Gestão de turnos

Escala de revezamento: estratégias para uma gestão eficiente de equipes

Saiba quais são os tipos de escala de revezamento e qual modelo escolher para implementar na sua empresa. Acesse e veja nossas dicas!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

escala-revezamento

9 de janeiro, 2024

A gestão eficiente de equipes é fundamental para o sucesso de qualquer organização. E quando se trata de organizações que funcionam em período integral ou empresas que funcionam todos os dias da semana, gerenciar a escala de revezamento se torna uma tarefa ainda mais importante. Neste artigo, vamos entender o que é uma escala de revezamento, quais são os tipos mais comuns, suas vantagens e desvantagens, além de como planejar uma escala com eficiência.

O que é uma Escala de Revezamento?

A escala de revezamento é um sistema de programação de trabalho no qual os funcionários alternam seus horários em um padrão regular. Geralmente, ela envolve períodos fixos de trabalho, seguidos por períodos de descanso ou folga. 

Com a adoção desse tipo de escala é possível evitar a fadiga dos trabalhadores, enquanto a organização opere 24 horas por dia, 7 dias na semana, como é o caso de empresas da área da saúde, segurança e indústrias. Além desses setores, o comércio também é beneficiado ao ter condições de funcionar todos os dias da semana.

Tipos de escalas de revezamento

Existem alguns modelos de escala de revezamento, cada um com suas vantagens e desvantagens. Continue lendo para entender mais sobre os dois principais tipos de escala de revezamento.

Discussão sobre os tipos comuns de escalas, como a 12×36 e 6×1

A seguir, daremos uma explicação sobre como funciona cada uma dessas escalas, bem como quais são seus pontos positivos e negativos. Confira:

Escala 12×36

A escala 12×36 é comum nos setores de saúde e segurança, nesse modelo de escala o profissional trabalha por 12 horas seguidas e folga nas próximas 36 horas.

Vantagens:

  • Longos períodos de folga
  • Menos trocas de turnos
  • Cobertura contínua

Desvantagens:

  • Jornadas longas de trabalho
  • Risco de falta de flexibilidade

Escala 6×1

Muitas vezes utilizada em restaurantes e no varejo, na escala 6×1 os funcionários trabalham 6 dias seguidos e folgam 1 dia.

Vantagens:

  • Rotina mais previsível 
  • Cobertura diária 
  • Oportunidade de horas extras

Desvantagens: 

  • Menos tempo livre
  • Potencial para fadiga
  • Falta de flexibilidade

Para cada tipo de empresa existe um modelo de escala de revezamento que vai atender melhor às suas necessidades. Por isso, é preciso entender as demandas antes de escolher a melhor opção.

Planejamento da escala de revezamento

Para que esse modelo de trabalho com escalas funcione corretamente é preciso que seja realizado um planejamento eficiente dos horários de cada funcionário. E para que isso aconteça é preciso seguir alguns passos fundamentais, que vão te ajudar a ter uma melhor performance com esse sistema.

Confira as estratégias que selecionamos para te guiar nesse processo.

Passos para um planejamento eficiente da escala

Para ter um planejamento eficiente das escalas de revezamento, considere os seguintes pontos:

  1. Avalie as necessidades de pessoal: determine quantos funcionários são necessários para cobrir todos os turnos e atender às demandas da empresa.
  2. Escolha o tipo de escala: escolha o tipo de revezamento ideal para atender às necessidades da organização.
  3. Considere os fatores que podem influenciar: leve em consideração fatores como demanda, disponibilidade de funcionários e regulamentações trabalhistas ao criar a programação.
  4. Considere uma flexibilidade: construa alguma flexibilidade na escala para lidar com imprevistos e solicitações de folga dos funcionários.
  5. Implemente ferramentas de gestão: utilize ferramentas de gestão para monitorar a conformidade com a escala e fazer ajustes conforme necessário.
  6. Treine os funcionários: garanta que os funcionários estejam bem treinados para seguir a escala de revezamento e cumprir os requisitos de segurança.
  7. Mantenha uma comunicação transparente: mantenha uma comunicação aberta e transparente com os funcionários sobre seus horários de trabalho e sempre que houver qualquer tipo de mudança.

Consideração de fatores como demanda o disponibilidade de funcionários

Como dissemos acima, na hora de criar as escalas de revezamento é preciso levar em conta alguns fatores que vão influenciar nas necessidades da organização.

Olhando para a demanda operacional, devemos entender quais são os horários de pico de demanda e as demandas sazonais. Para isso, utilize dados históricos para fazer uma projeção da demanda futura e ajustar as escalas de acordo com o que será necessário.

Dar atenção à disponibilidade dos funcionários também é algo muito importante para aumentar a satisfação. Dessa forma, consulte-os sobre suas preferências de turno e tente cumpri-las sempre que possível. Veja ainda quem está disposto a fazer horas extras e use isso para preencher as lacunas que podem haver na programação.

Por fim, atente-se às regulamentações trabalhistas para respeitar os limites de horas de trabalho, os descansos obrigatórios, os acordos sindicais, dentre outros pontos que podem fazer com que a empresa receba um processo trabalhista em caso de não cumprimento.

Benefícios da escala de revezamento

Para as empresas que precisam funcionar de maneira contínua, as escalas de revezamento trazem diversos benefícios, que, inclusive, se estendem aos funcionários. Confira alguns dos principais:

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Esse tipo de escala proporciona períodos de folga mais longos, permitindo que os funcionários desfrutem de um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Otimização de recursos

Permite uma distribuição eficiente dos colaboradores para atender às necessidades operacionais da organização.

Adaptação a picos de demanda

As escalas de revezamento são ideais para empresas que enfrentam picos de demanda sazonal, permitindo aumentar ou diminuir a mão de obra conforme necessário.

Redução de custos de horas extras

Ao distribuir o trabalho de maneira eficiente, as escalas de revezamento podem ajudar a reduzir a necessidade de horas extras, economizando dinheiro para as empresas.

Maior produtividade

Os funcionários descansados e alertas tendem a ser mais produtivos, o que pode resultar em maior eficiência no trabalho.

Respeito às regulamentações trabalhistas

Essa estratégia ajuda as organizações a cumprir regulamentações trabalhistas relacionadas a limites de horas de trabalho e descanso obrigatório.

Agora que você já entendeu para que servem e como funcionam as escalas de revezamento, entenda se essa estratégia faz sentido para o seu negócio e conte com o Sesame para te auxiliar nesse processo.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (89 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.