Recrutamento e seleção
Como calcular o salário PJ?
Saiba como calcular o salário PJ com precisão e otimize custos para decisões mais estratégicas na sua empresa.
Recrutamento e seleção
Saiba como calcular o salário PJ com precisão e otimize custos para decisões mais estratégicas na sua empresa.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
25 de novembro, 2024
Nesse conteúdo, explicaremos como calcular o salário PJ de forma simples e descomplicada, e ainda tirando todas as suas dúvidas.
Com toda a certeza você sabe que o salário PJ é a remuneração paga por uma empresa contratante a profissionais autônomos que prestam serviços na condição de pessoa jurídica.
Por muito tempo, essa prática era proibida. Por fim ela foi autorizada com a entrada em vigor da Lei 13.46/2017, editada pela Medida Provisória 808/2017 que definiu a contratação de profissional autônomo PJ. Porém, devem ser cumpridas todas as regras legais.
Uma questão que gera ainda muitas dúvidas é a do cálculo do salário PJ. Entretando acompanhando nosso artigo você tirará todas as suas dúvidas.
Ao longo deste artigo, mostramos as diferenças entre CLT e PJ e como você pode escolher entre uma modalidade ou outra. Com essas informações, é possível fazer uma escolha muito mais consciente e adequada para seu futuro.
Para um trabalhador CLT é muito mais fácil entender o cálculo de descontos sobre seu salário. A empresa fecha a folha de pagamento e você recebe seu holerite fechado com todos os descontos já contabilizados. Você já sabe de antemão o quanto irá receber no final do mês.
Antes de tudo, você deve calcular sua retirada mensal no regime PJ, você precisará reunir todos os valores recebidos de cada empresa ou trabalho para o qual preste serviço. Após apurar o valor total, você deverá realizar a subtração de todos os descontos com impostos pagos pelo envio de notas fiscais.
Após apurar esse valor, você deve separar os valores que corresponderiam a férias, décimo terceiro salário, FGTS, despesas com transporte, alimentação, entre outros.
O cálculo do salário PJ é mais complicado, pois nem todos os meses você recebe o mesmo valor. Pode acontecer que em um determinado mês você não realize muitos trabalhos, ou que não haja tantos projetos. Então os valores certamente não serão os mesmos.
Outra coisa que é variável neste cálculo é em qual tipo de PJ você se encaixa, pois cada um deles conta com uma alíquota de imposto diferente. Existem alguns tipos de segmento, os quais veremos a seguir.
O sistema de PJ pode ter os seguintes títulos:
E qual a diferença entre todas as nomenclaturas que citamos acima?
Inicialmente, devemos esclarecer que todas elas dizem respeito aos formatos que uma empresa pode ter em nosso país. A diferença entre uma e outra basicamente é quantidade de sócios ou o valor de faturamento anual que cada tipo pode gerar.
Então, antes de abrir oficialmente seu CNPJ é necessário que você conheça cada tipo minuciosamente, e veja em qual você se encaixa.
O que é mais vantajoso, trabalhar como CLT ou PJ? Essa é uma dúvida que vem ganhando força entre os profissionais. Para ajudá-lo a encontrar essa resposta, fizemos um passo a passo do que você deve poupar para cobrir todos os benefícios que receberia se fosse contratado no regime de CLT.
Para calcular salário PJ, você deve levar em conta os seguintes valores:
Como resultado, de acordo com o apurado neste cálculo, e mais o que ganharia como CLT é que você terá a certeza de se tratar de um bom negócio, ou não!
Na prática, uma remuneração de PJ bruta precisa ser, em média, de 30% a 50% maior do que o salário bruto como CLT.
Como já mencionamos anteriormente, na prática, uma remuneração de PJ precisa ser, em média, de 30% a 50% maior do que o salário como CLT para que compense a perda dos benefícios que um empregado neste regime recebe.
Um ponto muito importante a ser analisado é o pagamento dos impostos por cada categoria. Como resultado, os chamados trabalhadores com carteira assinada acabam pagando mais imposto e tendo um desconto maior em sua folha de pagamento.
Obviamente, os prestadores de serviço também precisam pagar tributos, mas, são muito menores o que costuma compensar financeiramente. Os impostos podem ser menores, principalmente para empresas sob o regime de MEI.
O que ao mesmo tempo faz a parte financeira ficar mais em evidência, é que se torna possível prestar serviço para diferentes empresas, deixando o currículo, as habilidades e o retorno financeiro muito mais atrativos.
A calculadora PJ x CLT é uma ferramenta importante para que o trabalhador compreenda, de forma rápida e prática, as diferenças entre esses dois regimes trabalhistas.
As modificações no mercado de trabalho trouxeram, aliás, novos modelos de contratação e, para alguns profissionais, essas novidades se tornaram motivos de dúvidas.
A Calculadora PJ x CLT compara os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT, assim você descobre o salário bruto que você deve ganhar como PJ para manter seus ganhos equilibrados.
Dessa maneira, ela ajuda, e muito, também a comparar CLT x PJ, visando auxiliar na tomada de decisão sobre qual a melhor opção para se trabalhar em uma empresa, atuar como um prestador de serviços (PJ) ou ter carteira assinada (CLT).
No entanto, no modelo PJ, o trabalhador deve pagar seus próprios impostos, como Imposto de Renda e INSS, além de buscar seus próprios benefícios.
Por outro lado, no modelo CLT, a empresa deve fazer a dedução desses impostos diretamente do salário do trabalhador, além de fornecer seus benefícios.
Finalmente, agora que você já sabe como calcular o salário PJ, com certeza, saberá qual o tipo de empresa você deverá formar para conseguir sua tão sonhada liberdade financeira!
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.