Gestão documental
Como a conectividade social pode transformar a gestão de RH na sua empresa
Conheça o que é e como a conectividade social pode transformar para muito melhor a gestão de RH na sua empresa. Descubra como implementar!
Gestão documental
Conheça o que é e como a conectividade social pode transformar para muito melhor a gestão de RH na sua empresa. Descubra como implementar!
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
8 de dezembro, 2024
Você tem idéia de como a conectividade social pode transformar a sua gestão de Recursos Humanos?
No cenário corporativo atual, o setor de Recursos Humanos precisa ir além da rotina operacional. Aquele setor de RH que que fazia guias de pagamentos, de impostos e taxa, ficou há muito para trás.
Na nova visão de RH o setor deve cuidar de estratégias para reunir o melhor time e cuidar para que ele fique na empresa por muito tempo.
Então, se não fossem os avanços tecnológicos, isso seria praticamente impossível. A conectividade social é uma desasa ferramentas que facilitam o trabalho da equipe de RH, pois consegue reunir muitas tarefas em um só sistema.
Veremos, no decorrer de nosso artigo, como esse sistema revolucionou o compartilhamento de informações sem a necessidade de perder tempo.
A conectividade social é um sistema desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (CEF) que surgiu para facilitar a integração entre empresas, empregadores, trabalhadores e órgãos governamentais.
O sistema tem como finalidade o compartilhamento de informações relacionadas à área trabalhista e previdenciária de forma eficiente e segura.
Trata-se de um sistema fundamental para a gestão de dados sobre Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contribuições previdenciárias e outras informações para a relação entre empregador e empregado.
Através dessa plataforma, empresas podem enviar dados de folha de pagamento, declarações e outras obrigações legais, garantindo conformidade e agilidade nos processos.
O conectividade social ICP é a evolução do conectividade social da qual falamos acima e que você já conhece. Com a implantação do modelo ICP para as certificações digitais no Brasil, o conectividade social mudou para melhor.
A tecnologia avançou, revisou as funcionalidades, adicionou processos e aprofundou a segurança. Por isso, a conectividade social ICP traz alterações significativas ao dia-a-dia das empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos e até mesmo governo e poder judiciário. Seja como for, podemos dizer que um dos maiores avanços foi a transformação do conectividade social em um canal 100% web.
Dentre as funcionalidades que a ferramenta apresenta, citaremos como exemplo as principais:
Destina-se aos empregadores, ou seja, pessoas jurídicas que contratam funcionários sob o regime da CLT. É direcionada às empresas de todos os portes e segmentos, que podem ser micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
A conectividade social também pode ser utilizada ao mesmo tempo pelos escritórios de contabilidade e empresas de assessoria contábil que operam como representantes dos empregadores.
Esses profissionais acessam a plataforma em nome de seus clientes e assim realizam todas as operações relacionadas ao FGTS, tais como: registro de empregados, a emissão de guias de recolhimento e a movimentação das contas vinculadas.
Você somente conseguirá acesso à conectividade social se possuir um certificado digital, mas você sabe o que é?
O certificado digital é um documento eletrônico utilizado para autenticar a identidade de uma pessoa, empresa ou dispositivo na internet.
A Autoridade Certificadora (AC) é quem emite esse certificado, ou seja, uma entidade confiável que é a responsável por verificar a identidade do titular do certificado e garantir a sua validade.
Além disso, o certificado digital contém informações sobre o titular, além de uma chave pública usada para criptografar dados. Em suma, seu principal objetivo é garantir a segurança das comunicações e transações realizadas na internet.
Para adquirir um certificado para acesso da conectividade social, basta, portanto, procurar uma AC credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Agora vejamos como acessar a conectividade social com o certificado digital.
Para acessar a conectividade social, só siga estes passos:
Pronto! Agora você pode enviar dados ao FGTS e gerenciar informações trabalhistas de forma segura e prática.
Com efeito, vejamos as leis nas quais estão pautadas a conectividade social que você precisa conhecer para entender melhor a importância desse sistema.
Lei nº 8.036/1990 – FGTS – A conectividade social foi criada para facilitar o envio de dados e garantir que os recolhimentos do FGTS sejam feitos corretamente.
Lei nº 9.528/1997 – SEFIP – Responsável por agrupar as informações fiscais e trabalhistas que são enviadas pela conectividade social. A lei detalha as obrigações das empresas quanto ao envio desses dados e como o sistema deve ser utilizado.
Lei Complementar nº 150/2015 – Empregados domésticos – Esta legislação obriga o recolhimento do FGTS para essa categoria.
Medida Provisória nº 2.200-2/2001 – ICP-Brasil – Essa medida provisória criou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que regula o uso de certificados digitais no país.
Vejamos algumas das muitas funcionalidades que a conectividade social permite às empresas e colaboradores.
Por ultimo, a conectividade social é uma ferramenta indispensável para modernizar a gestão de RH, mas, ao integrá-la a soluções completas como o Sesame HR, sua empresa pode ir ainda mais longe. Com a automação de tarefas, gestão documental eficiente e recursos tecnológicos avançados, o Sesame HR transforma o gerenciamento de pessoas em um processo simples e estratégico!
Tenho mais de 12 anos de experiência em Recursos Humanos. Sou orientada para o cliente interno e externo, especializada na definição e implementação de políticas de RH e na gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos.