Controle de ponto
App de controle de ponto: como facilitar a gestão de horários nas empresas?
Saiba a imensa importância de facilitar a gestão de horários de seus funcionários com uma app de controle de ponto nas empresas.
Controle de ponto
Saiba a imensa importância de facilitar a gestão de horários de seus funcionários com uma app de controle de ponto nas empresas.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
30 de abril, 2024
O app de controle de ponto sem dúvidas facilita a gestão de horários nas empresas, pois serve para gestão da jornada de trabalho.
Esta é uma das muitas tarefas que são de responsabilidade da área de recursos humanos, de tal forma que se engana quem pensa que a atividade consiste somente em controlar o horário dos colaboradores.
Na verdade, a gestão da jornada de trabalho é estratégica, sendo fundamental não só para calcular a folha de pagamento, mas também para garantir o cumprimento de contratos e leis, evitando, assim, passivos trabalhistas e perda financeira.
Por isso, é tão importante facilitar esse trabalho por meio de um sistema de controle de ponto eficaz, que proporciona uma gestão mais completa, fácil e rápida.
O app de controle de ponto é onde os registros são feitos de forma online, sobretudo, diretamente do celular do próprio funcionário, o que oferece muito mais rapidez e praticidade tanto para empresa como para o empregador.
Antes de tudo, basta o colaborador abrir o aplicativo e registrar seus horários de entrada, saída e intervalos. O empregador tem acesso a todos os dados de um só lugar, de tal sorte que consiga o controle de ponto em tempo real e monitorando muito mais de perto o banco de horas de cada membro do time.
Além disso, é possível também determinar virtualmente uma área na qual os colaboradores podem fazer seus registros. Ele poderá selecionar, por exemplo, um bairro no mapa da cidade onde o colaborador mora e criar uma cerca por GPS, dentro da qual está autorizada a marcação de ponto digital no celular.
Vejamos abaixo algumas leis e portarias da CLT e Ministério do Trabalho que dessa forma regulam a marcação de ponto.
De acordo com o artigo 74, inciso 2 da CLT, estabelecimentos com mais de 20 funcionários são obrigados a registrar os horários de entrada e saída de seus colaboradores. Essa anotação pode ser feita manual, mecânica ou eletronicamente, conforme as instruções da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Porém, com o avanço cada vez maior da tecnologia, a automação do controle de ponto tornou-se uma prática comum. Isso facilita principalmente um processo que costumava ser complexo e burocrático nas organizações.
Podemos citar também que em 2009 foi criada a portaria 1510, também chamada de “Lei do Ponto Eletrônico” que atualizou a situação do app de controle de ponto.
Pouco depois, foi criada a portaria 373/2011 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que serviu para criar padrões que beneficiassem empresas e funcionários na regulamentação do controle de jornada, permitindo que fossem adotados sistemas de controle de ponto eletrônico mais robustos, desde que previstos em convenção dos cargos ou acordo coletivo com as categorias profissionais.
Com o passar do tempo, certamente, novas necessidades foram surgindo. Em 2019, uma alteração na lei mudou a obrigatoriedade do controle de ponto para empresas com mais de 20 funcionários e em novembro de 2021, foi expedida a portaria 671 pelo Ministério do Trabalho e Previdência, unificando as normas previstas nas portarias anteriores, mas trazendo maior clareza e objetividade para a adoção dos sistemas de controle de ponto pelas empresas.
Vejamos abaixo alguns pontos extremamente importantes para que seja implementado um aplicativo de controle de ponto em sua empresa.
Quando a empresa tem um bom controle das horas trabalhadas e das extras que os funcionários realizam, sem dúvida, preserva a empresa de receber processos trabalhistas, e além de tudo, faz com que ela esteja cumprindo a lei.
Através de um relógio de ponto online, que visualize não apenas as deficiências da empresa, os atrasos, as faltas e até mesmo as horas extras, as empresas podem tomar uma decisão e promover ações mais eficientes que vão melhorar o seu desempenho.
Trabalhar com um controle de ponto eficaz, reduz, e muito, os erros na folha de pagamento, pois os registros impedem pagamentos indevidos. Além disso, a empresa também fica respaldada juridicamente com os registros da frequência do trabalhador podendo provar que está correta, caso venha a sofrer alguma acusação trabalhista no futuro.
Vamos mostrar agora algumas das vantagens que o app de controle de ponto Sesame RH trará para sua empresa.
Em suma, tenha acesso a estes, e muito mais, serviços utilizando que o software de Recursos Humanos de Sesame RH disponibiliza para que você faça um teste totalmente grátis. Não perca mais tempo, venha nos conhecer.
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.