Desempenho e produtividade

Avaliação 180 graus: como aplicar e digitalizar na empresa?

Veja como é importante aplicar e digitalizar a avaliação 180 graus em sua empresa e obter os melhores resultados.

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

Software de avaliação de desempenho

17 de julho, 2024

Você conhece a avaliação 180 graus? Com efeito, o surgimento de novos modelos de liderança e maior autonomia para os funcionários, nos últimos tempos, a avaliação 180 graus passou a ser uma grande tendência nas empresas. Isso se deve ao fato de ser uma ferramenta que fornece feedbacks importantes para o aperfeiçoamento do sistema de trabalho em todos os aspectos.

Vejamos no decorrer deste post como fazer este tipo de avaliação de desempenho, e outros aspectos importantes sobre o assunto. Acompanhe!

O que é a avaliação 180 graus?

A avaliação 180 graus é um dos modelos de avaliação de desempenho mais utilizados por gestores de equipes. Nessa avaliação o colaborador não só é avaliado por seu líder, como também se autoavalia.

Podemos dizer que esse formato de avaliação é simples e eficaz. Pois por meio dele o gestor costuma informar e cobrar metas, orientações e resultados, e receber feedbacks dos colaboradores. Esse acaba sendo esse um jeito eficiente de promover melhorias no crescimento e facilitar a comunicação interna da empresa.

sesame hr logo

Melhore os resultados de seus funcionários e de seu negócio da Sesame RH

Elimine tarefas mecânicas, economize tempo e aumente a produtividade. A inteligência de negócios para seus Recursos Humanos que transforma a experiência de sua equipe.

Em outras palavras, podemos dizer que a avaliação 180 graus é um processo de análise de desempenho de profissionais onde o colaborador realiza uma autoavaliação, além de também ser avaliado por seu líder direto. Dessa maneira, o líder analisa as habilidades e comportamentos do colaborador de modo a desenvolvê-los.

É importante que os avaliadores tenham a oportunidade de trabalhar com a pessoa que receberá o feedback, de uma forma ou de outra, com o intuito de formar uma opinião sobre suas competências profissionais. Isso garante que as informações compiladas sejam baseadas em experiências e tenham valor.

Como fazer a avaliação 180 graus?

Caso você decida que a avaliação 180º é a melhor escolha para a sua empresa, é necessário compreender exatamente como iniciar a aplicação desta metodologia.

Com efeito, o sistema é bem fácil de ser apresentado e administrado. Veja algumas etapas importantes para implementá-lo e alcançar os resultados desejados:

Comunique e colaboradores e gestores

Colaboradores e gestores devem estar cientes e preparados para este processo de avaliação. Portanto, oriente os participantes, explicando em detalhes o processo e promovendo o engajamento de todos.

Estabeleça funções e responsabilidades

Faça a classificação de cada uma das funções existentes na organização e estabeleça seus deveres, responsabilidades e objetivos básicos. Essas informações permitirão, com toda certeza, que se estabeleçam quais as habilidades serão avaliadas. Podemos dizer que isso ajudará a definir novas metas quando chegar a hora.

Criamos um peque no roteiro para que você coloque em prática de forma mais fácil essa avaliação. Acompanhe:

Defina as perguntas adequadas

Primeiramente, para obter as respostas fundamentais, é necessário fazer as perguntas certas. Tendo em mãos um questionário estratégico, será possível compreender como está o cenário atual da equipe e o que precisa ser melhorado, dessa forma, a análise de desempenho será mais precisa.

Prepare o feedback

Com o questionário pronto, é momento de liberá-lo, e logo após reunir os feedbacks. Atualmente muitas empresas utilizam softwares de avaliação de desempenho que ajudam a automatizar o processo, tornando-o muito mais rápido e preciso.

Essas ferramentas se encarregam não só de enviar os formulários, como também de receber as informações e filtrá-las no perfil de cada funcionário. Diante disso, o departamento de recursos humanos necessita apenas verificar os resultados, analisar os indicadores de desempenho e repassá-los ao funcionário que está sendo analisado.

Estabeleça um plano de desenvolvimento

Após obtermos as informações do processo de avaliação, devemos utilizá-las na elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal que melhore os pontos fracos verificados e aproveite os pontos fortes. O objetivo é otimizar o desempenho e conseguir melhores resultados a curto prazo, para que em uma próxima avaliação consiga apresentar indicadores mais altos.

Qual a diferença entre avaliação 90, 180 e 360 graus?

Vejamos abaixo quais as diferenças entre as avaliações de 90, 180 e 360 graus.

Avaliação de desempenho direta ou 90 graus

 A avaliação 90 graus é um dos tipos mais tradicionais de avaliação. Nela, considera-se apenas a visão e o julgamento do líder imediato ao colaborador.

Com a ajuda da área de RH para a elaboração dos critérios, ele ainda analisa e avalia os colaboradores, além de comunicar os resultados posteriormente.

Essa avaliação de desempenho é, sobretudo, aplicável para equipes com contato direto com seus gestores. Ele permite que os colaboradores sintam como seu trabalho é percebido por seus superiores diretos e que estes detectem com mais assertividade os talentos do time.

Avaliação 180 graus ou conjunta

Embora não exista um consenso, a avaliação 180º permite a avaliação dos líderes e liderados, então o resultado não parte de uma visão única, pois o método une os dois pontos de vista.

Por meio dessa troca, é possível ampliar os laços de confiança e enriquecer o processo de avaliação. Ademais, o diálogo proporciona a facilidade de estabelecer novas metas que visem o crescimento dos profissionais.

Avaliação 360 graus

E por último vejamos o que é a avaliação 360°. Ela usa os mesmos aspectos de análise da avaliação 180°, mas oferece múltiplos pontos de vista: ela inclui, além da autoavaliação, a avaliação de todas as pessoas que interagem com o funcionário.

Ou seja, assim sendo, essa avaliação de desempenho incluirá seus  líderes e subordinados, oferecendo um panorama rico da performance do funcionário, que beneficia tanto o profissional quanto a empresa, gerando resultados com credibilidade.

Importância de digitalizar as avaliações de desempenho na empresa

Com o avanço da tecnologia, a gestão eletrônica de documentos (GED) tem se tornado cada vez mais popular.

A digitalização das avaliações de desempenho realizadas é uma solução que permite armazenar, organizar e acessar documentos de forma digital.

Isso significa que as avaliações de desempenho são facilmente pesquisadas, atualizadas e compartilhadas, tornando o processo extremamente mais ágil e eficiente.

Veja por que você deve implementar a avaliação de desempenho online na sua empresa com Sesame RH?

  • Visualização dos resultados de forma clara e estruturada no organograma da sua empresa.
  • Ofereça soluções na hora certa analisando o status da sua equipe para detectar possíveis conflitos.
  • Localize e potencialize pontos fortes e as áreas de melhoria para desenvolver o potencial da sua equipe.
  • Ofereça recompensas necessárias e leve sua equipe ao mais alto nível de motivação.

Venha para Sesame e obtenha as melhores soluções digitais para sua empresa e seus colaboradores.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
4 estrelas (71 votos)
HR Specialist at Sesame RH | + posts

Como especialista em RH, tenho mais de 10 anos de experiência na gestão de relações trabalhistas, como a coordenação de benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, ajudando a fortalecer a gestão de pessoas.


O software que capacita sua equipe a aproveitar seus talentos