Gestão

Analista de RH: Função, Importância e Contribuições para o Sucesso Empresarial

Você sabe qual é a função de um analista de RH e sua importância para o sucesso da empresa? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre o assunto!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Analista de RH: Função e Importância para o Sucesso Empresarial

28 de julho, 2023

O analista de RH é um cargo estratégico para qualquer empresa, não importa se é grande ou pequena. Afinal, toda organização é formada por pessoas, que precisam ser gerenciadas da melhor forma para garantir o alcance dos objetivos organizacionais, os quais cabem a estes profissionais preparar relatórios sobre.

Quer entender melhor o que faz o analista de recursos humanos? Então, continue a leitura e entenda quais são as suas funções e responsabilidades, as competências necessárias para esse profissional e os benefícios que eles trazem para a empresa. Vamos lá! 

O que faz um analista de RH?

O analista de RH desempenha funções super importantes dentro do seu departamento, auxiliando nas atividades voltadas à gestão e desenvolvimento de pessoas.

Confira uma lista das principais atribuições que esse profissional possui dentro de uma empresa:

Recrutamento e seleção

Esse profissional participa ativamente da estruturação e execução do processo de recrutamento e seleção. Aqui ele é responsável por atrair e contratar os candidatos que possuem maior fit com a vaga e a empresa.

Gestão de pessoas

O analista de recursos humanos também é responsável pelas tarefas administrativas relacionadas aos profissionais.

Dentre elas estão, por exemplo: registro dos funcionários, documentações relacionadas à admissão, demissão, promoção, aumento salarial e transferências, além de controlar a frequência dos colaboradores e seus benefícios.

Treinamento e desenvolvimento de funcionários

Da mesma forma, é papel do analista de RH identificar as necessidades de treinamentos, planejar e executar os programas de capacitação. Além disso, esse profissional deve analisar o seu impacto no desenvolvimento dos colaboradores.

Garantia dos direitos trabalhistas

Ainda, é esse profissional que garante os direitos trabalhistas dos funcionários dentro da organização, como férias, 13° salário, horas extras, dentre outros benefícios.

Ele também é responsável por criar e executar políticas internas, visando promover um ambiente de trabalho justo e igualitário para todos.

Auxílio nas decisões estratégicas

Por fim, o analista de RH é capaz de analisar dados internos dos funcionários para auxiliar os líderes e gestores na tomada de decisões estratégicas.

Dentre esses dados estão a produtividade e o desempenho dos times, o absenteísmo, a rotatividade e o tempo trabalhado por cada funcionário, por exemplo.

Quais são os benefícios de se ter um analista de RH no time?

Ter um analista de RH permite que a empresa cresça de forma mais saudável, garantindo os direitos e a satisfação dos funcionários, além de criar um melhor clima organizacional.

Entenda melhor alguns dos benefícios que esse profissional pode trazer para a organização:

Conformidade legal

O analista de RH está sempre se atualizando a respeito das leis trabalhistas, que estão em constante mudança. Assim, a organização garante que todos os requisitos legais sejam cumpridos, evitando processos trabalhistas.

Recrutamento e seleção eficaz

Esses profissionais são capacitados para planejar e executar um processo de admissão de forma estratégica e eficaz. Assim, os melhores talentos são contratados para os cargos ideais, aumentando a satisfação, a produtividade e motivação dos funcionários.

Ambiente de trabalho saudável

Com o trabalho frequente do analista de RH no processo de admissão, desenvolvimento e melhoria constante do clima organizacional, o ambiente de trabalho se torna um local mais saudável, que proporciona bem-estar aos funcionários.

Retenção de talentos

Ao ter funcionários mais satisfeitos, seja com o seu cargo ou com a empresa como um todo, a tendência é que haja uma diminuição na rotatividade.

Dessa forma, a empresa consegue fazer com que os melhores profissionais continuem trabalhando na empresa e dando sequência aos seus projetos e atividades, além de auxiliar funcionários mais júniors em suas funções.

Habilidades e competências essenciais para um analista de RH

Agora você já entendeu as funções que um analista de RH deve exercer numa empresa e quais são os benefícios da implementação desse setor.

No entanto, como escolher um bom analista de recursos humanos? Quais são as principais competências que esse profissional deve ter?

Conhecimento em RH

Como todo bom profissional, o analista de RH deve possuir conhecimentos teóricos sobre os mais diversos campos dos Recursos Humanos. Porém, além da teoria, é de grande relevância que também possua uma vivência prática, a fim de aplicar as ideias de forma efetiva.

Dessa forma, é fundamental que o especialista tenha familiaridade com conceitos que envolvam aspectos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de desempenho.

Comunicação efetiva

Por se tratar de um profissional que atua diretamente com pessoas, é preciso que o analista de RH possua excelentes habilidades interpessoais e de comunicação escrita e verbal. Portanto, o indivíduo deve conseguir se comunicar de forma transparente e respeitosa com os funcionários e candidatos. 

Além disso, é essencial que tenha uma escuta ativa e uma postura empática, se atentando e compreendendo as necessidades, preocupações e questionamentos que as pessoas possam ter. Isso é de extrema importância para que os funcionários se sintam acolhidos e um ambiente de trabalho positivo e saudável seja desenvolvido.

Pensamento analítico e estratégico

Ele deve ser capaz de analisar dados relacionados aos funcionários, identificar padrões e tendências e conseguir pensar em soluções estratégicas para cada uma delas.

Dessa forma, ele poderá criar programas de desenvolvimento, ações de engajamento entre equipes, programas de capacitação, dentre outras estratégias que podem ser sugeridas pelo RH.

Confidencialidade e ética

Por fim, como ele lida com dados de todos os funcionários da empresa, como dados pessoais, salário, benefícios e outras informações pessoais e de trabalho, o analista de RH precisa ser bastante ético e tratar tudo com o máximo de confidencialidade.

Isso porque os dados dos funcionários são confidenciais e não podem ser vazados para outros colaboradores ou fora dos limites organizacionais.

Gostou do artigo? Esperamos que sim! Leia nossos outros posts aqui no blog e continue aprimorando a sua área de RH!

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (66 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.