Gestão

Gestão de carreiras: seu papel no crescimento organizacional

Saibamos como fazer e usar os pontos fundamentais da gestão de carreiras e seu papel no crescimento organizacional e de equipes.

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Isabel García

HR Consultant

Software de gestão de carreiras e pessoas

28 de maio, 2024

A gestão de carreiras envolve uma série de estratégias que podem mudar a maneira como os colaboradores lidam com suas atividades. Por meio desta gestão é possível conquistar mais foco, produtividade e reter talentos.

Isso acontece porque essa gestão de pessoas auxilia os trabalhadores a entenderem onde querem chegar e como alcançar esses objetivos.

Ao mesmo tempo que a gestão de carreiras ajuda o colaborador, permite também que a empresa desenvolva um ambiente produtivo e que permita aos colaboradores seu desenvolvimento.

Quando um funcionário coloca em prática a gestão de carreiras, ele não só alavanca sua carreira, mas também colabora com o crescimento da empresa. Quando a empresa pode contar com um colaborador focado em seu próprio crescimento, ela tem a vantagem de também crescer.

O que é a gestão de carreiras?

A gestão de carreiras é uma ferramenta gerencial que encontramos em organizações bem organizadas. Podemos dizer que seu principal objetivo é estabelecer trajetórias de carreira, possibilitando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e crescimento profissional.

Também visa conciliar as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais. Ou seja, são ações de planejamento de recursos humanos, vinculadas aos objetivos empresariais que visam uma atuação eficaz de seus profissionais.

Em outras palavras, a gestão de carreiras é um planejamento das atividades e engajamentos de uma pessoa em sua trajetória profissional ao longo da vida. Ela visa estruturar uma melhor realização, crescimento e estabilidade financeira.

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Quais são os 4 pontos fundamentais da gestão de carreiras?

Separamos aqui, para que você tome conhecimento, os quatro pontos fundamentais da gestão de carreiras, vamos conhecer?

Gestão de carreiras é um processo ao longo da vida

Primeiramente é necessário entender que o gerenciamento de carreiras não é um episódio evento único, ela deve fazer parte da sua jornada profissional ao longo da vida.

Processo ativo

A responsabilidade da gestão de carreiras é totalmente sua, não espere que ninguém faça isso por você. É você quem deve ser o protagonista da sua história, um participante ativo e engajado.

Processo estruturado

A gestão de carreiras deve ser estruturada, pois isso ajuda a manter o processo em um ritmo estável independentemente do que esteja acontecendo. Por isso é importante que se estabeleçam metas e se crie uma linha do tempo para mapear cada etapa ao longo do caminho.

Como fazer uma boa gestão de carreiras?

Para que se consiga realizar uma boa gestão de carreiras é necessário seguir algumas diretrizes. Separamos aqui as mais importantes para que você siga. Vejamos:

Planejamento

A gestão de carreiras é estruturada, organizada e alinhada em metas a curto, médio e longo prazo, as quais são definidas de acordo com os objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

Autoconhecimento

Para realizar a gestão da carreiras, o profissional necessita se conhecer, fazendo uma análise pessoal intensa, aberta e sincera. Assim ele saberá quais são suas forças e fraquezas, e quais são as ameaças e oportunidades existentes no mercado onde atua.

Metas

Após definidos os objetivos estratégicos, o profissional deve ser realista. Não adianta estabelecer metas que não conseguirá cumprir no tempo determinado. Isso pode ocasionar frustração, desmotivação e insatisfação.

Informações de mercado

É importante o estudo das tendências de mercado, afinal é necessário perceber o direcionamento que o mercado está dando para sua atividade profissional.

Atualização

Para fazer gestão da carreiras é necessário se manter atualizado com os assuntos relevantes de sua profissão. Algumas áreas exigem atualização quase que diariamente. E lembre-se que um profissional desatualizado não é lucrativo para nenhuma empresa.

Networking

Desenvolver uma rede de relacionamentos é uma ferramenta muito importante para a gestão de carreira de qualquer profissional, independentemente da área de atuação. A construção de uma carreira é feita de conexões, e não de apenas de contatos.

Marketing pessoal

Quem investe no marketing pessoal, investe na gestão de carreira. É necessário o investimento na construção de uma identidade que demonstre ao mercado um conjunto de ações e habilidades. Não basta ser apenas um excelente profissional, o mercado precisa saber disso.

Persistência

É necessário que se tenha muita determinação e dedicação para contornar os problemas que surgirem, e não desistir de todo o planejamento estabelecido.

Gerenciamento

Uma boa gestão da carreira contribui para que o profissional lograr seus objetivos de forma assertiva, evitando assim investimento de tempo, energia e dinheiro prejudiciais ao atingimento dos seus objetivos de carreira.

Qual é o papel de Recursos Humanos na gestão de carreiras?

Embora a responsabilidade pela gestão de carreira seja do próprio profissional, o departamento de Recursos Humanos pode ter um papel fundamental nesse processo. Ele pode oferecer suporte e ferramentas para auxiliar os colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras.

Como o setor de RH é um facilitador estratégico, ele assume a responsabilidade de criar um ambiente adequado ao crescimento profissional, implementando programas de desenvolvimento, planos de carreira individualizados, e iniciativas de mentoria.

Além disso, o RH deve oferecer feedback regular e construtivo, criando uma cultura organizacional de aprendizado contínuo que consiga alinhar as expectativas dos colaboradores com os objetivos da empresa.

Assim sendo, o RH desempenha um papel vital na ponte entre as metas individuais dos colaboradores e as metas estratégicas da empresa, e garante que ambos caminhem juntos em direção ao sucesso compartilhado.

Uma boa gestão de RH deve conseguir conciliar o crescimento tanto dos colaboradores quanto o da própria empresa. Ela deve nortear as ações dos colaboradores para que crescendo na carreira também façam crescera empresa.

Sabendo de todas as vantagens que a gestão de carreira pode trazer aos colaboradores e à empresa, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto e usar isso a seu favor?

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VP of Community and Growth at Sesame RH | + posts

Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.


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