Recrutamento e seleção

Dinâmica de Trabalho em Equipe: Estratégias para Promover a Colaboração e a Eficiência

Entenda o que é a dinâmica de trabalho em equipe e descubra estratégias para promover a colaboração e a eficiência na sua empresa. Acesse!

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Isabel García

HR Consultant

Dinâmica de Trabalho em Equipe: estratégias para realizá-la

27 de julho, 2023

Ao falar em dinâmica de grupo muitas pessoas já pensam logo em etapas de recrutamento e seleção de pessoal. Porém, a dinâmica de trabalho em equipe também é uma ferramenta que ajuda na gestão de pessoas, auxiliando o desenvolvimento de habilidades e a promoção da colaboração e da eficiência entre o time.

Para um objetivo ser conquistado, é necessário que pessoas com capacidades diversas trabalhem em conjunto. Por exemplo, um com habilidade de planejamento, outro de execução e outro de análise de resultados. Caso todos trabalhem sozinhos, sem a união entre as partes, certamente o projeto não terá sucesso.

Vejamos então como unir todas as pessoas envolvidas, para que juntas e em colaboração umas com as outras cheguem ao objetivo proposto pela empresa.

Importância de dinâmicas de trabalho em equipe

A dinâmica de trabalho em equipe ajuda os colaboradores a desenvolverem habilidades comportamentais e construir senso de união. Equipes que estão motivadas e unidas são mais produtivas, e uma forma de trabalhar a motivação e o trabalho em equipe é aplicando as dinâmicas em grupo.

Assim todos entenderão que no trabalho em grupo as ideias surgirão com maior facilidade devido às experiências individuais, e a resolução dos problemas para se alcançar os objetivos propostos serão mais eficazes.

Estratégias para promover a confiança e empatia entre equipe

Mas para realizar uma boa dinâmica de trabalho em equipe é preciso ter um bom clima organizacional. Para isso, a habilidade da empatia no trabalho é um dos pontos mais importantes. Afinal, passamos a maior parte do tempo de nosso dia no trabalho, então por que não fazer deste um lugar mais leve e tranquilo? 

Mas o que é empatia?

Empatia no trabalho

Podemos dizer de forma bem simplificada que empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e compreender seus sentimentos como se fossem os seus próprios sentimentos.

Nos dias atuais é cada vez mais difícil conseguir essa habilidade, pois o mundo está cada vez mais individualista e egoísta. É aí que entra a empresa com estratégias próprias para colocar em prática essa habilidade.

Outro sentimento que pode unir ou desunir pessoas é a confiança. Uma vez que a confiança entre duas pessoas é quebrada, torna-se difícil de ser reparada, pois o sentimento de ser traído jamais é esquecido. Pense que você contou uma fraqueza sua para alguém na empresa e quando menos espera estão todos comentando sobre o assunto.

Você pode até continuar a conviver com aquela pessoa que você sabe que espalhou o fato, mas jamais confiará contar algo para ela novamente. Por isso, os funcionários precisam estabelecer essa relação de confiança para que possam se abrir no caso de estar acontecendo algo dentro da empresa.

Citaremos algumas estratégias que o ajudarão a lidar com a situação.

Ouça seus colaboradores

Ouça seus colaboradores e valorize a opinião deles, pois o poder da escuta faz com que o profissional tenha um sentimento de pertencimento na equipe e na própria empresa.

Uma boa maneira de se fazer isso é criando um canal de escuta, onde todos podem falar e expressar suas queixas e opiniões.

Humanize o trabalho

Como já falamos anteriormente, é no trabalho que passamos a maior parte do tempo de nosso dia. Por isso, é preciso que estejamos em um ambiente agradável e tenha uma cultura empática.

Uma das maneiras de demonstrar empatia pelo funcionário é fazer com que ele consiga conciliar sua vida pessoal com a profissional. Assim, você demonstra que a empresa se interessa pela qualidade de vida do colaborador.

Reconheça conquistas

Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas por seu trabalho e esforços. Uma maneira de demonstrar esse reconhecimento é através de programas de recompensa e incentivos.

Dessa forma, incentive sempre os líderes a reconhecer o trabalho de seus liderados, assim estes terão um sentimento de reconhecimento e valorização. Afinal, onde as pessoas se sentem valorizadas, elas tendem a produzir mais e melhor.

Promova a inclusão

Uma das bases da empatia é reconhecer, aceitar e lidar com as diferenças entre as pessoas. A inclusão fortalece a empatia nas relações internas, pois mostra que todos são iguais, e podem contribuir de forma positiva para o crescimento da empresa.

Elabore uma liderança empática

Não adiantará nada você colocar a empatia como um dos pilares da empresa se seus líderes e gestores não aplicarem isso no dia a dia. Afinal, não há nada pior do que não fazer o que se prega.

O modo de agir e falar dos gestores será fundamental para que o colaborador sinta que a empresa realmente coloca seus valores em prática. Somente pelo exemplo hierárquico o colaborador sentirá confiança e empatia em seu local de trabalho.

Como usar a comunicação de forma efetiva para a colaboração da equipe

A comunicação efetiva é a chave para o sucesso de qualquer projeto. É fundamental que as informações e processos cheguem igualmente a todos que fazem parte da operação, para que em conjunto tomem as medidas necessárias.

Além de trazer harmonia para toda a equipe, esta comunicação efetiva ajuda no engajamento dos colaboradores, evita que as informações não cheguem a todos, as tomadas de decisões ficam mais fortalecidas, e permite a delegação de tarefas.

Os grandes responsáveis por transmitir e compartilhar as informações na empresa para os colaboradores são seus líderes e gestores. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para facilitar a comunicação efetiva dentro de sua empresa.

Tenha objetividade

Na comunicação efetiva não existem rodeios, o foco é ir direto ao ponto. Mas para isso você deve ter se preparado com antecedência para ser o mais efetivo possível e transmitir as informações de uma maneira clara, sem que deixe dúvidas ou mal-entendidos.

Em geral esse tipo de comunicação é muito utilizada para transmitir ordens, orientações ou dar feedback. 

Mostre conhecimento

Para que você possa passar segurança sobre o que fala, é necessário que você tenha pleno conhecimento do assunto. Como passar conhecimento se não sei do que estou falando?

Por isso, se aprofunde e saiba dos pormenores de seu ramo de trabalho, mantenha-se sempre informado, procure cursos e desenvolva todos os conhecimentos técnicos e mentais para que com argumentos sólidos você possa fazer uma boa comunicação efetiva.

Desenvolva a escuta ativa

A comunicação não consiste somente em falar, ela também passa pela atenção e por aprender a ouvir o que os outros têm a dizer. 

Nas reuniões, aprenda a ouvir o que as pessoas têm a dizer. Assim você poderá ter várias opiniões diferentes e refletir sobre a qual se aproxima mais do que você tem a transmitir.

Seja empático

Coloque-se no lugar do outro e tente entender seu ponto de vista. Isto não quer dizer que você deverá aceitar tudo o que dizem, mas estar sempre aberto a entender as pessoas.

Nunca inferiorize as pessoas ou procure debater sobre o assunto em pauta, pois isso só demonstrará que você não está aberto ao diálogo e nem à escuta. Seja inteligente o bastante para entender que a boa comunicação depende da boa compreensão.

Agora que você já está familiarizado com a dinâmica de trabalho em equipe, que tal ler outros artigos aqui em nosso blog para aprender muito mais sobre como implantar uma comunicação realmente efetiva e eficaz em sua empresa?

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