Controle de ponto

Crie uma cultura de responsabilidade com a melhoria da pontualidade no trabalho

Melhore a pontualidade no trabalho e incentive a responsabilidade na equipe com dicas práticas e resultados comprovados.

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Lukas Letieres

HR Consultant

pontualidade no trabalho

28 de outubro, 2024

Pontualidade no trabalho é o termo utilizado para se referir ao comportamento de chegar no ambiente profissional no horário estipulado ou de entregar uma tarefa no prazo acordado.

Abaixo veremos a importância de criar uma cultura de responsabilidade com o intuito de melhorar a pontualidade.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre esse assunto tão importante, não só na vida profissional, como também na pessoal.

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Por que a pontualidade no trabalho é importante?

Quando um profissional, seja de qualquer área, é assíduo e pontual, como resultado demonstra algumas qualidades que são muito bem-vistas no mundo corporativo. Separamos abaixo algumas delas para que você tome conhecimento.

  • Compromisso com a empresa e com colegas de trabalho.
  • Respeito pelos superiores e equipe.
  • Confiabilidade.
  • Capacidade de gestão de tempo.
  • Cria oportunidades de crescimento na vida profissional.
  • Disciplina.
  • Responsabilidade.
  • Agrega valor à imagem profissional.
  • Melhora sua credibilidade.
  • Cumpre os prazos de entrega.

Por certo, estas são apenas algumas das qualidades que o colaborador demonstra ao ser pontual.

Pontualidade como indicador de desempenho

Certamente, a pontualidade é um dos indicadores de desempenho com os quais a empresa conta para qualificar o profissional. A pontualidade significa que ele chega sempre no horário previsto. Isso é algo que transmite confiança, coerência, respeito pelos superiores e pelos colegas de equipe e mostra o impacto de seu trabalho na empresa.

Como melhorar a pontualidade dos colaboradores?

Existem algumas providências que a empresa deve ter o cuidado de tomar para que possa cobrar com rigor a pontualidade de seus colaboradores, são elas:

Comunicação clara

Realize o mais claramente possível a comunicação interna com seus colaboradores. Dessa maneira eles não poderão dizer que não estão cientes das políticas de pontualidade.

Reforce sempre a importância

Retome sempre o assunto em todas as reuniões e fale sobre a importância e as vantagens de ser visto na empresa como uma pessoa pontual.

Reconhecimento

É muito interessante a empresa implementar programas de reconhecimento individual para incentivar a pontualidade e garantir a atenção do colaborador para este ponto.

Treinamento

Ofereça, sempre que possível, treinamentos sobre gestão eficaz do tempo. Dessa maneira o assunto será sempre lembrado e permanecerá na mentalidade do colaborador para que o coloque sempre em prática. Incentive a participação em workshops sobre técnicas de organização pessoal.

Feedback

Elabore regularmente avaliações que destaquem a pontualidade como um critério positivo. Ofereça sempre feedback construtivo para os que mais se destacam.

Liderança como exemplo

Os líderes devem ser os mais cobrados, pois são eles que servem de exemplo para os demais liderados. Se o gestor não dá o exemplo e não é cobrado, isso gera uma sensação de insatisfação.

Valores organizacionais

A pontualidade deve ser sempre parte integrante dos valores fundamentais que compõem a empresa.

Campanhas

É muito interessante também a criação de campanhas internas que reúnam materiais educativos e workshops abordando o assunto.

A empresa deve conhecer seus colaboradores e desenvolver campanhas que os incentivem a pensar no assunto como uma alavanca para seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Exemplos de políticas de pontualidade eficazes

Cada organização é única e possui suas individualidades, dessa maneira não é possível ter regras e padrões que incluam todos, não é mesmo?

Porém é possível estipular fatores em comum para serem analisados e, assim, produzir uma política adequada para cada ambiente e garantir a regularidade da jornada de trabalho realizada na empresa.

Conheça alguns itens importantes para avaliar na construção de um política de controle de ponto.

Separamos, para seu conhecimento, alguns dos principais pontos que a empresa deve focar e que seja comum para todos.

Definição de todos os horários

Definir a jornada de trabalho é extremamente importante ao se pensar sobre uma política de registros de ponto.

O horário de entrada, saída e intervalos devem ser acordados com todos os colaboradores para que ambas as partes sejam favorecidas. Além disso, essa clareza também evita a realização de horas extras sem necessidade, que depois terão que ser descontadas, pagas ou compensadas de alguma forma.

Estabelecer políticas

Quando a empresa estipula margens de atraso e adiantamentos do registro de ponto, certamente, ajuda os colaboradores a se manterem dentro do horário pré-estabelecido, mesmo quando imprevistos do dia a dia acontecerem.

É necessário também decidir as medidas que serão tomadas em casos de atrasos além da margem tolerada e de faltas não justificadas. Isso cria resposta padrão para que todos sejam tratados de maneira igual.

Criar pausas e intervalos pré-estabelecidos

Já é de conhecimento que, segundo o Art. 71 da CLT, as jornadas de trabalho de até seis horas devem ter um intervalo de pelo menos quinze minutos. Bem como nas jornadas de trabalho com uma carga horária maior, os intervalos devem ser de, no mínimo, uma hora.

Quando se cria intervalos para descanso e alimentação a empresa deve incentivar a realização dessas pausas, assim o excesso de trabalho é evitado e você cuida da saúde, bem-estar e produtividade dos funcionários.

Normas para o banco de horas

O banco de horas facilita a gestão de saídas antecipadas, atrasos, faltas e horas extras.

Porém as normas devem ser bem claras para que os colaboradores entendam o que é banco de horas e como ele funciona. Pois todos deverão se utilizar desse benefício igualmente para evitar desentendimentos.

Monitoramento do relógio de ponto

Sem dúvida, conferir frequentemente os registros de ponto é aconselhado para verificar se os colaboradores estão seguindo as normas de pontualidade no trabalho adotadas pela empresa e para identificar possíveis erros.

Esse monitoramento permite não apenas verificar fraudes nos horários da jornada de trabalho como também falhas no registro, possibilitando correções e melhorias.

Treinamento

Defina as regras e repasse aos colaboradores de forma simples e direta, através de um treinamento, com o intuito de que todos compreenderam.

Reforce sempre a importância da correta marcação do ponto já que o controle dessa tarefa impacta diretamente na folha de pagamento, e no salário de todos!

Lembre-se sempre que pontualidade é sinal de respeito e comprometimento com a organização, e acima de tudo com gestores e companheiros de trabalho!

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Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


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