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Relacionamento Interpessoal no Trabalho: Importância e Dicas para Melhorar o Ambiente Profissional

Entenda a importância do Relacionamento Interpessoal no Trabalho e veja nossas dicas para melhorar o ambiente profissional. Acesse!

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Lukas Letieres

HR Consultant

Relacionamento Interpessoal no Trabalho: Importância e Dicas

28 de agosto, 2023

O cenário profissional é um ambiente dinâmico, no qual diferentes personalidades, perspectivas e competências se juntam. Sendo assim, é preciso que haja um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

Com isso, a empresa garante que exista uma melhor qualidade das interações entre os colaboradores, para que eventuais conflitos sejam evitados e o bem-estar e desempenho geral e individual seja alcançado.

A comunicação interna desempenha um papel fundamental nesse contexto, facilitando a troca de informações e a construção de um ambiente colaborativo. Portanto, neste artigo iremos abordar o conceito de relacionamento interpessoal no trabalho, seus benefícios, os obstáculos e barreiras para efetivamente obtê-lo.

Por fim, daremos algumas dicas para que a implementação e desenvolvimento ocorra da melhor forma possível. Continue lendo e saiba mais sobre relacionamento interpessoal!

O que é relacionamento interpessoal no contexto profissional?

O conceito de relacionamento interpessoal foi criado para se referir à capacidade de interação, comunicação e criação de vínculos importantes entre pessoas. Ainda, essa relação deve ser respeitosa e colaborativa, a fim de estabelecer e manter relações saudáveis. Desse modo, ao aplicá-lo, mal entendidos e conflitos são minimizados e um clima positivo é criado.

No contexto profissional, esse tipo de relacionamento ocorre entre os colegas de equipe, subordinados, superiores e outros funcionários que estão presentes diariamente no local de trabalho.

Dessa maneira, é de extrema importância que a empresa fomente um bom relacionamento interpessoal dos colaboradores, pois o mesmo afeta diretamente na dinâmica do ambiente de trabalho e no sucesso das atividades desenvolvidas.

No entanto, é importante destacar que o relacionamento interpessoal não se limita apenas aos colegas de trabalho, mas também aos clientes, parceiros comerciais, fornecedores e outras pessoas que estejam inseridas nessa conjuntura.

Benefícios de um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Agora que você já entendeu o conceito por trás do relacionamento interpessoal, quais são os benefícios oferecidos à empresa e aos colaboradores quando implementado? Continue a leitura e entenda mais!

Melhora na comunicação

Ao estimular um bom relacionamento interpessoal é criada uma comunicação assertiva, transparente, aberta e eficaz. Com isso, erros, conflitos e mal-entendidos gerados por uma falha na comunicação são minimizados.

Da mesma maneira, caso haja o surgimento de algum desacordo, normal no ambiente de trabalho, ele será solucionado de forma pacífica, efetiva e rápida.

Criação de um ambiente positivo

Desenvolver relações positivas e saudáveis gera, por consequência, um ambiente pacífico e agradável. Sendo assim, os funcionários se sentem mais engajados, motivados e felizes em realizar suas atividades. Ainda, por conta da criação desse tipo de ambiente, ocorre uma melhora no clima organizacional, o que atrai e retém talentos. 

Portanto, com um ambiente positivo, a criatividade e a inovação são incentivadas, já que as ideias podem ser compartilhadas sem medo de julgamentos. Todas essas sensações nos levam para o terceiro benefício.

Aumento da produtividade

Sendo consequência do benefício anterior, a sensação de motivação e engajamento gerada nos funcionários pelo ambiente positivo causa um aumento da produtividade. Isso é causado pela felicidade e facilidade que os colaboradores possuem em trabalhar com a equipe.

Ainda, ao sentirem que pertencem a uma equipe unida, o nível de satisfação com o time, suas atividades e a empresa aumenta significativamente.

Construção de redes profissionais

Pensando no colaborador, a criação de um bom relacionamento interpessoal permite que o funcionário construa uma rede profissional ampla e valiosa. A longo prazo, esse grupo pode ser importante para o desenvolvimento da sua carreira.

No entanto, é importante alertar que a construção de um ótimo relacionamento interpessoal requer esforço entre ambas as partes, respeito, comprometimento e empatia. Dessa forma, é preciso criar uma cultura organizacional e aplicar treinamentos frequentes para lembrá-los sempre de agir da forma correta.

Barreiras e desafios que podem prejudicar o relacionamento interpessoal no trabalho

Quando lidamos com a vida real, sabemos que obstáculos podem surgir. Da mesma maneira, isso também ocorre no relacionamento interpessoal.

Por isso, é importante identificar quais são os principais desafios para que, caso ocorram, a resolução seja rápida e um ambiente de trabalho proativo possa ser criado. Desse modo, listamos logo abaixo as barreiras mais comuns no dia a dia do trabalho.

Conflitos de personalidade

Cada ser humano possui uma personalidade própria. Dessa forma, muitas vezes existe uma divergência muito grande entre os membros da equipe, o que leva a choques e desafios na comunicação e colaboração nas atividades.

Além disso, a falta de resolução de conflitos anteriores pode levar a um ressentimento persistente e escondido. Isso resulta numa diminuição da confiança e cooperação entre os colegas, reduzindo a produtividade geral.

Falta de comunicação eficaz

Uma comunicação onde existe falta de clareza, feedback ou carência de informações pode gerar grandes desavenças entre os funcionários, prejudicando a cooperação.

Mais do que isso, a propagação de boatos pode criar um ambiente de trabalho tóxico e gerar desconfiança entre os colaboradores. Assim, é preciso desenvolver uma comunicação não-violenta para que esse problema seja extinto.

Cultura organizacional negativa

Outra barreira pode estar presente na cultura organizacional. Caso a empresa incentive a competição ao invés da colaboração, não haverá como criar um bom relacionamento interpessoal.

Além de ser tóxico, diminui a motivação dos colaboradores, gerando um aumento significativo nos níveis de estresse e pressão. Desse modo, comportamentos agressivos e hostis podem se tornar comuns.

Dicas práticas para desenvolver e aprimorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Depois de conhecer todos os benefícios, é preciso encontrar alguma forma eficiente de aprimorar o relacionamento interpessoal no contexto profissional. Dessa maneira, o Sesame separou algumas dicas para que você consiga com facilidade desenvolver os relacionamentos interpessoais!

Promova uma cultura de comunicação aberta

Para que um relacionamento interpessoal positivo seja desenvolvido, é preciso que a empresa promova uma cultura na qual os colaboradores se sentem seguros em compartilhar suas ideias, feedbacks e angústias de forma clara e aberta.

Para que isso seja alcançado, é preciso que sessões de brainstorming, reuniões com discussões em grupo e plataformas de comunicação interna sejam implementadas. Além disso, a organização pode oferecer treinamentos e workshops que ensinam seus funcionários a se comunicar melhor.

Estimule a colaboração entre equipes

A fim de construir relacionamentos entre funcionários de diferentes áreas e a estimular o trabalho em equipe, crie reuniões ou atividades conjuntas nas quais departamentos e times distintos possam trabalhar juntos. Assim, além de melhorar a comunicação, uma rede de relacionamentos é gerada e ampliada.

Crie um espaço de feedback contínuo

Por fim, é importante criar uma cultura corporativa onde o feedback contínuo é valorizado. Por isso, crie canais de feedback e incentive o reconhecimento mútuo entre os colaboradores. Ao compartilharem elogios, sugestões de melhoria ou críticas construtivas por meio desses espaços, a confiança e colaboração serão reforçadas dentro da equipe.

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