Controle de ponto

Assiduidade no trabalho: controle e importância para as empresas

Descubra tudo o que você precisa saber sobre assiduidade no trabalho. Acesse e entenda como controlá-la e a sua importância para a empresa!

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Isabel García

HR Consultant

Assiduidade no Trabalho: Conceito, Controle e Importância

8 de julho, 2024

A assiduidade no trabalho é um dos pilares mais importantes para o sucesso e equilíbrio de uma empresa. Portanto, é imprescindível que as corporações compreendam a importância do estabelecimento de mecanismos eficazes para o controle de assiduidade, a fim de otimizar o desempenho tanto individual quanto organizacional.

Neste artigo, exploraremos o conceito sobre assiduidade no trabalho, os impactos que ela pode causar e como implementá-la de forma eficiente, por meio da utilização de métricas, políticas e tecnologias de controle de ponto. Continue a leitura e descubra como a assiduidade pode ser um fator-chave para o desenvolvimento e fortalecimento de sua empresa.

O que é assiduidade no trabalho e qual é sua importância para a empresa?

O conceito de assiduidade no trabalho foi criado para se referir a capacidade do funcionário de comparecer ao trabalho e cumprir regularmente com suas atividades, responsabilidades e horários, conforme estipulado pela empresa. Essa característica também envolve a necessidade de ser pontual e consistente, evitando faltas não justificadas e atrasos frequentes.

Sendo assim, para a boa funcionalidade da organização, é de grande importância a contratação de colaboradores assíduos. Isso se deve pelo aumento da produtividade empresarial e do cumprimento de metas, já que funcionários com esse perfil são mais propensos a concluir suas tarefas dentro do prazo. 

Com isso, existe a construção de uma cultura organizacional na qual o tempo é valorizado. Por consequência, uma imagem positiva da corporação diante de clientes e parceiros é criada, mostrando seriedade e dedicação por parte da empresa.

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Impactos positivos da assiduidade no desempenho individual e organizacional

A pontualidade e compromisso gerados pelo emprego da assiduidade no trabalho trazem diversos impactos positivos, tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Dessa maneira, é importante reconhecer alguns deles para que a implementação dessa cultura seja imposta de forma eficiente.

Desempenho individual

Visando apenas a performance pessoal, a assiduidade é uma característica fundamental para a reputação do funcionário. Sendo assíduo, o colaborador consegue criar uma imagem confiável e comprometida diante a empresa.

Ainda, por ser constantemente produtivo, o funcionário consegue concluir suas tarefas e projetos pontualmente. Dessa forma, ocorre a formação de oportunidades de crescimento profissional dentro da organização.

Desempenho organizacional

No entanto, não são somente os colaboradores que ganham com a prática da assiduidade. Do mesmo modo, quando a empresa possui funcionários com esse atributo, ocorre um aumento na eficiência operacional e redução de custos.

Isso se deve a uma menor quantidade de ausências e atrasos e, portanto, menor quantidade de horas extras ou substituição de funcionários.

Além disso, com funcionários assíduos, é possível aumentar a produtividade empresarial e, ainda, satisfazer os clientes, já que o cumprimento de prazos sempre ocorrerá no tempo estabelecido. 

Por fim, existe um fortalecimento no clima organizacional e do trabalho em equipe. Isso ocorre por conta da criação de um ambiente estável e positivo, no qual a pontualidade, o respeito e a sinergia são valorizados e respeitados.

Métricas de controle de assiduidade

Para que a assiduidade seja controlada e mensurada, existem algumas métricas que podem ser adotadas.

No entanto, é importante ressaltar que elas podem variar de acordo com a natureza, cultura e tamanho do negócio e devem ser aplicadas de forma justa.

Taxa de assiduidade e pontualidade

Ambas são as métricas mais básicas existentes. A taxa de assiduidade é calculada pela porcentagem de dias que um colaborador esteve no trabalho em relação ao número total de dias úteis.

