Controle de ponto
Controle de ponto pelo celular: gestão de horários na palma da mão
Conheça o controle de ponto pelo celular para sua empresa, a tecnologia na gestão de horários na palma de sua mão.
Controle de ponto
Conheça o controle de ponto pelo celular para sua empresa, a tecnologia na gestão de horários na palma de sua mão.
Precisa de ajuda?
Lukas Letieres
HR Consultant
10 de janeiro, 2024
Cada vez mais a tecnologia facilita a rotina das pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal. O controle de ponto pelo celular, é uma tecnologia que melhora o controle da jornada de trabalho e torna mais eficiente a gestão de pessoas.
Atualmente com o home office, se faz ainda mais importante e necessário contar com um sistema de controle de ponto com maior praticidade e assertividade. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o registro de ponto pelo celular, seu funcionamento e explicar quais são as vantagens.
Vamos acompanhar o artigo de hoje?
Sobre o funcionamento do controle de ponto pelo celular, podemos dizer que ele funciona da mesma forma que um modelo de controle tradicional. Ou seja, ele marca o horário em que os funcionários iniciam sua jornada de trabalho, saem e retornam do horário de refeição e no final do expediente.
Mas, ele tem algumas diferenças que o tornam mais prático, seguro e moderno. O registro é feito por meio do celular do colaborador, desde que seja um smartphone – ou de um tablet.
É necessário que ele utilize um dispositivo para troca de informações com um banco de dados e uma interface que armazena os dados em nuvem. Dessa forma, ele elimina o uso de um equipamento físico para a marcação, que seria o relógio de ponto.
O funcionamento em nuvem permite que, além de realizar o registro, a empresa acesse o sistema em tempo real para fazer a gestão do ponto.
O desenvolvimento da tecnologia trouxe para as empresas diversos recursos que auxiliam na rotina do departamento pessoal. Um dos principais que podemos citar é o relógio de ponto online, mas será que o controle de ponto pelo celular é legal?
Essa tem sido uma questão muito recorrente entre empregadores e entre colaboradores.
Com o objetivo de simplificar as relações de trabalho e normatizar os recursos, o programa para marcação de ponto foi regulamentado através da portaria 671. Esta portaria entrou em vigor em 8 de novembro de 2021. Desse modo ela assegura que o uso desse tipo de ferramenta tecnológica para monitoramento de jornada é 100% legal.
O registro de ponto por WhatsApp surgiu como uma necessidade de oferecer mais opções de registros para empregadores e empregados. Já que uma grande parcela da população brasileira usa o aplicativo e entende como funciona.
Mas o que você pode estar se perguntando, é se o registro de ponto por Whatsapp é permitido por lei, não é mesmo?
Então vai aí a resposta: sim. As portarias 1510 e 671 garantem o uso de plataformas digitais e alternativas para o registro de ponto. Dentro dessas especificações, está a obrigatoriedade de um acordo coletivo, entre empregador e empregado.
Apesar da facilidade do uso do sistema, existem algumas regras obrigatórias por parte das empresas que desejam utilizar o controle de ponto alternativo, são elas:
Deve-se observar que todos os registros feitos por meio do aplicativo WhatsApp fiquem registrados na plataforma como um registro simples. Dessa forma, se torna garantido por lei a forma de ponto alternativo.
Não é nenhum segredo que os dispositivos móveis facilitam, e muito, a vida de todas as pessoas. São centenas de serviços que podem ser solicitados e realizados através de celulares ou tablets. E com o sistema de registro de ponto não poderia ser diferente.
O registro de controle de ponto pelo celular é perfeito para empresas que desejam dar mais autonomia aos seus colaboradores. Porém, sem deixar de entender e acompanhar a assiduidade e a pontualidade da jornada de trabalho de cada um.
Vamos conferir agora quais as principais vantagens do registro de ponto por dispositivos móveis
A ferramenta facilita o acesso onde o funcionário está localizado em determinado momento. Isto é, permitindo que os gestores tenham acesso ao local exato para ter um controle mais apurado sobre a produtividade do colaborador.
Através desta ferramenta, de forma online, o gestor poderá identificar os momentos de entrada e saída do funcionário ao local de trabalho. Nesse sentido, a geolocalização comprova imediatamente o histórico dos pontos para agilizar a tomada de decisões.
Outro benefício é otimizar o trabalho do departamento de Recursos Humanos. Em outras palavras, o controle de ponto pelo celular agiliza o fechamento do salário, das horas extras, faltas, e outras questões no final do mês.
O leitor biométrico também facilita o registro de ponto online. Isso porque é possível realizar o cadastro de dois dedos diferentes por colaborador no equipamento, assim, eliminando a falha de dados. Mas, vale ressaltar que a biometria não se resume apenas à impressão digital, mas também ao reconhecimento facial e por voz.
Outra vantagem é que o controle de ponto pelo celular pode ser offline. Isso significa que se pode registrar a marcação do ponto à distância, sem conexão com a internet.
Nesse caso, as informações ficam armazenadas no sistema até que a conexão seja restabelecida a ponto de serem transmitidas ao sistema da empresa.
Nos modelos tradicionais, o RH precisa esperar até o fim do expediente para coletar os dados dos funcionários e armazená-los em um pen drive. A sincronização em tempo real melhora a vida do gestor que, a partir disso, pode analisar as informações em qualquer momento.
A única obrigação é que a organização que opte pelo sistema de registro de ponto eletrônico esteja de acordo com as normas da portaria 671.
Outro dado muito importante, é que o uso do ponto pelo celular e de forma online seja de conhecimento de todos. Isto é, de todos os departamentos e colaboradores, a fim de que a utilização se torne vantajosa para toda a equipe.
E que tal se sua empresa se beneficiasse de mais este avanço tecnológico com o ponto eletrônico pelo celular?
Sou uma profissional com mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas de Recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, prevenção de riscos ocupacionais e gerenciamento de pessoal.