Gestão

Autonomia no trabalho: entenda a importância de incentivá-la

Entenda a importância da autonomia no trabalho e saiba os benefícios que ela pode trazer tanto para o funcionário como para a empresa. Acesse!

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

Autonomia no trabalho

9 de março, 2023

O incentivo à autonomia no trabalho é muito importante para o desenvolvimento dos projetos. Isso porque o líder não precisa se preocupar com todas as resoluções dos problemas do dia a dia.

Assim ele pode delegar funções aos seus liderados, mas sempre acompanhando de perto, o que facilita muito a gestão de tarefas.

Vamos conversar um pouco sobre a autonomia no trabalho, os benefícios para a empresa, para o funcionário e o que isso pode acarretar caso isso não seja uma prática na empresa.

O que é autonomia no trabalho?

A empresa que oferece autonomia no trabalho permite que seus colaboradores fiquem à frente do comando de suas tarefas e façam seus projetos da maneira que acharem correto. Ela permite que os eles tomem suas próprias decisões sobre como proceder nas situações que estão sob seu controle.

Contudo, jamais o líder deve deixar seu colaborador sem uma supervisão ativa. O que irá diferenciar nesse modo de trabalho, é que o líder deixará as atividades operacionais e passará a se preocupar mais com as estratégias.

Desta forma, a autonomia no trabalho diz respeito ao nível de liberdade que os funcionários têm para gerenciarem a si próprios, suas rotinas, tarefas, decisões e ações.

Proporcionando autonomia

Para que a organização proporcione autonomia, no entanto, é preciso uma cultura organizacional clara e alinhada com os colaboradores, de forma que eles entendam o objetivo central do negócio e tracem todas as suas ações orientadas neste mesmo caminho.

No próximo tópico falaremos um pouco sobre os benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Benefícios da autonomia no trabalho para funcionários

Dentre os muitos benefícios que a autonomia no trabalho pode trazer para os funcionários, podemos citar alguns que mais se destacam, tais como:

Aumento da responsabilidade

Quando os funcionários se sentem responsáveis pelo produto de seu trabalho, eles se tornam mais produtivos, pois serão responsáveis diretamente pelo resultado de suas ações e escolhas.

Por isso dar responsabilidades reais aos funcionários não deve ser um temor para os encarregados. Se deve ter um canal aberto para a resolução de dúvidas e problemas, caso estes apareçam.

Aumento do sentimento de realização e motivação

No fundo, todo trabalhador busca reconhecimento, e ao incentivar a autonomia do funcionário, a empresa está mostrando confiança e respeito pelo seu trabalho.

Esse reconhecimento traz a motivação para solucionar problemas e trazer soluções eficientes tanto para a empresa como para os consumidores.

Melhoria dos resultados

Colaboradores mantidos em um regime rígido de trabalho tendem a ficar desmotivados. Isso acontece pois percebem que são podados de novas ideias, novas formas de realizar o trabalho e de inovar.

Desta forma, a produtividade do time cai e os resultados não são alcançados da forma que poderiam.

Aprimoramento constante

Um colaborador que tem mais espaço para sugerir novos caminhos e decisões precisará desenvolver novas habilidades para que possa chegar ao resultado que deseja.

Assim, ele terá sempre que avaliar e rever os processos utilizados trazendo um constante aprimoramento de técnicas e decisões.

Benefícios da autonomia no trabalho para a empresa

Um profissional que trabalha de maneira autônoma acaba somando algumas características bem particulares. Confira quais são esses pontos e perceba esse comportamento na sua equipe:

Profissionais mais criativos

A criatividade é uma característica bem comum nos profissionais que gostam de trabalhar mais livremente. Eles geralmente são mais especialistas em suas áreas e usam seu conhecimento para inovar e criar.

A empresa que respeita a autonomia de cada trabalhador cria um profissional mais aberto a novas ideias, o que pode ser um diferencial no mercado.

Colaboradores conscientes com a estrutura da empresa e mais confiáveis

Nestas condições de trabalho os colaboradores tendem a passar mais confiança, pois estão conectados com os objetivos da empresa e com o modelo do negócio.

Na constante busca pelo conhecimento e conquista de resultados, o profissional tende a crescer e alcançar maiores resultados para a empresa.

Atração de talentos

Esta forma de trabalho acaba por atrair profissionais que estão sempre em busca de desafios e que procuram sempre se desenvolver profissionalmente.

Contar com esse tipo de talento é de suma importância para qualquer empresa. A autonomia torna o funcionário mais criativo e aberto a discussões sobre projetos de melhoria para o alcance dos objetivos da organização.

Desvantagens em não oferecer autonomia no trabalho aos funcionários

Dentre várias desvantagens que poderiam ser citadas, as três mais marcantes são:

Queda na produtividade

Um trabalho que é muito engessado e não possui flexibilização pode causar uma redução de produtividade dos colaboradores. Isso acontece principalmente em funções que exigem criatividade, o que impactará negativamente nos resultados esperados.

Desmotivação

A falta de motivação é um problema comum em empresas que não dão a seus funcionários a liberdade para tomar pequenas decisões.

Procedimentos burocráticos desnecessários, que prejudicam a vontade dos colaboradores de propor novas ideias e projetos, trazem uma grande perda para as organizações que buscam crescimento e inovação.

Alta rotatividade

A alta rotatividade vem certamente da desmotivação dos funcionários que não se sentem valorizados. A falta de autonomia no trabalho afeta os níveis de satisfação, inclusive porque faz com que os profissionais não se sintam desafiados ou instigados a se desenvolver e alcançar resultados cada vez melhores.

Os profissionais mais criativos, por exemplo, sentem-se podados e não conseguem desenvolver seu trabalho com qualidade. Isso faz com que acabem procurando outras oportunidades onde tenham mais liberdade para colocar suas ideias em prática.

Como monitorar a produtividade dos funcionários com Sesame

Como vimos, a empresa pode ter diversas vantagens ao oferecer autonomia aos funcionários na resolução de problemas. Porém, é de vital importância que os líderes saibam monitorar e realizar uma supervisão ativa nos trabalhos realizados por seus colaboradores.

Pensando nisso, Sesame possui uma ferramenta de gestão de tarefas que permite aos líderes o acompanhamento dos projetos de forma muito mais efetiva e eficaz.

Desta forma, os funcionários podem ter a autonomia necessária para tocar as atividades da maneira que acharem melhor e o gestor pode acompanhá-las para medir seu andamento e ajudar a equipe a evoluir.

Agora que você já conhece as vantagens de oferecer autonomia a seus colaboradores e como Sesame pode te ajudar nessa prática. Assim, você pode atuar de forma mais estratégica e obter maiores resultados para sua empresa.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (96 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.