Recrutamento e seleção

Descubra como criar uma descrição de vaga de emprego: 7 itens que não podem faltar

Descubra como criar uma Descrição de Vaga de Emprego perfeita para atrair os melhores talentos. Acesse e veja o que fazer e o que evitar!

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Lukas Letieres

HR Consultant

Descrição de vaga de emprego

9 de março, 2023

Ter uma boa descrição de vaga de emprego é essencial para o sucesso do processo de recrutamento e seleção

Porém, apesar de sua importância, essa etapa acaba sendo negligenciada por várias empresas, seja por não entenderem o quanto pode ajudar no processo ou por não saberem como criar uma boa descrição.

Por isso, preparamos um conteúdo completo para você entender o que é a descrição da vaga, como escrever uma descrição completa e ainda algumas dicas do que não fazer. Boa leitura!

O que é uma descrição de vaga de emprego?

A descrição da vaga – ou job description, como também é chamada -, é uma parte fundamental do processo de recrutamento de candidatos para uma posição.

Ela consiste em uma lista de todas funções, tarefas, competências e responsabilidades de um cargo. Além disso, também apresenta um pouco sobre a empresa e os benefícios que ela oferece. Apesar de não ser comum, alguns recrutadores também divulgam o salário nesta etapa.

Ela é fundamental na divulgação da vaga, pois ajuda a atrair candidatos que possuem fit com a cultura da empresa e as competências necessárias para ocupar o cargo.

Importância de uma descrição de vaga de emprego bem feita

Às vezes pode até parecer algo simples e sem importância, mas uma descrição bem feita pode trazer diversos benefícios para o time de RH, para a área que está contratando e, claro, para a empresa como um todo. Veja alguns dos principais benefícios:

Processo de recrutamento e seleção mais eficiente

Quando há uma boa descrição, a tendência é que os profissionais que se candidatam tenham mais fit com o perfil desejado. Desta forma, o job description serve como um filtro para evitar que as pessoas que não possuem todas as competências exigidas enviem seu currículo.

Assim, o time de RH tem à sua disposição uma menor quantidade de perfis para analisar, mas que são muito mais assertivos para aquela vaga. Além disso, também é possível evitar quebra de expectativas entre o que o candidato espera e a realidade da posição.

Boa imagem de marca empregadora

Uma empresa que faz boas descrições tende a ter uma melhor reputação no mercado quando se fala em processo de recrutamento e seleção. Afinal, o profissional que busca por uma nova oportunidade quer saber exatamente se aquela vaga vale a pena ou não para o seu perfil.

Redução do turnover

Com uma melhor seleção de pessoas, a probabilidade do profissional se decepcionar com a vaga ou com a empresa e optar por buscar novas oportunidades acaba diminuindo.

Como escrever uma descrição de vaga de emprego

Para escrever uma boa descrição de vaga, é importante que ela contenha as seguintes informações:

1. Título específico

Como é o primeiro contato do candidato com a vaga, é importante que o título esteja de acordo com o nível técnico exigido, destacando se trata de um estágio, Jr, pleno, sênior etc. 

Busque sempre utilizar os termos comuns que são procurados pelos profissionais, assim a sua vaga tem mais chances de aparecer nas pesquisas dos sites de vagas e no LinkedIn, por exemplo. 

2. Descrição da empresa

Nesta etapa você tem a oportunidade de mostrar para os potenciais candidatos um pouco da sua cultura organizacional, como a visão, missão e valores. Aqui, é importante passar pelos pontos principais da personalidade da empresa e o que ela valoriza em seus funcionários, mas sem se alongar muito.

E lembre-se de que aqui não é um espaço para contar a história da companhia! Busque dar informações que vão ajudar a filtrar os candidatos que têm fit cultural com o time e a organização.

3. Responsabilidades do cargo

Seja claro sobre como é o dia a dia do funcionário naquela função e seus desafios. Isso ajuda o candidato na hora de tentar se visualizar naquele cargo e entender se de fato é ideal para ele.

Mas é importante ser bem transparente em relação a essas responsabilidades, pois o funcionário pode se frustrar ao descobrir que o que lhe foi prometido não é aquilo que o espera na realidade. Isso pode fazer com que ele fique desmotivado e até mesmo procure por outra oportunidade.

4. Qualificações e habilidades necessárias

Para esta etapa é importante ser bastante realista em elevação às qualificações e habilidades esperadas da pessoa.

Não peça por habilidades que não serão usadas no dia a dia ou que não são tão importantes para aquele cargo. Isso pode afastar candidatos que seriam uma boa escolha para a vaga.

5. Benefícios oferecidos para a vaga

Outro ponto importante, que pode ser decisivo para que os profissionais se candidatem à vaga, é detalhar os benefícios que a empresa oferece aos funcionários.

Aqui podem ser compartilhados desde os mais básicos, como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação e convênio médico, até os diferenciais oferecidos pela empresa, como horário flexível, treinamentos internos, trabalho remoto ou home office e day-off de aniversário.

6. Informações importantes sobre a vaga

Além das citadas acima, também é importante divulgar informações como regime de contratação (CLT ou PJ), local e horário de trabalho. Algumas empresas ainda divulgam uma faixa salarial, para atrair apenas os candidatos que possuem aquela pretensão.

7. Informações extra

Aqui você pode colocar algumas informações que não são essenciais para a atração dos candidatos que procura, mas que podem fazer sua vaga se destacar das demais.

Um bom exemplo disso é a divulgação das fases do processo seletivo, que pode ajudar o profissional a entender como será a jornada do candidato até a proposta.

O que evitar em uma descrição de vaga de emprego

Mesmo sabendo tudo o que deve ter no job description, existem algumas coisas que devem ser evitadas no processo de criação. Separamos aqui algumas das principais:

Não divulgar a empresa

Ainda hoje vemos diversas empresas mantendo-se no anonimato durante a etapa de divulgação da vaga.

Porém, muitos profissionais acabam não se candidatando quando não sabem qual é a empresa para a qual estão se aplicando. Além disso, você corre o risco de atrair candidatos que não possuem fit com a sua cultura.

Pedir mais do que o necessário

Muitas empresas exigem que o profissional tenha inúmeras habilidades e conhecimentos que, muitas vezes, estão fora da realidade do mercado.

Conhecimento em ferramentas e anos de experiência são alguns pontos que devem ser analisados com cautela na hora de criar a descrição da vaga, principalmente para cargos mais iniciais.

Não ser transparente

Seja 100% transparente sobre a cultura da empresa e o dia a dia da posição. Além de aumentar as chances de contratar o profissional ideal, ainda diminui as chances de turnover.

Agora você já sabe como redatar a descrição de uma vaga de emprego e atrair muitos talentos. Continue descobrindo mais sobre as diversas funções do setor de RH no blog de Sesame. Até mais!

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