Controle de ponto
Controle de ponto para empresas: gestão de horários simplificada
Veja como fazer uma gestão de horário simplificada usando um sistema de controle ponto para empresas. Acesse e confira.
Controle de ponto
Veja como fazer uma gestão de horário simplificada usando um sistema de controle ponto para empresas. Acesse e confira.
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Marcos Lopez
HR Consultant
10 de janeiro, 2024
Imagine cuidar individualmente do horário de cada colaborador? Verificar a que horas chegou, quanto tempo fez de pausa para alimentação, se saiu no horário certo, se fez hora extra? É muito desperdício de tempo, quando se pode ter um controle de ponto para empresas, um software que fará tudo isso automaticamente.
Nosso assunto de hoje é como simplificar, através de um sistema de controle de ponto eficiente, todo o trabalho de gestão de horários dos colaboradores.
O registro de ponto é uma forma de controlar a jornada dos colaboradores através da coleta de dados sobre o tempo que ele permanecem trabalhando. Ao longo do dia, um funcionário faz a marcação de seus horários de entrada, almoço e saída. A essas marcações é dado o nome de registro de ponto.
O sistema de registro de ponto funciona de forma bastante simples, diariamente os funcionários marcam o ponto de acordo com sua jornada de trabalho contratada. Ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas trabalhadas, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
Caso ocorra hora extra, atraso ou falta, é por meio do registro de ponto que a empresa terá essa informação, para realizar o pagamento.
É no artigo 74 da CLT que é mencionada a necessidade do controle de ponto nas empresas. De acordo com este artigo, todos os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem obrigatoriamente efetuar a marcação de ponto de seus funcionários. Dessa maneira estarão trabalhando dentro das normas legais.
No entanto, o empregador não é obrigado a escolher apenas o sistema eletrônico, podendo optar pelo modelo manual ou alternativo.
Para que a empresa tenha agilidade e praticidade em suas atividades de RH, atualmente é praticamente impossível não contar com um sistema de ponto digital.
Ele calcula os atrasos, horas extras e demais apontamento que serão necessários para o correto fechamento da folha de ponto e posterior pagamento ao colaborador.
A Lei da Liberdade Econômica é resultado de uma medida provisória instituída 2019 que visa desburucratizar os processos na relação entre empregador e funcionário.
A lei permite o exercício das atividades econômicas em qualquer dia e horário, inclusive em feriados. Dessa maneira, não estando sujeitos a cobranças ou encargos adicionais, desde que não atinja o meio ambiente, a regulação condominial e a legislação trabalhista.
O que o departamento jurídico precisa saber sobre a Lei da Liberdade Econômica? Ela complementa e altera a CLT, no que diz respeito ao registro de ponto dos colaboradores. São duas as mudanças principais, vejamos:
O “ponto de exceção” permite que sejam registrados apenas os eventos “de exceção” à jornada regular de trabalho. Isto equivale ao registro de horas extras, faltas, licenças e férias, por exemplo. Assim, deixa de ser necessário o registro de toda entrada e saída,
De modo geral, essas mudanças promovem maior flexibilidade no registro das horas trabalhadas.
O software de controle de ponto para empresas é uma tecnologia que auxilia gestores e RH no intuito do controle da jornada e fechamento da folha mensalmente.
Afinal, hoje em dia são eles que auxiliam na geração de relatórios precisos, que ajudam na tomada de decisões assertivas. Mas, para isso é importante que o tratamento do ponto seja feito de forma correta e automatizada para evitar possíveis erros humanos.
Esse sistema também ajudará a empresa a cumprir suas obrigações em relação à legislação trabalhista. Dessa forma, o sistema de ponto influencia na segurança jurídica da empresa e no trabalho do RH. Posto que esse setor é responsável por gerenciar a jornada dos funcionários.
Outra vantagem de escolher um bom sistema de controle de ponto é a utilização da ferramenta capaz de automatizar cálculos e gerenciar atividades importantes. Tais atividades seriam férias, banco de horas, licenças médicas e outras formas de afastamento dos funcionários.
Esses benefícios favorecem a gestão do RH, contribuem para tornar o setor mais eficiente e ainda ajudam a evitar disputas trabalhistas.
Diante disso, é possível concluir que escolher um bom sistema de ponto para empresas é essencial. Deste modo, ela garante sua conformidade com a lei e melhora a gestão do RH.
Caso a empresa ofereça todos estes diferenciais já é um ponto de partida para uma conversação e um futuro contrato de prestação de serviços. Ademais, um suporte tão importante para a empresa não pode ser escolhido de qualquer maneira, não é mesmo?
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.