Gestão
Análise comportamental: tomando decisões assertivas no RH
Veja como tomar decisões mais assertivas na área de Recursos Humanos de sua empresa através da Análise comportamental.
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Veja como tomar decisões mais assertivas na área de Recursos Humanos de sua empresa através da Análise comportamental.
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Lukas Letieres
HR Consultant
30 de julho, 2024
É certo que os profissionais de RH sabem, melhor do que ninguém, o que a análise comportamental significa para o dia a dia de qualquer empresa.
Afinal, quando conhecemos, pelo menos um pouco, nossos colegas de trabalho, é muito mais fácil compreender suas necessidades e tomar decisões que serão positivas e produtivas para a carreira de todos.
Como exemplo, em ambientes de trabalho, a análise comportamental auxilia os líderes a entenderem melhor suas equipes, otimizando a dinâmica do grupo, alocando recursos de maneira mais eficiente e aprimorando a comunicação interna.
Pensemos na hipótese em que você necessite realizar a contratação um novo líder para sua equipe. Através da análise comportamental, é possível identificar se o candidato possui características de liderança, como empatia, capacidade de tomar decisões sob pressão e habilidade de comunicação, por exemplo. Que são características essenciais para quem vai ocupar um cargo de gerência.
Vejamos a seguir alguns tópicos importantes sobre o assunto. Vamos acompanhar?
Antes de nos aprofundarmos em como realizar uma análise comportamental, vejamos primeiro seu significado.
Podemos definir a análise comportamental como uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações.
A maioria dos testes comportamentais é baseado em perfis. Ou seja, eles identificam comportamentos predominantes nos seres humanos, que se resumem a padrões de personalidade e condutas.
Agora vejamos como realizar uma análise comportamental efetiva, que trará resultados e como consequência o aumento da produtividade da empresa e da satisfação do funcionário.
Veja a segui como você pode entender os padrões de comportamento das pessoas e utilizá-lo como uma ferramenta poderosa em diversas áreas. Isso deve ser usado desde a gestão de equipes até a compreensão de padrões de consumo no mercado. Acompanhe.
É de fundamental importância que antes de começar qualquer análise você defina claramente qual comportamento deseja estudar. Pode se tratar de um comportamento específico, como um hábito de consumo, ou até mesmo um padrão de interação em um grupo.
Certamente podemos afirmar que a definição exata do comportamento alvo é fundamental para garantir que direcionemos a análise de forma eficaz.
Quando identificamos o comportamento alvo, precisamos determinar a melhor maneira de coletar dados sobre esse comportamento. Isso envolve realizar observações diretas, aplicar questionários, conduzir entrevistas ou utilizar testes padronizados. Podemos citar algumas ferramentas que certamente irão realizar um trabalho perfeito, são elas:
É frequentemente usado em ambientes corporativos para ajudar a entender a dinâmica da equipe e aprimorar a comunicação e colaboração. Ela analisa quatro traços principais de personalidade: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Trata-se de um dos instrumentos de personalidade mais populares e classifica as preferências individuais em 16 tipos de personalidade. Ele pode ser utilizado em uma variedade de situações, tais como: desenvolvimento pessoal, planejamento de carreira e dinâmicas de equipe.
Ele avalia 16 fatores de personalidade primários e se mostra extremamente útil para a realização de uma análise profunda de traços de personalidade. É mais utilizado em contextos clínicos, educacionais ou organizacionais.
Nesta etapa, é muito importante que se registre detalhadamente as ocorrências do comportamento, bem como as variáveis que possam causar influências.
Para que se consiga analisar com precisão comportamentos e padrões não podemos apenas olhar os dados brutos, mas também é necessária a compreensão do contexto em que eles estão inseridos.
Podemos dizer que hipótese é, essencialmente, uma suposição baseada na análise dos dados que já foram coletados. É a fase em que se começa a entender os fatos, conectar os pontos e propor algumas razões para os padrões observados.
Após as hipóteses serem formuladas, elas necessariamente devem ser testadas. Isso envolve a inclusão controlada de algumas mudanças. Quer seja no ambiente, quer seja nos estímulos para ver se elas realmente afetam o comportamento de interesse.
Existem diferentes metodologias que fazem essa classificação. O modelo que apresentaremos para você é o profiler, o qual é utilizado para processos de gestão. Essa é uma ferramenta de identificação de perfil profissional e comportamental. Através dela você irá visualizar qual é o estilo de liderança do colaborador, quais suas competências e aptidões, e como é sua influência em relação à produtividade e ao ambiente.
Pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma. Fica entusiasmada com novidades e projetos lançados, otimista e mostra-se sempre positiva em relação aos resultados alcançados.
Possui bons relacionamentos, e influencia outras pessoas rapidamente. Porém é um profissional que peca com relação a planejamento e análise, podendo acreditar muito em iniciativas pouco viáveis.
As equipes com um caráter comunicador forte geralmente prometem mais do que conseguem cumprir, além disso, podem ignorar determinações de outros setores e de superiores
Ele gosta de obstáculos e dificuldades porque possui um senso elevado de competitividade.Defende sempre seus pontos de vista e é bastante corajoso, mas também tende a ser ditatorial e autoritário.
Um ponto negativo são as dificuldades de seguir as regras da empresa quando elas se constituem em obstáculos e de trabalhar conjuntamente a outros setores. Assim, é bem comum que a equipe com essa característica atue de forma isolada e dispersa, o que pode causar problemas para o negócio.
Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado. O profissional analista é responsável, muito conservador e organizado. Por isso, é uma pessoa capaz de controlar rotinas repetitivas e processos executados diariamente.
Esse tipo de profissional, sem dúvida, detesta trabalhar sob pressão e costuma se fechar quando passa por esse tipo de situação. Por outro lado, consegue vários feedbacks positivos quando o assunto é o desenvolvimento de trabalhos com precisão.
É um colaborador de ritmo constante, também conservador e estável. Ele é bastante controlado e raramente entra em pânico, pois costuma planejar tudo antecipadamente. No entanto, ele tem baixa capacidade de improviso quando necessário, e sua criatividade é limitada porque ele acha difícil inovar ou pensar fora da caixa.
Gosta de ajudar as outras pessoas e, por isso, trabalha bem em equipe, é paciente e não apresenta altos e baixos nas suas atividades. Com estas características, é uma pessoa de fácil convivência e muito confiável, acima de tudo evita conflitos e costuma ter um bom senso de justiça.
Dentre os vários benefícios que podemos citar, separamos os principais que, certamente, o levarão à excelência, são eles:
Finalmente agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da análise comportamental para o RH da sua empresa está na hora de colocá-los em prática e usufruir de todos os benefícios!
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.