Desenvolvimento profissional

Educação Corporativa: Investindo no Desenvolvimento de Talentos e no Crescimento Empresarial

Entenda como a educação corporativa pode contribuir para o desenvolvimento de talentos e no crescimento empresarial. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Isabel García

HR Consultant

Educação Corporativa: Investindo no Desenvolvimento de Talentos

2 de outubro, 2023

A base da educação corporativa são treinamentos, cursos e programas que visam o aperfeiçoamento de habilidades e competências dos colaboradores. Por isso, essa estratégia é cada vez mais utilizada pelas empresas para garantir o desenvolvimento contínuo de seus funcionários e, consequentemente, o crescimento dos negócios.

Podemos dizer que um dos principais objetivos da educação corporativa é auxiliar na capacitação dos trabalhadores para que eles desenvolvam as habilidades que levarão a evolução das metas e do crescimento da empresa.

A organização que investe na educação corporativa tem grandes vantagens sobre seus concorrentes, pois além de pensar no desenvolvimento de seus colaboradores, vê os resultados almejados serem alcançados. A educação corporativa funciona como uma forma de investimento, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Neste conteúdo vamos entender melhor a importância da educação corporativa, como identificar as necessidades da equipe com avaliações de desempenho e de que forma implementar essa estratégia. Boa leitura!

A importância da educação corporativa

O que diferencia de fato uma boa educação corporativa é quando seus objetivos estão alinhados estrategicamente com o plano de negócios e metas da empresa. Por isso, é importante que exista um planejamento estratégico bem estruturado.

Para que possamos entender a importância da educação corporativa para colocá-la em prática, é necessário que saibamos quais são seus benefícios. Vejamos:

Competitividade

A gestão do conhecimento deve criar aptidões que façam com que a empresa se torne mais competitiva em sua atuação no mercado corporativo.

Perpetuidade

A educação empresarial não deve ser vista como um aprendizado passageiro. Ao contrário, ela necessariamente deve espelhar as transformações que transmitam os valores e cultura da organização, ou seja, deve ser duradoura.

Conectividade

A educação corporativa deve ser uma forma de ligação entre as pessoas que trabalham na empresa e o ambiente em que estão inseridas.

Disponibilidade

O processo de aprendizagem deve ser flexível, pois deve estar adequado ao que o aluno precisa. A educação à distância é uma ótima alternativa, pois flexibiliza data, horário e local.

Cidadania

Com a educação corporativa, espera-se que o desenvolvimento individual, coletivo e social dos envolvidos seja amplamente alcançado.

Parceria

A parceria com outras organizações, fornecedores e parceiros é de vital importância para o crescimento dos funcionários, e consequentemente dos negócios.

Sustentabilidade

A organização deve buscar se desenvolver de acordo com princípios sustentáveis, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e responsável. Isso acaba contribuindo para a continuidade dos negócios e para a preservação do meio ambiente.

Levantamento e identificação de necessidades para educação corporativa

O levantamento e identificação de necessidades de capacitação é um conjunto de estratégias e ações que tem como objetivo reunir os dados necessários para auxiliar na tomada de decisão de quais colaboradores e equipes necessitam de capacitação e quais os treinamentos indicados para cada um deles.

Percebemos que um erro muito comum dentro das organizações é pensar que as capacitações para os colaboradores vão ser a solução para problemas que não estão relacionados com competências. O que queremos dizer com isso?

Muitas vezes o problema que a empresa enfrenta não é a falta de capacitação dos colaboradores, mas algum problema estrutural ou interno.

Para que se possa realizar assertivamente o levantamento e identificação de necessidades de capacitação, são necessários alguns passos que listamos a seguir. Vamos conferir?

Observe e analise os acontecimentos na empresa

A observação e análise dos acontecimentos dentro da empresa deve ser uma prática constante, pois é no dia a dia que se entendem as necessidades de treinamento e para quais áreas ele deve ser direcionado.  

Ao tornar essa observação uma constante, será mais fácil observar se os problemas que surgirão podem ou não ser solucionados com treinamentos. 

Execute avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho servem para verificar se as ações dos funcionários estão alinhadas com as necessidades da empresa para o cargo que ele ocupa. Se a resposta a esta pergunta for positiva, é sinal de que não há naquele momento necessidade de realizar uma capacitação para o colaborador ou setor específico.

Porém, se a resposta for negativa, é hora de investir em capacitação profissional.

Consulte gestores e líderes

Não há ninguém na empresa melhor do que o líder para falar sobre produtividade e habilidade de seus liderados. Porém, também é ele que saberá quais os problemas e conflitos recorrentes que precisam de maior atenção.

Verifique as entrevistas de desligamento

O que disseram os ex-funcionários da empresa também pode ser um direcionamento para que se possa descobrir possíveis treinamentos que o colaborador gostaria de ter realizado para executar melhor sua função. Dessa forma, é importante realizá-lo de agora em diante para melhorar a performance de quem ainda está na empresa.

Utilize questionários de levantamento de necessidades

Por último, mas não menos importante, é a aplicação de questionários de levantamento de necessidades onde os colaboradores respondem a uma pesquisa com perguntas relacionadas a treinamentos e capacitações que a empresa pode oferecer para melhorar seu desempenho na função que exercem.

Após serem verificados os treinamentos que são necessários na empresa, é hora de implantá-los.

Estratégias para implementação da educação corporativa

Vejamos agora algumas dicas simples de como implementar esse programa com eficácia em sua empresa.

Identificar as necessidades

Verificar o que falta para que os colaboradores estejam aptos a desempenhar suas funções e trazer melhores resultados.

Definir os objetivos

Após a identificação das necessidades é hora de definir os objetivos que o treinamento deverá alcançar.

Identificar o público-alvo

Depois, é importante conhecer o perfil dos colaboradores, suas necessidades e expectativas profissionais para que o treinamento seja direcionado e eficiente. 

Escolher a melhor metodologia

Após a análise e definição do melhor treinamento, é hora de escolher a melhor metodologia para colocar em prática o treinamento. É importante pesquisar todos os métodos disponíveis no mercado e escolher o que melhor se adapte ao que a empresa espera e necessita no momento.

Colocar o programa em prática

Agora é a fase de colocar em prática tudo o que foi estruturado até o momento. Isso engloba a produção de conteúdos, explicação das etapas e realizar o treinamento efetivamente. 

Avaliação e aprimoramento

O último passo é a constante avaliação dos treinamentos para saber se eles realmente estão surtindo o efeito desejado.

O aprimoramento é sempre necessário, visto que tudo muda o tempo todo. Por isso, os treinamentos devem ser coisas dinâmicas, não podem ser estáticos e ficar parados no tempo.

Agora que você já está afinado com o tema, que tal verificar se há necessidade de um treinamento em sua empresa para seus colaboradores?

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (59 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.