Controle de ponto

Como o ponto digital biométrico transforma a gestão de pessoas em empresas de grande porte?

Descubra como o ponto digital biométrico melhora a gestão de horários e aumenta a produtividade da sua empresa.

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Lukas Letieres

HR Consultant

ponto digital biometrico

7 de outubro, 2024

Neste artigo, vamos ver em detalhes o funcionamento, os benefícios e as considerações legais do controle de ponto digital biométrico. Assim, você conseguirá otimizar a gestão de tempo e presença de todos os colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Vejamos também como o ponto digital biométrico transforma, e torna muito mais prática a gestão de pessoas nas empresas de grande porte.

Podemos, com toda a certeza, afirmar que o relógio de ponto biométrico é a ferramenta ideal para pequenas, médias e grandes empresas. Pois ele registra o fluxo de funcionários e horas trabalhadas de uma maneira prática, segura e eficiente!

Registrando assim, com precisão os horários de entrada no trabalho, saída para almoço, retorno do almoço e saída do trabalho, além de horas extras, caso haja.

Vejamos abaixo com maiores detalhes o que é o ponto digital biométrico.

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Sistema de controle de ponto digital simple e centralizado da Sesame RH

Supervisione e gerencie o tempo de trabalho de sua equipe de maneira eficiente, registre as horas trabalhadas e otimize o planejamento de recursos para melhorar a produtividade.

O que é o ponto digital biométrico?

Antes de falarmos sobre o ponto digital biométrico propriamente dito, vejamos primeiramente o que é biometria.

A biometria é um conjunto de características biológicas que são usadas na identificação de pessoas, tais como as nossas digitais, o nosso rosto, os olhos e a voz.

O ponto digital biométrico é um aparelho muito comum, encontrado em diversas empresas que realizam o controle de jornada dos funcionários.

A respeito da sua funcionalidade, o processo de leitura biométrica é bem simples e, geralmente, usa-se a impressão digital das mãos.

Ao iniciar o dia de trabalho na empresa, o funcionário posiciona seu dedo cadastrado, e o equipamento faz o scanner de sua digital para registrar o ponto.

Importante sabermos também que não é somente a digital que pode servir como meio de identificação. Essa identificação biométrica pode ser realizada através de outras características físicas, vejamos quais.

Impressão digital

É o método mais utilizado, pois a maioria dos relógios de ponto biométrico utilizam esse tipo de autenticação.

Seu funcionamento é o seguinte: é só o funcionário posicionar seu dedo no leitor biométrico óptico, ele faz a leitura do desenho da digital, e a compara com a registrada no banco de dados. Isso acontece porque nossa digital é única, ou seja, ninguém tem o mesmo formato de impressão digital.

Reconhecimento facial

Para realizar o reconhecimento facial, juntam-se todos os traços de nosso rosto, ou seja, nossas características pessoais.

O mais vantajoso deste sistema, é que você não precisa de um determinado aparelho específico. Você pode utilizar o seu próprio celular ou um tablet. Basta posicionar-se em frente ao aparelho e registrar a sua imagem.

Assim que a sua imagem é registrada, o software faz o mesmo processo do leitor de digital, ele recolhe a sua imagem e a compara com as já gravadas no banco.

Registro vocal

O registro por voz, entretanto, é um dos métodos biométricos menos utilizados, pois não são todos os sistemas que possuem esse método de registro de ponto. Ele utiliza a análise da voz da pessoa, como os seus sinais agudos.

Benefícios do ponto biométrico na segurança e conformidade

Abaixo, fizemos uma lista com os principais benefícios que o controle de ponto biométrico oferece à sua empresa com referência à segurança e conformidade. Vamos acompanhar?

Facilidade de implementar

A facilidade da implementação e configuração do sistema são, sem dúvida, as características principais para a escolha. Através de uma assistência técnica adequada, a transição para esse sistema é rápida e eficiente, o que minimiza as interrupções nas operações do dia a dia.

Reduz fraudes e erros

Com métodos biométricos, o sistema de ponto eletrônico reduz visivelmente a possibilidade de fraudes. Dessa maneira, assegura que apenas os funcionários autorizados possam registrar suas jornadas, mantendo a integridade dos registros.

Segurança de dados

Os sistemas de ponto eletrônico protegem a privacidade e a segurança dos dados dos colaboradores, garantindo assim que as informações pessoais dos funcionários estejam protegidas contra acesso não autorizado e violações de dados.

Mobilidade

Quando o controle de ponto biométrico também é digital, ou seja, tem o formato de um aplicativo de ponto para smartphone, ele também adquire mobilidade. Isso significa que funcionários externos conseguem registrar seus horários com a mesma facilidade que os que estão dentro da empresa e que não são formadas filas para marcação.

Impacto na produtividade e eficiência operacional

Podemos perceber o impacto desse sistema na gestão de tempo e produtividade, pois com essa tecnologia, é possível obter um controle mais preciso e automatizado das horas trabalhadas pelos funcionários. Isso permite que a empresa identifique gargalos, otimize os fluxos de trabalho e melhore a eficiência da equipe.

Através do controle de ponto digital, a empresa contará não só com maior transparência e segurança para a gestão de tempo, como também eliminando problemas como fraudes, atrasos no processamento e erros de registro.

Neste sistema, acima de tudo, com a possibilidade de registrar o ponto eletronicamente a partir de um celular, os colaboradores contam com maior autonomia e comodidade, resultando em uma maior satisfação e engajamento.

Como escolher o melhor sistema de ponto biométrico

Existem alguns pontos muito importantes na hora da escolha de seu sistema de ponto. Ele deve oferecer:

Segurança

Verificar se o sistema de ponto eletrônico esteja adequado à Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego, pois somente com essa adequação, esse sistema terá validade para reunir provas na hora de se defender de uma ação trabalhista.

Atendimento

Porém, antes de contratar uma empresa, analise o atendimento desde a parte de vendas até o treinamento com o suporte. Isso diz muito sobre como a empresa vai se comportar quando você for um efetivo cliente.

Facilidade de utilização

É primordial para você economizar tempo com o suporte da empresa. Caso isso não aconteça, você terá dificuldades para simplificar as operações do seu negócio.

Analise, em princípio, também de se o sistema é rápido para baixar a folha de ponto, se é fácil acrescentar ou desligar um funcionário do sistema e se os ajustes e solicitações são feitos de maneira rápida.

Lembre-se que antes decidir pela utilização de um sistema, é muito importante realizar pesquisas, solicitar indicações e verificar quais as empresas que promovem gratuidade na utilização inicial dos serviços.

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Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


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