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Cultura empresarial: os segredos para construir uma cultura forte
Acompanhe atentamente nosso post sobre cultura empresarial e saiba os segredos para construir uma cultura forte.
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Acompanhe atentamente nosso post sobre cultura empresarial e saiba os segredos para construir uma cultura forte.
Precisa de ajuda?
Marcos Lopez
HR Consultant
31 de julho, 2024
O que você sabe sobre cultura empresarial? Atualmente com a quantidade de profissionais que procuram por uma vaga no mercado de trabalho, montar um time qualquer não é tarefa difícil. O que realmente é quase impossível, é compor uma equipe excepcional. Uma equipe que compartilha a missão, a visão e os valores da empresa e que luta pelo sucesso coletivo do negócio e da equipe.
Construir uma cultura de trabalho forte exige planejamento e alguns segredinhos que compartilharemos com você!
Cultura empresarial ou organizacional é um termo que descreve a combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas que movem as lideranças e os colaboradores de uma organização, diariamente.
Podemos dizer que a cultura vai muito além de normas institucionais escritas, ela influencia também as ações realizadas pelo time da empresa.
Em outras palavras, a cultura organizacional é uma forma de orientar as práticas, ações e comportamentos das pessoas e deve refletir a missão, visão e valores do negócio.
Quando você for definir qual será a cultura empresarial de sua empresa, perceberá que existem inúmeras opções que podem funcionar nos mais variados tipos de negócio.
Porém, para te auxiliar a encontrar a cultura perfeita para o seu segmento, confira a lista abaixo com os 5 principais tipos de culturas organizacionais. Vamos lá?
A cultura do poder centraliza cem por cento da liderança em apenas uma pessoa, que normalmente é o dono do negócio. Percebemos que esse tipo de poder é normalmente utilizado em empresas menores.
É fato que este tipo de cultura orienta os colaboradores para a competição, pois o dono da empresa colocará sempre como prioridade as vendas.
Dessa forma, nem sempre o ambiente organizacional é muito saudável, porém nesse tipo de cultura, a equipe comercial fica muito mais eficiente em comparação com outras empresas.
O objetivo na cultura dos papéis é delegar certas responsabilidades a cada colaborador. Exatamente por este motivo, o colaborador não tem muita flexibilidade, pois ele já tem um papel que já foi definido anteriormente.
Esse tipo de cultura é ideal para empresas que necessitam de um pouco mais de burocracia. Dessa maneira, esse tipo de cultura cria colaboradores mais acomodados, pois como já possui uma tarefa específica, ele não se preocupa com o seu crescimento profissional na empresa e nem em aprender outras atividades.
Outra característica dessa cultura, é que não existe interação entre profissionais de áreas diferentes, o que pode não gerar ideias novas para a empresa.
Muito utilizada nas empresas que contratam colaboradores para desempenhar vários tipos de funções na organização. Essa modalidade de cultura é muito prática para a resolução de problemas, pois o profissional é contratado para uma tarefa, mas sim para uma determinada área.
Para a execução desta função, as empresas devem admitir colaboradores que não se encaixem em rotina previsíveis e engessadas, já que o dia a dia desse colaborador será pautado pelos acontecimentos diários.
Nesse tipo de cultura o objetivo da organização é a de priorizar e dar atenção total aos colaboradores. Essa cultura cria liberdade, integra, oferece crescimento profissional e ouve os colaboradores.
Dessa maneira a empresa contrata um colaborador com habilidades específicas, mas dá a liberdade para que ele trabalhe de uma forma confortável, dando ideias para resoluções de problemas, e cuidando de suas tarefas da forma que preferir.
Podemos afirmar que as empresas que praticam esse tipo de cultura, costumam reter os seus talentos e ter colaboradores com muito tempo de empresa.
A cultura integrativa funciona como a cultura de pessoas, mas combinada com a cobrança por desempenho.
Neste tipo de cultura podemos observar os líderes anunciarem a seus liderados: “você pode fazer o que quiser da forma que quiser, mas tem que me entregar esses resultados dentro do tempo determinado”. Desse modo, com certeza, esse tipo de cultura é a que os colaboradores se sentem trabalhando melhor, pois possuem maior liberdade.
Quem trabalha no setor de Recursos Humanos sabe que ele vai muito além das atividades burocráticas, na verdade, estamos falando de uma área estratégica para o sucesso da empresa a partir dos seus colaboradores.
Descreveremos aqui algumas maneiras pelas quais o RH pode influenciar estrategicamente a cultura, vejamos:
Os valores organizacionais devem ser claramente definidos e comunicados. O RH deve liderar este esforço, garantindo que os valores sejam mais do que palavras em um mural.
Eles devem ser integrados em todas as práticas e processos da empresa, desde o recrutamento até a avaliação de desempenho.
A cultura organizacional começa no processo de recrutamento. É crucial contratar pessoas que não apenas possuam habilidades necessárias, mas que também se alinhem com os valores e cultura da empresa.
Esta prática reflete a importância de um recrutamento bem alinhado com a cultura organizacional, que não só atrai, mas retém talentos que contribuem positivamente para a missão e os valores da empresa.
O treinamento e desenvolvimento contínuos são essenciais para a sustentação de uma cultura forte. É dever do RH criar programas de treinamento que reforcem os valores e comportamentos que se desejam obter dos colaboradores.
O time de RH deve desenvolver sistemas de avaliação e reconhecimento que recompensem os comportamentos alinhados com a cultura da empresa. Isso não apenas motiva os funcionários, mas também reforça a importância dos valores da organização.
Esse sistema deve ser transparente e objetivo, utilizando métricas e indicadores de desempenho que estejam diretamente ligados aos valores e objetivos estratégicos da empresa.
Podemos perceber que empresas que investem em cultura conseguem criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a contribuir para os objetivos organizacionais. Isso é essencial para atrair novos talentos e evitar o turnover, que pode ser extremamente custoso.
Para fortalecer a cultura organizacional e influenciar positivamente o engajamento, algumas ações estratégicas de comunicação interna são necessárias. Primeiro, é essencial que o líder acompanhe continuamente o sentimento dos funcionários, pois a comunicação clara sobre a missão, os valores e os esforços de responsabilidade social da empresa são fundamentais.
Sabemos que os líderes são os principais defensores da cultura de uma empresa. Eles devem viver os valores da organização em todas as suas ações e decisões. O RH deve trabalhar para desenvolver líderes que sejam modelos de comportamento cultural. Pois não adianta somente mandar, tem que ser exemplo!
Assim sendo, agora que você já conhece todos os tipos de cultura, veja em qual sua empresa se encaixa e parta para o ataque!
Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.