Controle de ponto
Assiduidade no trabalho: controle e importância para as empresas
Descubra tudo o que você precisa saber sobre assiduidade no trabalho. Acesse e entenda como controlá-la e a sua importância para a empresa!
Controle de ponto
Descubra tudo o que você precisa saber sobre assiduidade no trabalho. Acesse e entenda como controlá-la e a sua importância para a empresa!
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Lukas Letieres
HR Consultant
8 de julho, 2024
A assiduidade no trabalho é um dos pilares mais importantes para o sucesso e equilíbrio de uma empresa. Portanto, é imprescindível que as corporações compreendam a importância do estabelecimento de mecanismos eficazes para o controle de assiduidade, a fim de otimizar o desempenho tanto individual quanto organizacional.
Neste artigo, exploraremos o conceito sobre assiduidade no trabalho, os impactos que ela pode causar e como implementá-la de forma eficiente, por meio da utilização de métricas, políticas e tecnologias de controle de ponto. Continue a leitura e descubra como a assiduidade pode ser um fator-chave para o desenvolvimento e fortalecimento de sua empresa.
O conceito de assiduidade no trabalho foi criado para se referir a capacidade do funcionário de comparecer ao trabalho e cumprir regularmente com suas atividades, responsabilidades e horários, conforme estipulado pela empresa. Essa característica também envolve a necessidade de ser pontual e consistente, evitando faltas não justificadas e atrasos frequentes.
Sendo assim, para a boa funcionalidade da organização, é de grande importância a contratação de colaboradores assíduos. Isso se deve pelo aumento da produtividade empresarial e do cumprimento de metas, já que funcionários com esse perfil são mais propensos a concluir suas tarefas dentro do prazo.
Com isso, existe a construção de uma cultura organizacional na qual o tempo é valorizado. Por consequência, uma imagem positiva da corporação diante de clientes e parceiros é criada, mostrando seriedade e dedicação por parte da empresa.
A pontualidade e compromisso gerados pelo emprego da assiduidade no trabalho trazem diversos impactos positivos, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Dessa maneira, é importante reconhecer alguns deles para que a implementação dessa cultura seja imposta de forma eficiente.
Visando apenas a performance pessoal, a assiduidade é uma característica fundamental para a reputação do funcionário. Sendo assíduo, o colaborador consegue criar uma imagem confiável e comprometida diante a empresa.
Ainda, por ser constantemente produtivo, o funcionário consegue concluir suas tarefas e projetos pontualmente. Dessa forma, ocorre a formação de oportunidades de crescimento profissional dentro da organização.
No entanto, não são somente os colaboradores que ganham com a prática da assiduidade. Do mesmo modo, quando a empresa possui funcionários com esse atributo, ocorre um aumento na eficiência operacional e redução de custos.
Isso se deve a uma menor quantidade de ausências e atrasos e, portanto, menor quantidade de horas extras ou substituição de funcionários.
Além disso, com funcionários assíduos, é possível aumentar a produtividade empresarial e, ainda, satisfazer os clientes, já que o cumprimento de prazos sempre ocorrerá no tempo estabelecido.
Por fim, existe um fortalecimento no clima organizacional e do trabalho em equipe. Isso ocorre por conta da criação de um ambiente estável e positivo, no qual a pontualidade, o respeito e a sinergia são valorizados e respeitados.
Para que a assiduidade seja controlada e mensurada, existem algumas métricas que podem ser adotadas.
No entanto, é importante ressaltar que elas podem variar de acordo com a natureza, cultura e tamanho do negócio e devem ser aplicadas de forma justa.
Ambas são as métricas mais básicas existentes. A taxa de assiduidade é calculada pela porcentagem de dias que um colaborador esteve no trabalho em relação ao número total de dias úteis.
Já a taxa de pontualidade é referente a porcentagem em que o funcionário realizou suas atividades em seu horário estabelecido em comparação ao número de dias trabalhados.
Desenvolvida para auxiliar o RH a avaliar os motivos das faltas praticadas, essa métrica classifica as ausências justificadas, como licenças médicas ou de maternidade, e não justificadas. Ao implementá-la, é possível examinar com maior facilidade as faltas e tomar medidas adequadas.
Agora que você já sabe o que é assiduidade no trabalho, os impactos positivos e as métricas utilizadas, é preciso entender quais políticas podem ser aplicadas na empresa para que o controle seja maior. Continue lendo para saber mais!
Um dos procedimentos mais utilizados pelas empresas é o registro de ponto. Dessa maneira, é importante estabelecer um sistema simples e preciso para o registro.
A implantação do registro de ponto pode ser feita de diversas maneiras, seja por meio de relógios, aplicativos, folhas de ponto ou outros métodos eletrônicos. No entanto, é importante que os funcionários compreendam claramente como o sistema adotado funciona.
Para uma maior organização do funcionário e da empresa, defina os horários e turnos de trabalho para todos os colaboradores. Sendo assim, é preciso especificar a hora de entrada e saída, além dos momentos de pausa para descanso ou refeição.
Para evitar ausências e atrasos constantes, é interessante que a corporação adote uma política para esse tema. Com ela, você pode especificar níveis de tolerância para atrasos e procedimentos padrões para notificar a empresa e justificar faltas necessárias.
Por fim, a organização pode implementar consequências para a falta de assiduidade, como, por exemplo, advertências ou suspensões. Porém, é importante utilizar essa política de forma justa. É preciso que a empresa também tenha flexibilidade, reconhecendo situações excepcionais e não aplicando penalidades nesses casos.
Pensando em facilitar o controle de assiduidade numa empresa, algumas tecnologias e sistemas foram desenvolvidos a fim de automatizar o registro de ponto e o monitoramento da presença e pontualidade de funcionários de forma simples, rápida e eficiente.
No entanto, é preciso avaliar as necessidades da empresa, escolhendo a que mais se adapta ao dia a dia empresarial.
O mais clássico, o relógio de ponto é um equipamento que permite aos colaboradores registrarem horários de entrada e saída por meio de diversos meios, como impressão digital, senha, reconhecimento facial ou cartão de proximidade.
De acordo com a publicação da Portaria 373 de 2011, mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o uso de pontos alternativos é válido. Dessa maneira, os relógios de ponto puderam se digitalizar e se tornou muito mais fácil controlar a assiduidade dos funcionários que adotaram o estilo home office ou híbrido.
Sendo assim, aplicativos de ponto móvel foram criados para tablets ou smartphones, possibilitando que os colaboradores registrassem sua entrada, saída e pausas fora da sede da empresa. Isso é possível por meio da utilização do GPS ou reconhecimento facial do funcionário.
E para assegurar e aumentar a confiabilidade dos registros, alguns softwares, como Sesame, possuem um sistema de reconhecimento facial e geolocalização. Desse modo, a empresa consegue ter certeza de que é o colaborador quem está batendo seu ponto e onde ele está trabalhando.
Agora você já entendeu sobre assiduidade no trabalho e como aplicá-la de forma simples e eficiente em sua empresa. Aproveite para saber mais sobre controle de ponto e outros assuntos voltados para os recursos humanos em nosso blog.
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.