Controle de ponto
Crie uma cultura de responsabilidade com a melhoria da pontualidade no trabalho
Melhore a pontualidade no trabalho e incentive a responsabilidade na equipe com dicas práticas e resultados comprovados.
Controle de ponto
Melhore a pontualidade no trabalho e incentive a responsabilidade na equipe com dicas práticas e resultados comprovados.
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Lukas Letieres
HR Consultant
28 de outubro, 2024
Pontualidade no trabalho é o termo utilizado para se referir ao comportamento de chegar no ambiente profissional no horário estipulado ou de entregar uma tarefa no prazo acordado.
Abaixo veremos a importância de criar uma cultura de responsabilidade com o intuito de melhorar a pontualidade.
Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre esse assunto tão importante, não só na vida profissional, como também na pessoal.
Quando um profissional, seja de qualquer área, é assíduo e pontual, como resultado demonstra algumas qualidades que são muito bem-vistas no mundo corporativo. Separamos abaixo algumas delas para que você tome conhecimento.
Por certo, estas são apenas algumas das qualidades que o colaborador demonstra ao ser pontual.
Certamente, a pontualidade é um dos indicadores de desempenho com os quais a empresa conta para qualificar o profissional. A pontualidade significa que ele chega sempre no horário previsto. Isso é algo que transmite confiança, coerência, respeito pelos superiores e pelos colegas de equipe e mostra o impacto de seu trabalho na empresa.
Existem algumas providências que a empresa deve ter o cuidado de tomar para que possa cobrar com rigor a pontualidade de seus colaboradores, são elas:
Realize o mais claramente possível a comunicação interna com seus colaboradores. Dessa maneira eles não poderão dizer que não estão cientes das políticas de pontualidade.
Retome sempre o assunto em todas as reuniões e fale sobre a importância e as vantagens de ser visto na empresa como uma pessoa pontual.
É muito interessante a empresa implementar programas de reconhecimento individual para incentivar a pontualidade e garantir a atenção do colaborador para este ponto.
Ofereça, sempre que possível, treinamentos sobre gestão eficaz do tempo. Dessa maneira o assunto será sempre lembrado e permanecerá na mentalidade do colaborador para que o coloque sempre em prática. Incentive a participação em workshops sobre técnicas de organização pessoal.
Elabore regularmente avaliações que destaquem a pontualidade como um critério positivo. Ofereça sempre feedback construtivo para os que mais se destacam.
Os líderes devem ser os mais cobrados, pois são eles que servem de exemplo para os demais liderados. Se o gestor não dá o exemplo e não é cobrado, isso gera uma sensação de insatisfação.
A pontualidade deve ser sempre parte integrante dos valores fundamentais que compõem a empresa.
É muito interessante também a criação de campanhas internas que reúnam materiais educativos e workshops abordando o assunto.
A empresa deve conhecer seus colaboradores e desenvolver campanhas que os incentivem a pensar no assunto como uma alavanca para seu crescimento e desenvolvimento profissional.
Cada organização é única e possui suas individualidades, dessa maneira não é possível ter regras e padrões que incluam todos, não é mesmo?
Porém é possível estipular fatores em comum para serem analisados e, assim, produzir uma política adequada para cada ambiente e garantir a regularidade da jornada de trabalho realizada na empresa.
Conheça alguns itens importantes para avaliar na construção de um política de controle de ponto.
Separamos, para seu conhecimento, alguns dos principais pontos que a empresa deve focar e que seja comum para todos.
Definir a jornada de trabalho é extremamente importante ao se pensar sobre uma política de registros de ponto.
O horário de entrada, saída e intervalos devem ser acordados com todos os colaboradores para que ambas as partes sejam favorecidas. Além disso, essa clareza também evita a realização de horas extras sem necessidade, que depois terão que ser descontadas, pagas ou compensadas de alguma forma.
Quando a empresa estipula margens de atraso e adiantamentos do registro de ponto, certamente, ajuda os colaboradores a se manterem dentro do horário pré-estabelecido, mesmo quando imprevistos do dia a dia acontecerem.
É necessário também decidir as medidas que serão tomadas em casos de atrasos além da margem tolerada e de faltas não justificadas. Isso cria resposta padrão para que todos sejam tratados de maneira igual.
Já é de conhecimento que, segundo o Art. 71 da CLT, as jornadas de trabalho de até seis horas devem ter um intervalo de pelo menos quinze minutos. Bem como nas jornadas de trabalho com uma carga horária maior, os intervalos devem ser de, no mínimo, uma hora.
Quando se cria intervalos para descanso e alimentação a empresa deve incentivar a realização dessas pausas, assim o excesso de trabalho é evitado e você cuida da saúde, bem-estar e produtividade dos funcionários.
O banco de horas facilita a gestão de saídas antecipadas, atrasos, faltas e horas extras.
Porém as normas devem ser bem claras para que os colaboradores entendam o que é banco de horas e como ele funciona. Pois todos deverão se utilizar desse benefício igualmente para evitar desentendimentos.
Sem dúvida, conferir frequentemente os registros de ponto é aconselhado para verificar se os colaboradores estão seguindo as normas de pontualidade no trabalho adotadas pela empresa e para identificar possíveis erros.
Esse monitoramento permite não apenas verificar fraudes nos horários da jornada de trabalho como também falhas no registro, possibilitando correções e melhorias.
Defina as regras e repasse aos colaboradores de forma simples e direta, através de um treinamento, com o intuito de que todos compreenderam.
Reforce sempre a importância da correta marcação do ponto já que o controle dessa tarefa impacta diretamente na folha de pagamento, e no salário de todos!
Lembre-se sempre que pontualidade é sinal de respeito e comprometimento com a organização, e acima de tudo com gestores e companheiros de trabalho!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.