Comunicação empresarial

Gestão Eficiente da Comunicação: Como Lidar com a Fofoca no Ambiente de Trabalho

A fofoca no trabalho pode ser um grande problema para a organização e para o próprio funcionário. Entenda como prevenir que ela aconteça!

Precisa de ajuda?

Lukas Letieres

HR Consultant

Gestão da Comunicação: como lidar com a fofoca no trabalho

5 de setembro, 2023

Nesse conteúdo, trataremos de um assunto muito sério e constrangedor no ambiente de trabalho: a fofoca.

Quem até hoje nunca participou de uma rodinha de conversa enquanto toma um cafezinho no intervalo do trabalho? O que não podemos permitir é que simples comentários tomem gigantescas proporções colocando em risco a integridade e a moral das pessoas ou até mesmo da empresa.

Fofoca no trabalho é uma coisa que se espalha rapidamente, e depois de disseminada é difícil de se controlar. E é aí que entra uma gestão eficiente de comunicação interna para evitar que se chegue a esse estágio.

Vamos explorar como estabelecer canais de comunicação interna eficazes pode desempenhar um papel crucial na prevenção e controle da fofoca no ambiente de trabalho. Acompanhe conosco enquanto discutimos estratégias para manter uma cultura de comunicação saudável.

Impacto da fofoca no ambiente de trabalho

Dentro do ambiente de trabalho todo mundo sabe quem são os fofoqueiros. E essas pessoas não são bem-vistas e perdem a credibilidade diante dos próprios companheiros e de seus gestores.

O impacto que essas pessoas podem gerar na vida das pessoas ou até mesmo da organização são devastadores, pois quando se toma conhecimento, o fato já foi espalhado e o estrago já foi feito.

Essa situação pode impactar a vida profissional, e até mesmo pessoal da vítima da fofoca. Caso você esteja sendo vítima de tal fato é importante que você leve ao conhecimento de seu superior para que ele tome as providências cabíveis.

As providências poderão ser uma simples conversa com quem disseminou a informação, chegando até em um processo por calúnia e difamação. Por isso, é importante nos mantermos afastados de toda e qualquer fofoca no trabalho.

Identificação das causas da fofoca

Para que possamos lidar com o problema, é importante que consigamos prever os fatores que podem motivar o aparecimento da fofoca no ambiente de trabalho.

Vejamos alguns fatores que podem ajudar ou motivar o aparecimento destas distorções da verdade.

  • Gestão muito centralizada: na qual se utiliza a comunicação apenas hierarquicamente, ou seja, de cima para baixo, não havendo o cuidado de ouvir as outras partes
  • Falta transparência na comunicação: as informações passadas são desencontradas e sempre escondem alguma coisa, já que não são feitas de forma aberta e honesta.
  • Falta de respeito entre os funcionários: quando os funcionários não se respeitam entre si, os conflitos do dia a dia que deveriam ser vistos com naturalidade são levados ao extremo e o clima fica ameaçador.
  • Não envolvimento dos funcionários nas decisões do seu trabalho: isso pode gerar uma grande insatisfação e a vontade de transmitir inverdades sobre o trabalho ou sobre a própria pessoa.  

Prevenção por meio da comunicação transparente

É de extrema importância que a empresa tenha em mente que as informações precisam ser passadas de forma clara, honesta e transparente para que se possa criar um clima de respeito com o funcionário.

Esse é o grande desafio da comunicação interna, que pode ser feita por meio de canais próprios que tratam apenas de assuntos organizacionais e envolvem funcionários dos cargos operacionais até os cargos executivos.

Os assuntos que são tratados de maneira formal e com coerência nunca serão tidos como fofoca, pois serão devidamente informados e explicados por pessoas que sabem da informação com propriedade e que são isentas de passar suas opiniões particulares.

Esta pessoa dever ser dentro da empresa uma figura de alta credibilidade, como um diretor, ou o próprio presidente.

Estímulo à cultura de respeito e empatia

Ela pode até parecer inofensiva, mas a fofoca no trabalho compromete a imagem profissional em níveis maiores do que muita gente imagina, além de tornar tóxico o ambiente de trabalho.

O estímulo à cultura de respeito e a empatia devem ser uma constante dentro da empresa, para que este seja um lugar onde as pessoas gostem de permanecer e trabalhem com seriedade e afinco para o seu crescimento profissional e o da própria empresa.

Campanhas, palestras ou até mesmo conversas entre os colaboradores e a liderança podem trazer bons resultados. Se você sofre com esse problema, conheça as ferramentas de comunicação de Sesame. Elas são ideais para manter alinhados, abertos e transparentes os meios de comunicação internos.

Com nossas ferramentas de comunicação você terá sempre transparência nas informações e se resguardará de comentários duvidosos que podem gerar mal-estar e desinformação dentro da empresa. Conheça agora mesmo nossas ferramentas e faça um teste grátis para saber qual a mais adequada para seu segmento.

Gerenciamento eficaz de conflitos

Podemos, com certeza, dizer que a fofoca reduz a produtividade de toda a equipe, já que o relacionamento interpessoal é o primeiro a ser afetado.

Todos os funcionários, com medo de se tornar a próxima vítima do fofoqueiro, acabam por se comunicar menos. Com isso, a comunicação eficaz dentro da empresa é bastante impactada.

É certo dizer que quando a fofoca impera com muita intensidade e frequência é sinal de que a comunicação da empresa não está fluindo nada bem. Esse problema merece uma atenção especial para que possa ser resolvido e aos poucos todos retomem a confiança uns nos outros.

Para o gerenciamento eficaz desse tipo de conflito, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis no dia a dia da empresa que vêm passando por esse problema, vamos conferir?

Tenha cuidado com o que você diz

“Palavra dita não volta”. Esse ditado é antigo, mas serve para qualquer tempo e ocasião. Uma vez que você falou algo que não devia, não há como remediar. Pode até não ter sido com má intenção, mas a forma e o jeito com que você faz algum comentário sobre alguém pode gerar um grande desconforto.

Caso você saiba de alguma informação sobre algum colega de trabalho, não passe adiante. Isso porque o que aconteceu pode não ser verdade e você poderá ser taxado de fofoqueiro e ficar desacreditado perante seus colegas e gestores.

Dependendo da gravidade do comentário você poderá ser severamente punido com advertência, suspensão, demissão e até sofrer processos. Por isso, mantenha-se à distância de fofocas.

Tenha cuidado com o que você ouve

Uma maneira de disseminar uma fofoca é ouvir comentários e passá-los para outras pessoas, pois a fofoca somente existirá se alguém ouvi-la e disseminá-la.

Não tenha receio de fugir das rodinhas de conversa que você sabe que são perigosas. Caso você ouça qualquer comentário maldoso, procure ignorá-lo, ou procure averiguar antes de comentar com outras pessoas sem realmente saber se a informação é verdadeira.

Procure fontes confiáveis

As fofocas não são apenas sobre ou entre colegas de trabalho, elas também podem surgir com relação à empresa.

Uma troca de diretoria, presidência ou até mesmo algumas mudanças de direcionamento organizacionais podem dar margem a especulações e a informações desencontradas.

Quando houver alguma dúvida a esse respeito, procure fontes confiáveis. Assim, você está bem-informado com a verdade e não irá correr o risco de repassar informações erradas.

Agora que você tomou conhecimento da dor de cabeça que uma fofoca pode gerar, implemente estratégias para que esse problema não aconteça na sua empresa.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (60 votos)
+ posts

Agregue valor à sua empresa e transforme o gerenciamento de RH em uma tarefa ágil e simplificada.