Autoavaliação

É o método mais antigo entre todos. É onde o próprio funcionário faz uma análise sobre seu desempenho na empresa. Este método aliado a outros que veremos a seguir pode nos mostrar informações valiosas.

Avaliação por objetivos

Este tipo de avaliação foca no atingimento de metas e objetivos propostos pela empresa. Ela visa avaliar se o colaborador conseguiu ou não cumprir as tarefas que lhe foram confiadas.

Porém, ela deve estar aliada a outras, pois sozinha não consegue mostrar o porquê do não atingimento das metas. Isso porque elas podem não ter sido alcançadas por problemas alheios ao colaborador, como por exemplo falhas na estratégia proposta, metas inatingíveis, ou outro problema que não pode ser imputado ao profissional.

Avaliação 90º

Essa metodologia sugere que o gestor de uma determinada área analise o trabalho de cada liderado. A desvantagem desse método é que apenas uma pessoa avalia os colaboradores, podendo haver parcialidade por parte do líder, que poderá favorecer um funcionário a outro.

Avaliação 360º

Na avaliação 360º, os colaboradores são avaliados por seu líder e seus pares, além de também avaliá-los. O principal objetivo dessa avaliação é apresentar uma visão geral do desempenho de cada um dos funcionários, sejam líderes ou liderados.

Avaliação de desempenho por competências

O objetivo é determinar os critérios de avaliação de um determinado funcionário dentro do seu setor. Os critérios são competências técnicas e comportamentais que são listadas e verificadas dentro de uma escala detalhada.

O avaliado poderá participar da escolha de competências antes da avaliação para que se elimine o fator pessoal que pode influenciar no resultado.

Estes métodos avaliativos citados acima são apenas alguns dos existentes, porém você deve optar pelos que mais se adequam aos objetivos de sua empresa. 

Comunicação eficaz durante o processo de avaliação anual de funcionários

Já sabemos que a comunicação é a chave do sucesso para qualquer relacionamento, quer na área profissional ou pessoal. Todo colaborador espera um retorno quanto ao esforço e empenho dentro da empresa. Isso porque saber se seus esforços estão dando resultados é essencial para a motivação e busca de melhoria contínua.

Podemos com certeza dizer que o feedback é uma das maiores estratégias na liderança de equipes, pois ela ajuda o líder a direcionar o desenvolvimento do funcionário apontando comportamentos e atitudes tanto positivas quanto negativas.

Basicamente, o feedback construtivo deve avaliar uma situação positiva ou negativa de modo que ajude o indivíduo a se desenvolver. Dessa forma, deve ser uma forma de comunicação da empresa com seu funcionário, demonstrando interesse no desenvolvimento de suas habilidades e competências.

O feedback construtivo tem o poder de transformar uma ação negativa em algo que se tire um aprendizado para que não se repita posteriormente.

Ações pós avaliação anual de funcionários

Agora que já cuidamos da parte de avaliação do colaborador e já demos o feedback, é hora de cuidar dos pós avaliação e utilizar os resultados individuais para promover planos de capacitação e reconhecimento.

Por isso, após verificarmos os resultados obtidos com a avaliação de cada colaborador, não podemos ficar de braços cruzados esperando que as coisas se resolvam sozinhas. É hora de fazer um esforço e começar a trabalhar para mudar o que não está bom e incentivar as ações que estão dando certo.

Após a utilização do feedback construtivo podemos avaliar cada colaborador e verificar o que podemos oferecer para seu maior crescimento. Assim, a empresa poderá investir em cursos e capacitações para melhoria de desempenho. 

Alinhamento pós avaliação

Já para os colaboradores que estão dentro dos padrões que a empresa deseja, que tal uma recompensa como reconhecimento? Além de reconhecer o colaborador e incentivá-lo a continuar crescendo, pode acender nos outros colaboradores a vontade de crescer e também ser recompensado.

Portanto, para que tudo isso aconteça de forma assertiva e tranquila, você pode contar com as ferramentas de avaliação de desempenho que Sesame dispõe.

Aqui com certeza você encontrará a ferramenta de avaliação que seu negócio necessita. Não deixe de conhecer tudo o que oferecemos para que você tenha tranquilidade na hora de realizar as avaliações de resultado em sua empresa.

E o melhor de tudo é que você pode solicitar uma demonstração gratuita. Está esperando o quê para tornar sua empresa cada vez mais produtiva e com colaboradores engajados?

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