Controle de ponto

Modernize o controle de horários com a última geração de máquinas de ponto digital

Modernize o controle de horários com a última geração de máquina de ponto digital e controle a gestão de horários. Inove e simplifique!

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

máquina de ponto digital

30 de outubro, 2024

Saiba mais sobre a última geração de máquina de ponto digital e modernize o controle de horários de sua empresa.

Vejamos abaixo todos os detalhes sobre o assunto.

sesame hr logo

Sistema de controle de ponto digital simple e centralizado da Sesame RH

Supervisione e gerencie o tempo de trabalho de sua equipe de maneira eficiente, registre as horas trabalhadas e otimize o planejamento de recursos para melhorar a produtividade.

O que é uma máquina de ponto digital e como funciona?

A máquina de ponto eletrônico é um sistema que as empresas utilizam para o registro dos horários da jornada de trabalho dos colaboradores. Isso inclui a hora entrada, saíde e intervalos.

Devido ao fato de ser um sistema moderno, ele representa mais segurança e eficiência para as empresas, pois as informações registradas são precisas e mais fáceis de serem apuradas.

O surgimento do ponto eletrônico digital para substituir os pontos manuais e mecânicos, tornou o trabalho de gestão do RH muito mais estratégico. Pois ao otimizar processos tais como fechamento e cálculo de folha de pagamento, o RH tem muito mais tempo para pensar em melhorias. Isso tanto para o clima organizacional, trabalhar cultura de feedback e dedicação ao recrutamento e retenção de talentos.

O funcionamento do ponto digital pode ser realizado através de alguns dispositivos, tais como:

  • Cartão de ponto
  • Biometria
  • Cartão magnético
  • Ponto online

Mesmo que os dispositivos acima sejam mais modernos que a tradicional folha de ponto ou cartão de papelão, o mais completo é o ponto online, que pode ser registrado de qualquer localidade. Ele não precisa de uma máquina fixa na empresa, de cartões magnéticos que podem ser perdidos ou de manutenção constante.

Vantagens das máquinas de ponto digital para empresas

Vejamos agora, algumas da muitaas vantagens de contar com uma máquina de ponto digital em seu negócio.

Rapidez

Com a marcação tradicional, os funcionários fazem uma fila, e precisam esperar chegar sua vez para baterem o ponto, colocar a sua digital ou cartão e, somente depois disso tudo, ele seguirá para o seu trabalho.

Imagine uma empresa com 1.000 funcionários em fila para bater o ponto, impensável, não é mesmo?

Neste sentido, o relógio de ponto digital permite que os funcionários possam realizar a marcação de ponto de qualquer lugar. Portanto, o processo será mais rápido, fácil e otimizado.

Segurança

Possui maior segurança no armazenamento dos pontos e redução de erros e fraudes, pois registra todas as informações na nuvem e utiliza tecnologia de ponta para assegurar que não haverá erros ou fraudes na coleta e processamento dos dados.

Precisão e transparência

Quando a gestão e controle de ponto são feitos manualmente, a possibilidade de erros é muito maior. Afinal, a equipe de RH precisará se dividir para analisar todas as informações manualmente e ter a certeza de que tudo foi registrado corretamente.

Com a tecnologia do relógio de ponto digital o registro de horários é exato, além de fazer com que o colaborador registre com mais facilidade e evite o esquecimento.

Além disso, a equipe de RH tem acesso aos dados em tempo real, já compilados e armazenados, o que poupa muito tempo e trabalho do time.

Flexibilidade

O relógio de ponto digital permite flexibilidade, autonomia e mobilidade aos colaboradores, pois o gestor pode delimitar uma região como perímetro aceitável para a marcação do ponto.

As corporações que trabalham em formato home office, híbrido ou que possuem trabalhadores que precisam estar sempre fora do escritório, visitando clientes ou viajando, por exemplo, podem registrar o ponto de qualquer lugar, horário ou dispositivo, sem nenhuma falha ou dano durante o registro das informações.

Otimização do RH

E por fim, ao optar pela utilização de um relógio de ponto digital a empresa também permite a otimização do trabalho dos profissionais da área de RH.

Conforme já mencionado, a equipe de RH acessará todos os dados em tempo real, já reunidos em gráficos fáceis de serem lidos e sem a necessidade de tarefas manuais, repetitivas e burocráticas.

Esse sistema garante que não haja erros durante o registro do ponto e ajuda a empresa a evitar prejuízos por falta de organização.

Após ter conhecimento de todas estas informações vejamos abaixo como escolher a máquina de ponto digital mais adequada ao seu negócio.

Como escolher a máquina de ponto digital adequada?

A escolha de uma máquina de ponto deve ser muito criteriosa, pois deve considerar as muitas variáveis que existem. Veja as dicas que separamos.

Necessidade

Primeiramente você deve considerar as necessidades específicas da empresa. Veja se os colaboradores em sua maioria trabalham presencialmente, em home office ou em um modelo híbrido. Com toda a certeza, essa análise permitirá escolher um sistema de controle de ponto que se ajuste à dinâmica de trabalho de seu time.

Exigências legais

Ter conhecimento das exigências legais é fundamental na hora de escolher o melhor relógio de ponto. Em princípio, assegure-se de que o dispositivo atenda as determinações das portarias que regem o controle de ponto, tais como a exibição precisa do horário em tempo real e características específicas de hardware, como a presença de porta USB externa.

Segurança da informação

Com efeito, este é um assunto extremamente delicado e que requer muito cuidado. Ao realizar a escolha de um relógio de ponto, prefira as opções que ofereçam maiores recursos de segurança. Avalie se o sistema de registro de entrada e saída impede fraudes e garante a integridade dos dados, protegendo assim a empresa de possíveis multas ou processos trabalhistas.

Integração com softwares e Recursos Humanos

Pesquise se o relógio de ponto se integra aos softwares e recursos humanos que a empresa já utiliza. Por exemplo, sistemas de folha de pagamento, ferramentas de gestão de recursos humanos e outros aplicativos. A integração eficiente simplifica os processos, evita retrabalhos e melhora a eficácia operacional.

Manutenção e suporte

Avalie, com efeito, os custos de manutenção do equipamento e do software associado. Certifique-se de que a empresa oferece suporte e implementação adequados. Por outo lado, uma empresa que também inclua manutenção preventiva e suporte técnico pode ser fundamental.

Impactos da digitalização do controle de ponto na produtividade

Através dessa tecnologia, a empresa, certamente, consegue ter um controle mais preciso e automatizado das horas trabalhadas. Isso permite identificar obstáculos, otimizar os fluxos de trabalho e aumentar a eficiência da equipe.

Oferece, como resultado, mais transparência e segurança para a gestão de tempo, eliminando problemas como fraudes, atrasos no processamento e erros de registro.

Implementar um sistema de controle de ponto digital pode, parecer desafiador, mas na verdade, é um processo relativamente simples e rápido que trará inúmeros benefícios não somente para o setor de RH, mas para a empresa como um todo.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (54 votos)
Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


A maneira mais completa de monitorar e registrar o tempo e a presença na sua empresa.