Controle de ponto
Gestão de ponto: desafios e soluções para a eficiência corporativa
Conhece os desafios sobre a gestão de ponto e descubra as soluções para conseguir um controle de ponto eficaz e a eficiência corporativa.
Controle de ponto
Conhece os desafios sobre a gestão de ponto e descubra as soluções para conseguir um controle de ponto eficaz e a eficiência corporativa.
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Lukas Letieres
HR Consultant
22 de abril, 2024
Sabemos que a gestão de ponto nas empresas, especialmente aquelas com grande número de colaboradores, é um desafio constante. Sobretudo, por este, e outros motivos, o controle de ponto torna-se uma ferramenta crucial para otimizar essa gestão e garantir a eficiência.
Vejamos no decorrer desta nossa explanação, maiores detalhes e outras características desta gestão tão importante e necessárias para qualquer corporação.
De forma simplificada, podemos dizer, então, que gestão de ponto é o controle das horas trabalhadas pelos funcionários de uma empresa. Assim sendo, é a partir desse gerenciamento, que o RH consegue extrair informações importantes para conseguir fazer o cálculo das horas extras, do banco de horas e ainda dos índices de faltas e atrasos.
O objetivo primordial da gestão de ponto é permitir à empresa medir os horários de trabalho dos funcionários e transformá-los em dados que ajudem a tomar medidas importantes.
Com o intuito de exemplificar, podemos citar uma determinada situação: o RH pode verificar que os colaboradores de uma determinada equipe estão trabalhando além do horário, fazendo horas extras quase todos os dias. A partir disso, é possível que o gestor da área possa buscar entender as causas, que podem ser a má distribuição das tarefas ou a falta de funcionários.
A gestão de ponto também nos dá a possibilidade de analisar o nível de assiduidade dos trabalhadores. Caso muitos estejam faltando ou chegando atrasados, isso pode, por certo, indicar um clima organizacional ruim e até mesmo um possível turnover alto. Pontos que precisam ser melhorados.
O registro de ponto funciona de forma bastante simples, todos os dias os colaboradores marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
Então, se o funcionário fez hora extra, se atrasou ou faltou, é por meio do registro de ponto que a empresa consegue ter essa informação, para realizar o seu pagamento da forma correta.
Fazer o controle da gestão de ponto de uma empresa ocupa grande tempo do time de RH, então, as empresas estão sempre em busca de alguma ferramenta que agilize esse processo.
Mensalmente o registro de ponto é analisado pelo setor de recursos humanos, pelo departamento de pessoal, ou pelo próprio gestor da empresa, no caso de pequenas empresas. Assim sendo, nesse momento, é possível ter o acesso a todos os registros feitos por cada colaborador durante o mês, sendo feito a partir dessas informações, o tratamento do ponto.
Na hora de fechar o ponto, o RH confere quem tem horas em aberto, que são os casos de faltas e atrasos. Geralmente, o gestor de área pode conversar com o profissional para entender o que houve, e assim ajustar e justificar os horários caso o colaborador apresente atestado.
O tratamento do ponto pode ser feito manualmente, onde os profissionais de RH e DP baixam essas informações do espelho de ponto direto para a folha de pagamento, e fazem os ajustes manualmente.
Mas também podem ser feitos automaticamente por meio do sistema. Aqui os cálculos são feitos de forma automática, já contabilizando horas extras ou atrasos. O RH e DP ficam encarregados apenas de justificar faltas e atestados.
Os softwares de controle de ponto auxiliam, e muito, o trabalho deste setor. Pois eles automatizam a gestão, liberando os profissionais das tarefas repetitivas e manuais.
É possível usar ponto eletrônico, app de ponto e outras ferramentas que, além de permitirem o registro de horas trabalhadas, geram relatórios com informações estratégicas que orientam a avaliação dos colaboradores.
Escolhendo uma ferramenta digital, por exemplo, as equipes de gestão de pessoas podem, ao mesmo tempo, avaliar o banco de horas, as faltas, atrasos, férias, entre outras informações usando apenas um dispositivo móvel e uma conexão com a internet.
Vejamos abaixo algumas das maneiras mais utilizadas para a marcação de ponto, que podem ser as mais tradicionais, ou até mesmo as mais inovadoras.
Consiste na anotação manual dos horários feita diariamente pelos colaboradores. Ao fim do mês, os responsáveis pela gestão de ponto recolhem as folhas, fazem o cálculo de horas e extraem os apontamentos.
Nessa modalidade, um cartão ponto é usado para marcar os horários. Diariamente, os colaboradores colocam o seu cartão de papel no equipamento que carimba os horários de entrada, intervalo e saída. Ao fim do mês, os cartões são recolhidos para que a equipe faça o tratamento e os apontamentos da marcação de ponto.
O ponto eletrônico é uma das ferramentas mais seguras para fazer a gestão das horas trabalhadas. Nesse caso, um sistema de controle de jornada é adotado para que os colaboradores possam fazer as marcações dos horários por meio de relógios de ponto, computadores, celulares ou tablet. Assim, sempre que o colaborador faz uma marcação, o sistema preenche a informação na sua folha ponto de forma automática.
Ademais o app de ponto é uma das ferramentas de controle de jornada mais inovadoras. Basta o colaborador fazer a marcação usando um dispositivo móvel que armazena os dados na nuvem. Consequentemente, a equipe de gestão de pessoas pode acessar as informações em tempo real.
De fato, os pontos eletrônicos e os aplicativos de ponto representam avanços significativos em relação aos modelos manuais.
Sabemos que no mercado existem inúmeros sistemas de controle de ponto. Mas vamos mostrar para você todas as facilidades e utilidades que o software de Recursos Humanos de Sesame RH traz para sua empresa. Vejamos detalhadamente.
Digitalize o controle de turnos de seus funcionários, registre a entrada e saída de pessoal e reduza o absentismo laboral, garantindo um acompanhamento real de pontualidade.
Para a instalação do software é necessário apenas estar conectado a internet.
Gerencie o controle de ponto através do computador, receba notificações e tenha acesso a inúmeras funcionalidades.
Através do aplicativo você poderá não apenas aprovar solicitações, fazer modificações, consultar marcações e registros dos colaboradores. Poderá ainda estabelece rum ponto de registro de assistência fixo através de um tablet.
Seus colaboradores poderão, nesse sentido, fazer seus registros mais rapidamente, e de forma muito mais segura com o sistema de reconhecimento facial.
Os colaboradores poderão assim também registrar sua jornada, solicitar férias, acessar sua folha de pagamento e contar com muitas outras funcionalidades.
Com efeito, melhore a produtividade do trabalho com relatórios de RH mais abrangentes nos quais constem saldo de banco de horas, relatório diário de horas e resumo de férias e ausências.
Nosso aplicativo de ponto mantém os registros de horário dos trabalhadores digitalmente de forma segura e cria relatórios fiscais de trabalho com validade legal para possíveis inspeções trabalhistas.
Finalmente, agora que você já possui todas as informações sobre o sistema de controle de ponto Sesame, é hora de saber o melhor! Com o intuito de conhecer melhor nossos serviços você poderá realizar o teste dos serviços por 14 dias gratuitos! Aproveite e venha nos conhecer e tornar suas tarefas quotidianas mais fáceis!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.