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Recursos Humanos: O Coração da Estratégia Empresarial

Entenda de que forma a área de recursos humanos é essencial para a estratégia empresarial. Acesse e veja nossas dicas e estratégias!

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Isabel García

HR Consultant


27 de outubro, 2023

A área de recursos humanos é a principal responsável pela gestão do capital humano, da cultura da empresa, do controle de ponto e muito mais. Por isso, com o passar dos anos ela foi deixando de ser um setor administrativo para ser parte essencial da estratégia do negócio.

Neste artigo, vamos abordar de que forma o RH possui importância estratégica para o crescimento da organização, além de como criar estratégias conjuntas entre a área e o negócio como um todo. Continue a leitura!

O Papel Estratégico do Departamento de Recursos Humanos

Como dissemos, o RH é o principal responsável pelos funcionários de uma empresa. Por isso, ele é encarregado de garantir que os profissionais estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho e motivados para buscar novos conhecimentos para serem aplicados.

Ao realizar ações voltadas a essas questões é possível aumentar o engajamento e motivação dos funcionários, fazendo com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.

Da gestão burocrática à liderança estratégica: a transformação do RH

Como dissemos, até alguns anos atrás o RH tinha um papel quase que exclusivamente administrativo dentro da empresa. Ele era responsável pela papelada relacionada a tudo o que diz respeito aos funcionários.

Porém, com a evolução da tecnologia e da forma de ver essa área, ela passou a ser muito mais estratégica, auxiliando na tomada de decisões importantes em relação ao crescimento da empresa, sua cultura e até mesmo no alcance de seus objetivos.

A Importância da Gestão de Talentos

Gerir os talentos da empresa é uma das partes fundamentais do trabalho do RH. Essa gestão deve começar no processo de recrutamento e seleção e abranger até o momento em que o funcionário sai da empresa.

Recrutamento e seleção: identificando e atraindo os melhores talentos

A gestão de talentos se inicia na hora de escolher o melhor profissional para cada uma das vagas. Dessa forma, o RH garante que todas as equipes sejam formadas por funcionários capacitados e que tenham as habilidades necessárias para realizar as suas funções, levando a empresa ao sucesso. Para que isso aconteça, é importante que sejam levados em conta os seguintes pontos:

  • Crie um job description atraente
  • Avalie as competências do profissional
  • Entenda se ele tem fit cultural com a organização
  • Alinhe expectativas

Desenvolvimento e treinamento: aprimorando as habilidades da equipe para atingir metas

Por mais especialista que o profissional seja, ele sempre terá o que se desenvolver, seja em assuntos relacionados à sua área ou até mesmo novidades do mercado. Por isso, é essencial que a empresa incentive seus funcionários a aprimorar suas habilidades. Isso pode acontecer por meio de: 

  • Treinamentos internos
  • Mentorias
  • Auxílio financeiro para estudos

Cultura Organizacional e Engajamento dos Colaboradores

A cultura e o engajamento dos seus colaboradores são dois fatores que estão diretamente ligados. Enquanto a cultura é o conjunto de valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados por todos dentro da empresa, o engajamento se refere ao nível de comprometimento, entusiasmo e envolvimento com o trabalho e a organização.

Desta forma, quando a cultura organizacional é sólida e compartilhada com todos, o engajamento dos funcionários é impulsionado, o que contribui para a construção e manutenção de uma cultura saudável.

Tendo isso em vista, entenda como construir uma cultura sólida e veja algumas estratégias para engajar os seus funcionários.

Construção de uma cultura corporativa sólida e alinhada com os valores da empresa

Construir uma cultura sólida é essencial para o sucesso da organização. Isso porque uma cultura positiva é capaz de influenciar a forma com que os funcionários se comportam, tomam decisões e interagem. E para te ajudar a criar uma cultura alinhada com os valores da empresa, separamos algumas dicas super importantes para esse processo:

  1. Defina os valores da empresa
  2. Comunique os valores a todos os funcionários
  3. Garanta que todos os líderes incorporem os valores no seu dia a dia
  4. Integre os valores no processo de recrutamento e seleção
  5. Realize treinamentos que reforcem os valores
  6. Reconheça os funcionários que incorporam os valores da empresa no seu dia a dia
  7. Dê feedbacks em relação à adesão aos valores
  8. Incentive a participação dos funcionários na definição e desenvolvimento da cultura
  9. Monitore a cultura e faça ajustes conforme necessário
  10. Colete feedback dos colaboradores em relação à cultura

Estratégias para manter altos níveis de engajamento e satisfação dos funcionários

Mas não é apenas uma boa cultura organizacional que vai manter os níveis de engajamento e satisfação sempre altos. Afinal, lidar com pessoas é uma tarefa complexa, que merece atenção contínua por parte do RH.

Veja algumas estratégias que você pode adotar na sua empresa:

  • Comunique a visão e valores da empresa
  • Crie um ambiente de trabalho positivo
  • Promova o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  • Incentive a participação dos funcionários nas decisões da empresa
  • Ofereça desenvolvimento profissional
  • Desenvolva a liderança
  • Forneça feedbacks e avaliações de desempenho
  • Ofereça salário e benefícios competitivos no mercado
  • Reconheça os bons colaboradores

Retenção de Talentos e Crescimento Sustentável

Se contratar o funcionário certo para cada função já é um trabalho difícil, mantê-los na empresa é ainda mais desafiador. Entenda mais sobre o assunto.

O desafio da retenção de talentos em um mercado competitivo

Já se foi o tempo em que fazer carreira em uma empresa era sinal de sucesso profissional. Cada vez mais os profissionais buscam por melhorias no ambiente de trabalho, de salário e, principalmente, por novos desafios. E essa realidade se torna cada vez mais presente conforme mais jovem for o funcionário.

E é por isso que as estratégias de retenção de talentos vêm se tornando mais estratégicas para a organização, já que a todo momento os bons profissionais podem receber propostas de outras empresas e que podem lhe parecer atrativas.

Como o RH contribui para o crescimento sustentável da empresa por meio da gestão eficaz dos recursos humanos

O departamento de recursos humanos desempenha diversas funções relacionadas ao capital humano, o que faz com que tenha grande influência no crescimento e sucesso da empresa. Dentre elas estão:

  • Processo de recrutamento e seleção estratégico
  • Propagação da cultura organizacional
  • Comunicação interna
  • Gestão da diversidade e inclusão
  • Desenvolvimento dos funcionários
  • Planejamento de carreira e sucessão
  • Gerenciamento de conflitos
  • Retenção de talentos

Além disso, por ter acesso a todos os dados dos funcionários, a área de recursos humanos é capaz de realizar análises profundas sobre engajamento e produtividade, por exemplo.

Esses resultados são especialmente importantes para as decisões estratégicas da companhia. Desta forma, é muito importante que a área conte com uma ferramenta de People Analytics para facilitar essas análises e a coleta de informações relevantes.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre como o RH pode ajudar na estratégia empresarial. Para saber mais sobre o assunto, confira outros conteúdos do nosso blog!

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