Comunicação empresarial

Bem-Estar no Trabalho: Estratégias para Cultivar um Ambiente de Trabalho Saudável e Produtivo

Entenda as melhores estratégias para conquistar o bem-estar no trabalho e promover um ambiente saudável para seus funcionários. Acesse!

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Lukas Letieres

HR Consultant

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9 de janeiro, 2024

Quem não gosta de se sentir à vontade em um ambiente, não é mesmo? E se esse ambiente for um lugar onde você passa a maior parte do seu dia, como é o caso do seu ambiente de trabalho? Então esse lugar deve ser certamente um ambiente saudável para que você sinta bem-estar e possa produzir de maneira eficiente.

Neste artigo veremos o que é bem-estar no trabalho, sua importância, benefícios e algumas estratégias para que sua empresa seja exemplo de bem-estar para seus funcionários.

O Que é Bem-Estar no Trabalho?

O bem-estar no trabalho compreende todas as medidas, estratégias e ações que são tomadas pela organização para proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado para todos os colaboradores.

Importância de promover o bem-estar dos colaboradores

Cada vez mais as empresas estão repensando e reestruturando os pacotes de benefícios e desenvolvimento dos colaboradores, procurando desenvolver programas e ações que promovam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

Quando a empresa demonstra preocupação pelo bem-estar dos colaboradores, consegue ficar à frente de suas concorrentes. Trata-se de um diferencial relevante para atrair e reter talentos para a organização.

Temos que nos convencer de que se o colaborador trabalhar em um ambiente saudável para seu corpo e mente, ele poderá produzir mais e melhor. Isto com certeza trará mais visibilidade para o negócio, que passará a ser vista como um local onde as pessoas querem estar.

Quando uma empresa investe em bem-estar, ela ganha em organização, produtividade, resultados e, consequentemente, o sucesso da marca.

Os Benefícios do Bem-Estar no Trabalho

O ambiente de trabalho por si gera muito estresse, e a pressão por resultados é uma grande ameaça ao bem-estar no trabalho, podendo comprometer inclusive a saúde física e mental do trabalhador.

Se uma empresa deseja ter funcionários saudáveis, tanto física quanto psicologicamente, deve buscar a cada dia trazer bem-estar a esse trabalhador, pois somente assim ele conseguirá desempenhar seu papel na empresa gerando resultados positivos.

Aumento da produtividade, redução do estresse e melhoria da satisfação

Os benefícios do bem-estar no trabalho geram consequências favoráveis para a empresa, vejamos aas principais:

  • Aumento da produtividade – O colaborador que permanece num ambiente de trabalho saudável produz mais, pois terá a certeza de que seu trabalho será visto, reconhecido e recompensado
  • Redução do estresse – A empresa que segue sua missão e políticas será sempre uma empresa equilibrada e que transmite valores aos colaboradores. Assim, eles trabalharão com maior estabilidade e confiança
  • Melhoria da satisfação – Quando a organização decide pelo bem-estar de seus funcionários ela transmite para eles uma sensação de pertencimento, e de que ela realmente se importa não somete com a lucratividade, mas também com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Estratégias para Promover o Bem-Estar

A promoção do bem-estar no ambiente de trabalho não precisa, e nem deve ser uma coisa complicada. Vejamos agora atitudes simples que podem gerar bem-estar a mandar para bem longe as pressões do dia-a-dia.

  • Cultura de respeito – Em um ambiente em que todos se respeitam não haverá lugar para brigas e intrigas.
  • Promova atividades colaborativas, e não competitiva – A competição normalmente gera estresse e inimizades.
  • Melhore o ambiente – Ouça seus colaboradores e aos poucos vá melhorando o ambiente de acordo com o que for sinalizado.
  • Seja flexível – Não somente de cobrança poderá viver seu funcionário, alterne as exigências com momentos de relaxamento e recompensa.

Todos sabemos que as expectativas e as necessidades são diferentes entre as empresas e entre os colaboradores. Portanto antes de agir na elaboração de mudanças, faça uma pesquisa de satisfação interna e veja o que é mais urgente e começa por aí.

Cultura Organizacional

A cultura organizacional de uma empresa consiste no conjunto de valores, normas, políticas internas e externas que guiam os comportamentos costumes, valores e comportamento dos colaboradores.

Assim, podemos dizer que se a cultura organizacional da empresa é consistente, ela passará a seus colaboradores segurança e bem-estar, caso contrário causará desconforto e desconfiança quanto aos rumos da corporação.

Como a cultura da empresa impacta o bem-estar dos colaboradores

Se o funcionário trabalha numa empresa cuja cultura é direcionada para boas práticas, ele se sentirá seguro em se comprometer com os objetivos.

Com uma cultura organizacional bem estruturada e empresa contará com vários benefícios, vejamos alguns deles:

  • Ambiente de trabalho saudável – Seus colaboradores estarão sempre satisfeitos em participar dos projetos da empresa.
  • Redução de rotatividade – Se o profissional se sentir satisfeito em seu trabalho não terá motivos para procurar outro emprego. Assim a empresa diminuirá sua taxa de turnover e conseguirá fidelizar seu funcionário.
  • Equipe engajada – Quando o profissional se identifica com a cultura da empresa onde trabalha, seu engajamento tende a aumentar, e em consequência sua produtividade também.

Construção de uma cultura que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Cada vez mais as empresas estão focando na qualidade de vida de seus colaboradores.

Muitas já se utilizam de vários benefícios para que isso aconteça, tais como: ginástica laboral, desconto em academias, psicólogos, descontos em viagens e muitos outros que ajudam tanto na saúde física como mental dos seus trabalhadores.

As empresas devem também buscar a construção de uma cultura que valorize o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, pois uma dará força e sentido à outra.

A saúde física e mental dos colaboradores deve ser uma das grandes preocupações das empresas. Isso porque o trabalhador que não tem saúde não poderá trabalhar e contribuir para o seu crescimento e sucesso.

Ao longo deste conteúdo pudemos perceber que a escolha das pessoas que farão parte da organização é também uma etapa fundamental para a criação de uma cultura organizacional que possa contribuir para os resultados da empresa.

Então, procure ter a seu lado profissionais alinhados com os objetivos que o negócio pretende alcançar.

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