Comunicação empresarial
Sistema de comunicação interna: sua importância e benefícios na empresa
Saiba tudo sobre a importância e os benefícios de um sistema de comunicação interna para sua empresa e a gestão da equipes de trabalho.
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Saiba tudo sobre a importância e os benefícios de um sistema de comunicação interna para sua empresa e a gestão da equipes de trabalho.
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Lukas Letieres
HR Consultant
20 de março, 2024
Um sistema de comunicação interna é vital para o funcionamento eficiente de uma empresa. Pois em local de trabalho onde os colaboradores não estão “falando a mesma língua”, é difícil haver um direcionamento para os objetivos.
Em princípio o principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com as metas, causas e discursos da organização.
Um sistema de comunicação interna é uma estrutura organizacional que facilita a troca de informações dentro de uma empresa, instituição ou organização. Vejamos algumas particularidades desse sistema:
Ele abrange todos os canais e ferramentas utilizados para transmitir mensagens entre funcionários, departamentos e níveis hierárquicos dentro da organização.
Esses sistemas podem incluir e-mails, intranets, murais de avisos, boletins informativos, reuniões, aplicativos de mensagens internas e outras formas de comunicação.
O objetivo principal é garantir que as informações sejam compartilhadas de maneira eficiente e eficaz, promovendo a colaboração, o alinhamento estratégico e a coesão entre os membros da equipe.
A comunicação interna na empresa é um assunto que abrange uma série de aspectos e ações fundamentais para tornar a transmissão de mensagens estratégicas entre os colaboradores de uma organização muito mais simples e assertiva.
Portanto, separamos alguns dos maiores benefícios que uma boa comunicação interna pode gerar. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!
No entanto, fortalecer a cultura de uma empresa é uma tarefa que exige muita dedicação e necessita de bastante investimento. Principalmente em treinamentos e atividades em grupo, pois são ótimas oportunidades de aprimorar as habilidades dos colaboradores e melhorar a comunicação interna de acordo com os valores e princípios da empresa.
Empreendimentos que prezam por uma boa e efetiva comunicação interna tendem a reduzir significativamente a taxa de rotatividade dos colaboradores.
Assim sendo, significa que, quando os profissionais trabalham em um ambiente em que há entrosamento entre a equipe, independentemente do cargo, eles se sentem muito mais satisfeitos em “pertencer” à organização.
Outra consequência direta é que eles passam a trabalhar mais motivados, bem como aumentam a produtividade da empresa e trazendo melhores resultados diante do mercado em que ela atua.
Existem diversos fatores que influenciam o clima da empresa de maneira positiva ou negativa. O nível de satisfação dos funcionários é um dos principais deles.
Além disso, a valorização profissional, a interação com os colegas de equipe, o plano de comunicação interna e as políticas da empresa também têm grande impacto nesse aspecto.
Sendo assim, é importante que os gestores responsáveis pela comunicação interna atuem de modo que se reduza a distância entre os departamentos. Com toda a certeza isso resultará em uma equipe muito mais sintonizada e fortalecida.
Quando a equipe não fala a mesma “língua”, existem muito mais chances de que ocorram problemas por causa de falhas e equívocos na comunicação entre os colaboradores.
Além disso, uma comunicação interna ineficiente torna ainda mais difícil que o time chegue a um consenso na hora de solucionar os problemas. Por isso, é fundamental investir em ações para estimular o engajamento e alinhar a comunicação, como treinamentos que simulam situações cotidianas.
A capacidade de se comunicar com transparência, profissionalismo e respeito para com os outros é uma virtude. Deve ser estimulada entre os funcionários a fim de que a comunicação interna na empresa seja eficiente.
Somente dessa forma é que os membros da equipe podem trocar feedbacks entre si de forma que realmente gerem mudanças positivas dentro da organização e os faça crescer profissionalmente.
O grande desafio para muitos gestores de empresas não é evitar conflitos entre colaboradores, mas sim desfazer desentendimentos já estabelecidos por conta de diferenças não resolvidas.
Quando não há uma boa comunicação interna na empresa, as pequenas diferenças que poderiam ser resolvidas com uma simples conversa, transformam-se em boatos, que por sua vez, certamente, darão início a sérios conflitos entre os membros da equipe.
Para evitar esse tipo de problema é necessário estabelecer um canal de comunicação. Nesse canal as informações e dados de todos os setores terão que ficar disponíveis de maneira transparente, de tal forma que eliminem margem para qualquer tipo de dúvida entre os colaboradores.
O aumento da produtividade da equipe é apenas uma consequência quando a comunicação interna da empresa é profissional, clara e eficiente. Portanto, colaboradores trabalhando juntos, com objetivos alinhados entre si, tendem a trabalhar juntos para alcançar o que lhes foi proposto.
Dessa maneira, é possível poupar atrasos nos projetos por falta de integração entre os funcionários. Também evita erros que possam afetar o ritmo da organização e até mesmo interferir nos prazos e gerar prejuízos.
Antes de mais nada vejamos como escolher a melhor ferramenta de comunicação interna com as dicas relacionadas abaixo:
Com o intuito de escolher a melhor ferramenta de comunicação interna, é importante realizar uma análise criteriosa das necessidades e características específicas da empresa.
Em primeiro lugar, identificar as metas e objetivos de comunicação é essencial.
Em seguida, é fundamental avaliar as diferentes opções disponíveis levando em consideração diversos aspectos.
Tais como a facilidade de uso, a acessibilidade, a capacidade de integração com outras ferramentas e sistemas já utilizados pela empresa, além da escalabilidade para atender às necessidades futuras.
Além disso, é importante considerar as preferências e o perfil dos colaboradores. Ou seja, isso garantirá que a ferramenta escolhida seja adequada ao estilo de trabalho e às demandas da equipe.
Por fim, é recomendável realizar testes e obter feedback dos usuários antes de tomar uma decisão final. Isso garante que a ferramenta selecionada atenda efetivamente às necessidades da empresa, assim sendo, contribua para melhorar a comunicação interna de forma eficaz.
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Profissional experiente de RH dedicado a promover comunidades colaborativas fortes de líderes de RH. Como fundador do RH Club e da HR Community, uso meus mais de 15 anos de experiência para melhorar as perspectivas de carreira dos líderes de RH.