Desempenho e produtividade

9 dicas para motivar e melhorar o engajamento no trabalho

O engajamento no trabalho é fundamental para o sucesso de uma empresa. Confira as dicas que Sesame preparou para motivar a sua equipe!

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Marcos Lopez

HR Consultant

9 dicas para motivar e melhorar o engajamento no trabalho

21 de junho, 2023

Uma das principais preocupações do RH com os funcionários é o grau de engajamento que eles têm com a empresa. Afinal, o engajamento no trabalho faz com que os profissionais tenham mais vontade de dar o seu melhor para ajudar a equipe a conseguir melhores resultados.

Mas conseguir uma equipe engajada não é algo feito do dia para a noite, leva algum tempo até poder ver os resultados em avaliações de desempenho, por exemplo. É preciso um trabalho constante para criar esse engajamento e não deixar que ele se perca ao longo do tempo.

Por conta da grande importância do engajamento para a boa performance da empresa, Sesame preparou uma lista com 9 dicas para deixar seus funcionários mais engajados e motivados com os objetivos da empresa. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o engajamento no trabalho?

Antes de entender como criar uma equipe engajada, precisamos entender exatamente o que isso significa. Por isso, vamos à definição de engajamento no trabalho:

O engajamento vai muito além da satisfação no trabalho. Afinal, uma pessoa pode estar satisfeita com a sua função e com a empresa, mas não se engajar com os projetos. Por isso, podemos dizer que o engajamento é algo muito mais profundo, que envolve um senso de propósito e significado naquilo que é realizado pelo negócio e no trabalho do profissional.

Ele é formado por um envolvimento emocional, cognitivo e comportamental, que faz com que os colaboradores se sintam parte da organização e estejam motivados e comprometidos a dar o seu melhor e superar as expectativas para ajudar a empresa a alcançar o sucesso.

Importância do engajamento no trabalho

Agora, vejamos a importância e o impacto que esse sentimento de pertencimento traz para a organização:

Aumento da produtividade

O funcionário engajado está mais motivado e tende a se empenhar mais nos projetos para alcançar as metas da empresa. Dessa forma, busca dar sempre o melhor de si, o que aumenta a produtividade e a qualidade de suas entregas.

Satisfação e bem-estar

Ao estarem engajados, os colaboradores tendem a estar mais satisfeitos com o seu trabalho e com as atividades que desempenham. Geralmente, o funcionário engajado encontra uma realização pessoal e profissional em suas tarefas diárias, sentindo que trabalha para atingir um propósito maior.

Isso tem um reflexo muito importante no ambiente de trabalho, onde os colaboradores estarão mais unidos e empenhados em atingir os objetivos da empresa. Além disso, a vida pessoal também é beneficiada, já que o colaborador acaba não passando por altos níveis de estresse, o que contribui para o seu bem-estar.

Atração e retenção de talentos

Funcionários engajados contribuem para a marca empregadora, já que a recomendam para amigos e familiares, e até mesmo compartilham coisas positivas sobre ela em suas redes sociais, por exemplo. Desta forma, ajudam a empresa a conseguir atrair melhores talentos para seus processos seletivos.

Além disso, o engajamento faz com que o colaborador queira permanecer na empresa por uma maior período de tempo, aumentando a retenção de talentos e diminuindo os custos com contratação.

Aumento da inovação e criatividade

Quanto mais engajados, mais os funcionários buscam compartilhar ideias e propor soluções inovadoras para atingir os objetivos organizacionais e para melhorar os processos internos.

Isso porque acabam se sentindo mais motivados a superar seus limites e buscar novos desafios e conhecimentos para aplicar em seus projetos.

Melhora do clima organizacional

Quando os colaboradores estão engajados, eles se sentem satisfeitos com a empresa e motivados a dar o seu melhor. Tudo isso é essencial para criar um clima mais leve, positivo, cooperativo e respeitoso. 

Como promover o engajamento no trabalho?

Agora que você já sabe qual a importância do engajamento dos funcionários, chegou a hora de descobrir algumas estratégias para promovê-lo no ambiente de trabalho.

Por isso, Sesame preparou uma lista com 9 dicas para você adotar na sua empresa e deixar seus colaboradores cada vez mais engajados.

1. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Quando o profissional tem acesso a um plano de carreira estruturado, programas de treinamento e outras formas de desenvolvimento de soft skills e hard skills, ele se sente valorizado pela organização.

Por isso, é essencial que a empresa invista no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, mostrando que acredita naquele talento e quer que ele continue se desenvolvendo dentro do seu time. 

2. Crie uma cultura organizacional positiva

É muito importante que a empresa construa uma cultura que preze pelo respeito, diversidade, inovação e colaboração. Assim, o ambiente de trabalho será um lugar seguro para que todos deem suas opiniões e contribuam ativamente para o desenvolvimento dos projetos.

Desta forma, os funcionários se sentirão mais motivados com o trabalho e satisfeitos em estarem em uma organização onde suas ideias são ouvidas e seus interesses considerados.

3. Incentive a construção de relacionamentos

Fazer com que o time esteja alinhado e tenha um relacionamento saudável e positivo entre si é essencial para promover o engajamento. Com isso, os profissionais passam a se conhecer melhor, aumentando a colaboração, o engajamento e a inovação.