Já a taxa de pontualidade é referente a porcentagem em que o funcionário realizou suas atividades em seu horário estabelecido em comparação ao número de dias trabalhados.

Faltas justificadas ou não

Desenvolvida para auxiliar o RH a avaliar os motivos das faltas praticadas, essa métrica classifica as ausências justificadas, como licenças médicas ou de maternidade, e não justificadas. Ao implementá-la, é possível examinar com maior facilidade as faltas e tomar medidas adequadas.

Políticas e procedimentos de controle de assiduidade no trabalho

Agora que você já sabe o que é assiduidade no trabalho, os impactos positivos e as métricas utilizadas, é preciso entender quais políticas podem ser aplicadas na empresa para que o controle seja maior. Continue lendo para saber mais!

Registro de ponto

Um dos procedimentos mais utilizados pelas empresas é o registro de ponto. Dessa maneira, é importante estabelecer um sistema simples e preciso para o registro.

A implantação do registro de ponto pode ser feita de diversas maneiras, seja por meio de relógios, aplicativos, folhas de ponto ou outros métodos eletrônicos. No entanto, é importante que os funcionários compreendam claramente como o sistema adotado funciona.

Horários de trabalho

Para uma maior organização do funcionário e da empresa, defina os horários e turnos de trabalho para todos os colaboradores. Sendo assim, é preciso especificar a hora de entrada e saída, além dos momentos de pausa para descanso ou refeição.

Política de atrasos e faltas

Para evitar ausências e atrasos constantes, é interessante que a corporação adote uma política para esse tema. Com ela, você pode especificar níveis de tolerância para atrasos e procedimentos padrões para notificar a empresa e justificar faltas necessárias.

Penalidades por irregularidades

Por fim, a organização pode implementar consequências para a falta de assiduidade, como, por exemplo, advertências ou suspensões. Porém, é importante utilizar essa política de forma justa. É preciso que a empresa também tenha flexibilidade, reconhecendo situações excepcionais e não aplicando penalidades nesses casos.

Tecnologia e sistemas de controle de assiduidade

Pensando em facilitar o controle de assiduidade numa empresa, algumas tecnologias e sistemas foram desenvolvidos a fim de automatizar o registro de ponto e o monitoramento da presença e pontualidade de funcionários de forma simples, rápida e eficiente.

No entanto, é preciso avaliar as necessidades da empresa, escolhendo a que mais se adapta ao dia a dia empresarial.

Relógio de ponto eletrônico

O mais clássico, o relógio de ponto é um equipamento que permite aos colaboradores registrarem horários de entrada e saída por meio de diversos meios, como impressão digital, senha, reconhecimento facial ou cartão de proximidade.

Aplicativos e softwares de registro de ponto

De acordo com a publicação da Portaria 373 de 2011, mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o uso de pontos alternativos é válido. Dessa maneira, os relógios de ponto puderam se digitalizar e se tornou muito mais fácil controlar a assiduidade dos funcionários que adotaram o estilo home office ou híbrido.

Sendo assim, aplicativos de ponto móvel foram criados para tablets ou smartphones, possibilitando que os colaboradores registrassem sua entrada, saída e pausas fora da sede da empresa. Isso é possível por meio da utilização do GPS ou reconhecimento facial do funcionário.

E para assegurar e aumentar a confiabilidade dos registros, alguns softwares, como Sesame, possuem um sistema de reconhecimento facial e geolocalização. Desse modo, a empresa consegue ter certeza de que é o colaborador quem está batendo seu ponto e onde ele está trabalhando.

Agora você já entendeu sobre assiduidade no trabalho e como aplicá-la de forma simples e eficiente em sua empresa. Aproveite para saber mais sobre controle de ponto e outros assuntos voltados para os recursos humanos em nosso blog.

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Diretor de Recursos Humanos at Sesame RH | Website | + posts

Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.


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