Comunicação empresarial
Objetivos da comunicação interna na empresa
Por que é importante ter um bom plano de comunicação interna na empresa? Nós lhe informamos sobre seus benefícios e como melhorá-los.
Comunicação empresarial
Por que é importante ter um bom plano de comunicação interna na empresa? Nós lhe informamos sobre seus benefícios e como melhorá-los.
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Lukas Letieres
HR Consultant
19 de outubro, 2022
Um dos primeiros passos ao se projetar um plano de comunicação interna na mpresa é definir as metas de comunicação. Será, juntamente com a análise de sua situação atual, o ponto de partida do seu plano.
Os objetivos são múltiplos, vamos então vê-los um a um. Contudo, antes de entrar neles, vale lembrar que não seremos capazes de alcançá-los sem as ferramentas adequadas de comunicação interna.
Portanto, é obrigação das empresas facilitar essas ferramentas aos seus colaboradores.
Os colaboradores devem conhecer a missão, filosofia, valores e estratégia da empresa na qual trabalham. A comunicação interna na empresa é fundamental para fazer com que esses aspectos sejam conhecidos entre os colaboradores. Ao compreender esses valores, eles são excelentes embaixadores da marca.
Dentro dessa transparência, destaca-se que ajudam a evitar a propagação de boatos. Boatos são meras conjecturas, que podem ou não ser verdadeiras, mas sempre acabam prejudicando a atividade das organizações. Administrar essas questões deve também ser um dos objetivos de um plano de comunicação em uma empresa.
Evitar, identificar e combater boatos é a melhor maneira de evitar esses problemas de comunicação. Ser claro e transparente ou fazer os esclarecimentos correspondentes servirá para impedi-los.
Uma empresa é como o corpo humano: tem órgãos diferentes que devem trabalhar coordenadamente para alcançar o sucesso. Se um falhar, o restante enfrentará dificuldades. Assim sendo, a comunicação interna visa organizar e melhorar os fluxos de informações entre os departamentos da empresa.
De certa maneira, esse objetivo possibilita democratizar a comunicação em uma empresa. Para isso, temos diferentes ferramentas de comunicação interna:
Como dissemos anteriormente, as organizações são responsáveis por fornecer essas soluções de comunicação interna aos seus colaboradores.
Elas devem utilizar meios para promover o uso de um chat interno, regulamentar reuniões ou criar um manual prático de boas-vindas para os funcionários.
Felizmente, ferramentas como o Sesame HR oferecem uma resposta realmente prática às necessidades de comunicação interna. Graças à grande variedade de suas funcionalidades e a seus alertas e notificações, administrar a comunicação interna é muito mais fácil.
Outro dos objetivos de comunicação interna na empresa deve ser reforçar a sensação de pertencimento à empresa. O simples ato de reduzir boatos e promover uma comunicação transparente já serve para que os colaboradores se sintam mais confortáveis na organização.
A promoção da comunicação entre os departamentos também contribui para isso. São criadas relações interpessoais que levam à sensação de pertencimento a um grupo. A dedicação será maior do que se não houvesse tal vínculo entre os colaboradores.
Uma das consequências da sensação de pertencimento é que favorece a retenção de talentos. Essa pode ser mais uma das metas de comunicação de uma empresa, uma vez que facilita muito o trabalho de recursos humanos.
Não só manteremos os colaboradores mais talentosos, como também evitaremos ter que substituir os colaboradores que saíram da empresa. Uma alta taxa de rotatividade de funcionários vai de encontro a cooperação em equipe e não ajuda a criar a sensação de pertencimento.
Por outro lado, se o talento continuar na empresa, essas relações interpessoais se fortalecem.
É inevitável que a comunicação interna de cima para baixo prevaleça sobre a comunicação vertical? Não. Existem ferramentas internas de comunicação, como a caixa de sugestões ou reuniões para promover a participação interna.
Troca de ideias, diálogos ou debates são sempre positivos para a empresa. A comunicação deve ser democratizada. Promover a comunicação ascendente para que a gestão da empresa saiba o que está acontecendo em níveis mais baixos.
Muitas vezes, a alta administração toma medidas sem conhecer as preocupações ou necessidades dos colaboradores. Decisões que têm impacto negativo na força de trabalho, gerando um certo distanciamento da organização.
A gestão deve ter profundo conhecimento da realidade empresarial, o que facilitará muito a tomada de decisões. Não basta ouvir os colaboradores, devemos prestar atenção neles oferecer uma resposta às suas propostas ou pedidos.
O sucesso da empresa é assunto de todos, e a comunicação interna é vital para que toda a equipe participe das conquistas. O fato de se atingir uma meta, superar uma etapa ou concluir um projeto é um sucesso pelo qual devemos parabenizar todos os envolvidos.
Esse reconhecimento de um trabalho bem feito é mais um dos objetivos da comunicação interna na empresa que nos permitirá aumentar o grau de satisfação e envolvimento dos trabalhadores com a empresa para a qual trabalham.