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Depressão no trabalho: entenda como prevenir esta grave situação em sua equipe

Entenda como a depressão no trabalho pode atingir sua equipe e como prevenir que ela aconteça com os seus funcionários. Continue lendo.

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Isabel García

HR Consultant

Depressão no trabalho

24 de março, 2023

A depressão no trabalho é a segunda maior causa de afastamento nas empresas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o órgão, o Brasil ocupa a segunda posição nas Américas nos casos da doença.

Por ser uma doença grave que atinge cada vez mais trabalhadores, é importante que as empresas tomem medidas para prevenir que seus funcionários a desenvolvam.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, veremos neste artigo como podemos usar ferramentas como os relatórios de RH para reconhecer, tratar e, principalmente, evitar que esse mal se instale em nosso local de trabalho. Vamos conferir!

O que é a depressão no trabalho?

Primeiramente vamos entender um pouco o que é depressão. A depressão é uma doença psiquiátrica que provoca alterações químicas no cérebro relacionadas à produção de serotonina, um dos responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

A doença pode ser desencadeada por uma série de fatores. Alguns deles podem ser grandes episódios de estresse, relacionados a perda de um ente querido, por exemplo, ou questões ligadas ao dia a dia, como uma rotina exaustiva ou pressão no trabalho.

A depressão é diferente de uma tristeza que logo passa. Um acontecimento específico causa a condição, que pode se prolongar por longos períodos e ainda se agravar se não receber a atenção e tratamento adequado.

Principais sintomas e como identificar a depressão no trabalho

Os sintomas iniciais da depressão são bem visíveis e fáceis de serem identificados. Vamos citar os mais comuns e fáceis de serem percebidos dentro do local de trabalho no dia a dia:

  • Tristeza profunda: esse tipo de tristeza não passa durante dias e, aparentemente, não tem motivo.
  • Irritabilidade: a pessoa fica incomodada com qualquer acontecimento.
  • Cansaço constante: mesmo depois de férias, feriados ou finais de semana, a pessoa se sente cansada e indisposta.
  • Dificuldade de relacionamento: a pessoa fica distante, não interage e não consegue se integrar nos grupos ou conversas
  • Falta de motivação: não encontra em seu dia a dia nada que a motive a seguir em frente.
  • Crises de choro: pode ter crises de choro a partir de qualquer evento que aconteça.
  • Sensação de inutilidade, culpa e desamparo: a pessoa começa a achar que não serve para nada, que ninguém sentirá sua falta e fica com a sensação de que tudo de errado que acontece é sua culpa.
  • Dificuldade para tomar decisões: a pessoa acha que não é capaz de tomar decisões, pois tem sempre medo de estar errada.

A melhor maneira de identificar com rapidez a depressão entre seus funcionários é ficar atento em mudanças drásticas. Por exemplo, se um colaborador sempre foi brincalhão e de repente ficar quieto por muito tempo, ou outro que seja pontual e muito produtivo começar a chegar atrasado e ter um baixo desempenho, é hora de tomar providências.

Como proceder em caso de depressão no trabalho?

Ao identificar um colaborador com sintomas de depressão, procure conversar e mostrar-se preocupado, além de falar sobre a importância de buscar ajuda profissional. Tudo isso sempre por meio de ações e palavras gentis.

Nunca imponha algo ou trate como se não fosse nada importante, pois lembre-se de que a depressão é uma doença crônica e grave que merece cuidados.

Essas medidas são eficazes, mas não substituem a necessidade de acompanhamento especializado com profissionais de saúde.

Principais causas de depressão no trabalho

Existem inúmeras causas para a depressão no trabalho, pois cada pessoa reage de uma determinada maneira a cada situação vivida. Porém, as causas mais comuns são as citadas abaixo.

Carga de trabalho excessiva e exaustiva

O trabalhador que nunca diz não para nada ou que sempre quer ajudar ao outro pode ficar com uma carga excessiva de trabalho. Depois, por medo de não dar conta, acaba trabalhando em turnos exaustivo, sem descanso ou qualidade de vida.

O excesso de trabalho elimina os cuidados com os outros aspectos da vida, como lazer, momentos com a família, atividades físicas, alimentação, espiritualidade e outros momentos onde conseguimos relaxar.

