Controle de ponto
Máquina de ponto eletrônico: como melhora o controle de jornada?
Você sabe como uma máquina de ponto eletrônico pode melhorar o controle de jornada da sua empresa, tornando-a mais produtiva?
Controle de ponto
Você sabe como uma máquina de ponto eletrônico pode melhorar o controle de jornada da sua empresa, tornando-a mais produtiva?
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
8 de julho, 2024
Neste post veremos como a máquina de ponto eletrônico melhora, e muito o controle da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa.
Todos sabemos que um trabalhador tem horário para a chegada no trabalho, horário para o encerramento de suas atividades e um horário específico para alimentação, não é mesmo?
Mas e esse horário não for controlado corretamente dentro das leis vigentes? Imagine a quantidade de processos trabalhistas que sua empresa iria responder na justiça!
É para isso, e muito mais que existem as máquinas de controle de ponto eletrônico. Vejamos algumas especificidades sobre o assunto. Acompanhe!
De maneira simples, podemos dizer que o ponto eletrônico é um sistema informatizado que tem como finalidade registrar os horários de trabalho dos funcionários por meio de um equipamento eletrônico. Esses registros podem ser marcados por biometria, cartão de ponto, senha ou, até mesmo, nos aparelhos mais modernos por reconhecimento facial.
Seu funcionamento é bastante simples. Ele funciona através do uso de um cartão magnético individual, por meio da biometria dos colaboradores de uma empresa ou da utilização de dispositivos digitais, como celulares, tablets ou computadores.
Para que você possa implementá-lo em sua empresa, será necessário contratar um sistema de ponto eletrônico que, de preferência, ofereça as modalidades de REP-A e REP-P. Dessa maneira você poderá usufruir de mais benefícios, tal como o controle da jornada de trabalho em tempo real, entre outros.
Após a instalação do sistema, basta cadastrar todos os colaboradores na plataforma do sistema, registrar suas biometrias e ensiná-los sobre a utilização da ferramenta.
Algumas pessoas, ainda hoje, questionam a obrigatoriedade do controle de ponto e perguntam se isto está na lei. E a resposta é sim!
Regulamentado pela Portaria 1510/2009, o registro de ponto busca promover segurança para empregados e empregadores, registrando todos os horários de entrada, saída, atrasos, intervalo e horas extras. A obrigatoriedade do controle de ponto contribui para que os direitos e pagamentos sejam executados de forma correta e pontual.
Outro ponto favorável é que as normas exigidas pela Portaria, asseguram que não haja violação ou adulteração no registro de horas através de intervenções humanas na marcação de ponto.
Certamente a utilização do ponto eletrônico traz para o gestor a segurança de controle total, transparente e eficiente sobre as horas trabalhadas por sua equipe.
Através de relatórios seguros e confiáveis, esse sistema firma as informações de forma clara e totalmente sem erros.
Vejamos alguns, dos muitos, benefícios que a utilização do ponto eletrônico, certamente, trará para sua empresa.
Com a jornada da equipe de trabalho sendo registrada de forma automática a relação entre os colaboradores e a área de RH ganha muito mais transparência.
Essa prática simplifica uma das rotinas trabalhistas mais trabalhosas e passíveis de erro para o setor de RH. Além disso, reduz significativamente a necessidade de interferência humana e as possíveis falhas, comuns de serem encontradas no sistema de ponto manual.
E além de tudo, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, permitindo a tomada das melhores decisões e estratégias para o negócio.
Para operar com o ponto eletrônico não será mais necessário o uso de bobinas de papel térmico, reduz a equipe de trabalho e amplia a segurança no tráfego das informações.
Para a parte da segurança jurídica é necessário que o aparelho de ponto eletrônico emita um recibo com o registro dos pontos. Dessa forma, é dever da empresa manter arquivados esses dados por um prazo de cinco anos. Para futuras consultas em caso de processos trabalhistas.
Ao implementar uma nova tecnologia e regularizar a marcação de horários para que ela seja feita igualmente por todos os colaboradores de todas as equipes amplia a disciplina e torna o registro de entrada, saída e intervalos um hábito para todos com o passar do tempo.
Podemos dizer que o controle de horas extras de uma empresa é uma das tarefas mais importantes do setor de RH. Pois por meio dele, calculamos o período trabalhado e as horas extras realizadas pelo colaborador, se houver, o que impacta diretamente na remuneração recebida.
O ponto eletrônico facilita esse controle e oferece muito mais precisão ao RH na hora de marcar as horas realizadas pelo colaborador. Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre a rotina do colaborador e como ele realmente registra as entradas e saídas.
Sabemos que a maioria das ações trabalhistas, certamente, tem origem em erros cometidos no controle da jornada de trabalho do funcionário.
Isso acontece quando não computamos nas remunerações os períodos feitos além do horário estabelecido, ou seja, as horas extras.
Contudo com o sistema de ponto eletrônico, a ocorrência desses erros diminui significativamente e, como consequência, a empresa tem menos problemas legais com os colaboradores. Dessa maneira, caso haja alguma incoerência, o departamento pode identificar rapidamente as causas e corrigir o que for preciso.
Com o advento do home office se tornando cada vez mais comum, inegavelmente o recurso é mais uma facilidade. Ela permite, sem dúvida, que profissionais com esse regime de trabalho não precisem se deslocar até a sede física da empresa para bater ponto ou mesmo passar horas preenchendo planilhas para registrar suas horas trabalhadas.
Fazemos tudo de maneira simples e sem perda de tempo. Contudo, a maior vantagem é que mesmo à distância o gestor não perde o controle dos horários realizados por seu time.
Após observadas todas estas vantagens e facilidades que o ponto eletrônico poderá trazer para seu negócio, se você ainda não conta com esse tipo de registro de ponto, está mais do que na hora de você correr e se assegurar dessa modernização!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.