Para ajudar nessa construção, você pode promover atividades de integração, como o team building, momentos de descontração, como happy hours e eventos de comemoração por batimento de metas, ou até mesmo reuniões para compartilhar projetos e resultados entre os times.

4. Reconheça e valorize os colaboradores

Reconhecer o trabalho e as conquistas de cada funcionário é muito importante para promover o engajamento da equipe. O reconhecimento é bom tanto para o funcionário que recebe, que se sente valorizado, como para os outros, que buscarão também se destacar para que sejam igualmente reconhecidos.

Essa valorização pode ser feita tanto de forma simples, por meio de uma mensagem de elogio e agradecimento privada ou pública, ou até mesmo por meio de prêmios e outros benefícios. Porém, é importante que o reconhecimento não pare por aí. Ele deve contribuir também para a conquista de novas oportunidades na empresa e futuras promoções e aumentos de salário.

5. Estabeleça metas claras e desafiadoras

Para que os funcionários estejam engajados, é preciso que eles tenham um propósito claro e um objetivo bem definido para seguir. Afinal, trabalhar sem saber a razão de estar desempenhando aquelas tarefas não é nada motivador.

Por isso, a empresa precisa estabelecer objetivos e metas claras, para que todos saibam exatamente o que estão buscando. Além disso, essas metas devem ser desafiadoras, assim, os profissionais se sentirão instigados a dar o seu melhor para chegar ao resultado esperado.

6. Fomente a comunicação aberta e transparente

Incentive os funcionários a compartilhar suas opiniões, sugestões e preocupações e faça com que eles se sintam ouvidos, seja por seus líderes ou pela alta gestão. A partir dessa comunicação aberta, eles terão um maior sentimento de pertencimento e ficarão mais engajados com os objetivos da organização.

Além disso, também é importante que seja estabelecida uma comunicação transparente entre ambas as partes, na qual a empresa sempre compartilhará os seus principais acontecimentos, suas metas e objetivos.

7. Inventive o feedback

Outro ponto que contribui muito para o engajamento dos funcionários é a prática de feedbacks constantes. Por isso, é importante que todos se sintam seguros para dar feedbacks construtivos para seus pares e superiores, buscando contribuir para a carreira um dos outros, além de melhorar a performance da equipe.

Algo que pode ser realizado é um treinamento sobre feedbacks, tanto para os líderes como para o restante da empresa. Isso porque muitos não sabem a melhor forma de dar um feedback ou como reagir ao receber um. Por isso, a empresa deve ajudá-los a aprimorar essa skill, que é extremamente importante para o desenvolvimento profissional e da empresa.

8. Permita a participação dos colaboradores

É difícil engajar os funcionários quando todas as decisões estratégicas vêm de cima e os gestores fazem um microgerenciamento das atividades. Eles se sentem sem voz e frequentemente pressionados para realizar atividades que nem sempre concordam ser a melhor saída para uma situação.

Por isso, permitir que os funcionários contribuam ativamente nas decisões e nos processos da empresa faz com que eles se sintam parte importante da organização e valorizados como profissionais. 

Dessa forma, é essencial que eles participem das tomadas de decisão e do desenvolvimento de projetos estratégicos. Para isso, conceder autonomia no trabalho e incentivar a criação de comitês e grupos de trabalho podem ser estratégias-chave para o aumento do engajamento.

9. Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Horário flexível e home office são algumas estratégias que a empresa pode adotar para incentivar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários. Assim, eles se sentem menos estressados e podem se organizar para ter uma melhor qualidade de vida.

Como identificar o grau de engajamento no trabalho?

Em um primeiro momento pode parecer difícil medir o grau de engajamento e satisfação dos colaboradores. Porém, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para ajudar nessa missão.

Realizar alguns tipos de questionários com os funcionários é uma das ações que você pode implementar. Pesquisas de satisfação e eNPS, por exemplo, ajudam a entender o que os colaboradores acham da empresa, se eles indicariam ela para amigos trabalharem, além de entender como está a satisfação do time.

Outra forma de realizar essa análise é por meio do People Analytics, uma ferramenta que reúne todas as informações dos funcionários e auxilia na análise dos dados.

Assim, o time de RH é capaz de entender quais colaboradores estão satisfeitos, os que precisam de algum tipo de treinamento, aqueles que merecem reconhecimento ou até mesmo quem não está engajado e pode estar prejudicando o time e procurando por novas oportunidades no mercado.

Como usar Sesame para medir o engajamento no trabalho

Com Sesame, você pode realizar todo esse acompanhamento de forma prática e de onde estiver. Nosso software permite que você crie e automatize o envio de questionários, além de ajudar a analisar suas respostas e outros diversos dados presentes na plataforma, como marcação de ponto, andamento de projetos, pesquisa de clima e avaliação de desempenho individual.

Agora que você já sabe como estimular o engajamento dos funcionários e as melhores formas de medi-lo, conheça mais sobre as soluções que Sesame proporciona para a sua empresa. Conheça nossa ferramenta e solicite uma demonstração gratuita!

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