Comunicação empresarial

Como otimizar uma comunicação corporativa de alto impacto?

Você sabe como otimizar uma comunicação corporativa de alto impacto? Se a resposta for não, venha aprender conosco nosso blog!

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Isabel García

HR Consultant

Software de comunicação interna

5 de junho, 2024

Para que possamos entender como otimizar uma comunicação corporativa de alto impacto na empresa, primeiramente é necessário que nos aprofundemos mais no assunto.

No entanto, podemos dizer que essa técnica se assemelha, e muito, às ações que o departamento de marketing realiza para conquistar clientes e fortalecer a imagem da empresa. Afinal, a comunicação interna faz com que estes objetivos sejam alcançados.

Dessa maneira, agora que já temos uma noção, vamos entrar realmente no assunto e entender um pouco mais sobre este tema tão importante para todo o mercado empresarial.

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é um conjunto de procedimentos e táticas que as empresas utilizam para gerenciar e integrar de forma eficaz sua comunicação interna e externa.

Antes de tudo, podemos dizer que o termo pode significar tanto a comunicação para fora, quanto a comunicação interna.

Na comunicação externa, seu principal objetivo é construir, manter ou fortalecer a imagem da empresa, garantindo que a organização e seus públicos de interesse estejam alinhados.

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Conecte e Colabore: Potencialize a Comunicação Interna com a Sesame RH

Melhora a colaboração e fortalece os laços dentro da sua equipe, facilita a interação entre departamentos, compartilha atualizações importantes e promove uma cultura de transparência

Já na comunicação interna, ela está diretamente relacionada à maneira como a empresa se comunica com seus colaboradores, gerentes e outros stakeholders. É nessa que vamos focar neste conteúdo.

Desse modo, as ferramentas de comunicação que têm o poder de centralizar informações e promover interações, como é o caso da intranet, desempenham um papel fundamental.

Afinal, elas criam um canal unificado para todos os colaboradores e facilitam a troca de mensagens, documentos e atualizações, independentemente de onde estejam localizados.

A seguir vamos abordar como deve ser uma comunicação corporativa e sua importância.

Como deve ser a comunicação corporativa?

Separamos algumas dicas valiosas para que você consiga realizar uma comunicação corporativa eficaz, vejamos.

Utilize o canal mais adequado

Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, você deve sempre considerar qual método de comunicação é o melhor para discutir determinados tópicos. Cada assunto deve ser tratado de maneira única, então procure não generalizar.

Faça uso dos feedbacks

É necessário que a empresa saiba expressar opiniões que enriqueçam o trabalho dos colaboradores. Já os funcionários devem saber ouvir opiniões sobre o seu comportamento, pois tudo isso é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e das organizações.

Quando a empresa valoriza a comunicação no local de trabalho, o feedback passa a fazer parte do dia a dia.

Tenha cuidado ao se comunicar

A comunicação no local de trabalho deve sempre ser realizada através de uma linguagem formal. Por exemplo, para dar ao seu argumento a credibilidade necessária, evite usar linguagem informal, como gíria.

Tenha muito cuidado com palavras e gestos que podem levar a reações negativas. Não use palavras negativas no início da conversa, para não fechar o canal de comunicação antes de ser estabelecido.

Direto e profissional não significa que você seja rude. O ideal é ajustar sua fala com as melhores palavras e tom de acordo com a situação do momento.

Gostou dessas dicas? A Sesame tem muito mais informações sobre esse assunto em seu site. Aproveite e conheça nossas soluções práticas e consistentes!

Importância da comunicação corporativa para as empresas?

A comunicação corporativa desempenha um papel importante nas organizações, pois ela é a base para a construção de um bom clima organizacional. Ela também direciona as ações dos colaboradores para alcançar a missão, visão e valores da empresa. Se bem aplicada, ela pode gerar grandes resultados para a empresa e seus colaboradores.

Lembramos que são inúmeras as vantagens de investir em uma estratégia de comunicação corporativa. E para que isso aconteça da melhor forma possível, você deverá investir em softwares de ponta como os que a Sesame oferece.

Vejamos a seguir as vantagens com as quais sua empresa poderá contar com a comunicação corporativa:

Melhoria do clima interno

Com uma boa comunicação o clima organizacional melhora muito, pois os profissionais se sentem mais engajados e sabem exatamente o que têm que fazer, uma vez que há mais transparência na comunicação.

Isso é muito importante, pois evita fofocas, distorções de informação, e tudo o que contribui para um ambiente de trabalho tumultuado e tenso e improdutivo.

Reforça a cultura organizacional

Não há como pensar em uma empresa forte e sólida sem uma cultura organizacional consolidada. E a comunicação corporativa fortalece a cultura organizacional.

Levando em conta a comunicação corporativa, os colaboradores sabem exatamente como devem se comportar, o que necessitam realizar e todos os prazos que devem cumprir..

Evita ruídos de comunicação

Ao optar por uma comunicação clara e objetiva a empresa evita ruídos com o público interno e externo, levando a organização a ser vista como clara e objetiva.

Quanto mais constante for essa comunicação, melhor e maior será a visão do mercado sobre a empresa. Isso aumenta a confiança dos investidores e acaba fidelizando os próprios consumidores.

Para que a comunicação em sua empresa seja perfeita, venha para Sesame e utilize as melhores ferramentas centralizadas em uma mesma plataforma.

Reforça a marca

O fortalecimento da marca é outro benefício proporcionado pela boa comunicação corporativa, pois, a empresa está presente nos principais veículos de comunicação.

Com certeza esse posicionamento será levado em consideração pelos consumidores, o que fará com que a marca acabe ficando em destaque no mercado.

Como otimizar a comunicação corporativa nas empresas?

Um software de Recursos Humanos como Sesame RH é a solução mais poderosa que pode otimizar e resolver a maioria dos problemas e integrar diversas funções em um só lugar. É possível centralizar a comunicação e eliminar a necessidade de utilização de múltiplas ferramentas.

Lembramos que com as ferramentas de comunicação interna que Sesame RH oferece você terá como delinear um excelente plano que contará com diversas vantagens, entre elas:

  • Comunicação interna transparente
  • Permite agilizar o envio de comunicados, novidades e informações importantes aos seus funcionários.
  • Otimização dos canais de comunicação interna da empresa que também integra seus trabalhadores remotos.

Sesame RH possui também ferramentas que o ajudarão a planejar, gerenciar, visualizar, adicionar comentários e registar as reuniões de acompanhamento one to one de suas equipes.

Usando este software, você pode gerenciar melhor as equipes, delegar e controlar tarefas e até mesmo aumentar a produtividade.

Além disso, desenvolva o software sob demanda de acordo com a necessidade de cada empresa. Você pode adicionar ou excluir certas funções.

Não perca mais tempo e venha conhecer as vantagens que Sesame RH oferece para que você otimize a comunicação corporativa em sua empresa. Experimente a ferramenta por 14 dias, totalmente gratuita, e veja como você pode melhorar esse gerenciamento com apenas alguns cliques.

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