Comunicação ineficaz, exigências contraditórias e falta de clareza

Quando a comunicação não é feita de forma clara, as informações tornam-se contraditórias e a comunicação acaba se tornando ineficaz.

Na medida em que o funcionário são sabe a quem prestar satisfação, quando as informações são desencontradas e ele não sabe direito o que fazer, cria-se um ambiente cheio de dúvidas onde o colaborador sente-se perdido e sem rumo.

A partir daí o sentimento de ineficácia, de tristeza e irritabilidade podem se instalar e ocasionar a depressão.

Discriminação ou assédio no ambiente de trabalho

Infelizmente, os casos de assédio são comuns no ambiente de trabalho, principalmente causados por pessoas que detêm cargos mais altos. Por saberem que podem causar a demissão dos subordinados, muitas vezes sentem-se no direito de impor ou causar uma situação discriminatória ou de assédio moral, sexual ou até mesmo virtual.

Muitos colaboradores não denunciam os assediadores mantendo o sentimento negativo sem falar sobre a situação para ninguém com medo do desemprego

Relacionamento hostil ou abusivo

Existem superiores que agem como se fossem proprietários de seus colaboradores, impondo metas quase impossíveis de serem alcançadas, além de tratarem os colaboradores de uma forma desumana, inclusive com palavras de baixo calão.

Nestes casos, o lado emocional dos colaboradores é amplamente prejudicado, pois a autoestima cai e o medo impera. Infelizmente, são situações comuns em ambientes onde os superiores têm uma visão controladora e não inspiradora.

Cobrança excessiva por resultados

Muitas empresas tendem a pressionar os colaboradores por constantes resultados, trazendo consequências para a saúde mental, física e emocional. Como cada pessoa reage de uma maneira, algumas podem se sentir acuadas e isso pode abrir espaço para a depressão no trabalho.

Gestores que ameaçam os colaboradores ou que agem sempre com indiretas sobre o rendimento podem influenciar negativamente nesse quadro.

Como tratar a depressão nos seus funcionários

Como já vimos, a depressão é uma doença e deve ser tratada por profissionais da área da saúde.

Por isso, a empresa pode fazer convênios em clínicas especializadas para oferecer consultas com psicólogos, ou contratar um psicólogo para atender dentro da própria empresa. Em casos mais graves, o direcionamento deve ser feito para atendimento por um médico especializado.

Estratégias para prevenir a depressão no trabalho

Veja algumas das principais ações que a empresa pode realizar para diminuir as chances de ocasionar esse quadro em seus funcionários.

Valorização dos colaboradores

O profissional que não se sente valorizado começa a perder motivação para desempenhar suas funções, o que pode evoluir para um quadro de depressão.

Enquanto gestor, é sua função reconhecer os esforços, parabenizar os colaboradores quando uma meta for alcançada e ouvir o que eles têm a dizer. Mostre que o que eles fazem tem importância para a organização e faça com que eles se sintam importantes para a empresa.

Cuide da saúde mental dos funcionários

É necessário que a empresa invista em conhecimento sobre o tema, treine gestores para lidar com possíveis casos de depressão em suas equipes e trate do assunto de forma humanizada.

Garantir que todos possam expressar suas ideias, criar um canal aberto para que o colaborador se sinta ouvido e incentivar feedbacks constantes são algumas medidas que podem oferecer um ambiente de trabalho mais saudável, evitando o surgimento de casos de depressão.

Promova um clima organizacional agradável

Crie um clima organizacional agradável, harmonioso, pautado no respeito ao próximo e às diferenças. Isso contribui para o bem-estar dos profissionais e acaba sendo uma maneira eficaz de prevenir a depressão no trabalho.

Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A depressão muitas vezes é desencadeada quando o colaborador não consegue encontrar equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Por isso, procure favorecer esse equilíbrio, flexibilizando a carga horária, dando folga para quem atingir as metas a até mesmo oferendo o trabalho home office às vezes.  

Estas são apenas algumas dicas, mas cada empresa e cada profissional pode cria as suas próprias de acordo com a atividade exercida. E não se esqueça, depressão é uma doença e pode até matar.

Para seguir se informando sobre outros temas relevantes do setor de recursos humanos, continue no blog de Sesame e você certamente encontrará artigos bastante úteis!

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