Recrutamento e seleção
Descubra como criar uma descrição de vaga de emprego: 7 itens que não podem faltar
Descubra como criar uma Descrição de Vaga de Emprego perfeita para atrair os melhores talentos. Acesse e veja o que fazer e o que evitar!
Recrutamento e seleção
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Lukas Letieres
HR Consultant
9 de março, 2023
Ter uma boa descrição de vaga de emprego é essencial para o sucesso do processo de recrutamento e seleção.
Porém, apesar de sua importância, essa etapa acaba sendo negligenciada por várias empresas, seja por não entenderem o quanto pode ajudar no processo ou por não saberem como criar uma boa descrição.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para você entender o que é a descrição da vaga, como escrever uma descrição completa e ainda algumas dicas do que não fazer. Boa leitura!
A descrição da vaga – ou job description, como também é chamada -, é uma parte fundamental do processo de recrutamento de candidatos para uma posição.
Ela consiste em uma lista de todas funções, tarefas, competências e responsabilidades de um cargo. Além disso, também apresenta um pouco sobre a empresa e os benefícios que ela oferece. Apesar de não ser comum, alguns recrutadores também divulgam o salário nesta etapa.
Ela é fundamental na divulgação da vaga, pois ajuda a atrair candidatos que possuem fit com a cultura da empresa e as competências necessárias para ocupar o cargo.
Às vezes pode até parecer algo simples e sem importância, mas uma descrição bem feita pode trazer diversos benefícios para o time de RH, para a área que está contratando e, claro, para a empresa como um todo. Veja alguns dos principais benefícios:
Quando há uma boa descrição, a tendência é que os profissionais que se candidatam tenham mais fit com o perfil desejado. Desta forma, o job description serve como um filtro para evitar que as pessoas que não possuem todas as competências exigidas enviem seu currículo.
Assim, o time de RH tem à sua disposição uma menor quantidade de perfis para analisar, mas que são muito mais assertivos para aquela vaga. Além disso, também é possível evitar quebra de expectativas entre o que o candidato espera e a realidade da posição.
Uma empresa que faz boas descrições tende a ter uma melhor reputação no mercado quando se fala em processo de recrutamento e seleção. Afinal, o profissional que busca por uma nova oportunidade quer saber exatamente se aquela vaga vale a pena ou não para o seu perfil.
Com uma melhor seleção de pessoas, a probabilidade do profissional se decepcionar com a vaga ou com a empresa e optar por buscar novas oportunidades acaba diminuindo.
Para escrever uma boa descrição de vaga, é importante que ela contenha as seguintes informações:
Como é o primeiro contato do candidato com a vaga, é importante que o título esteja de acordo com o nível técnico exigido, destacando se trata de um estágio, Jr, pleno, sênior etc.
Busque sempre utilizar os termos comuns que são procurados pelos profissionais, assim a sua vaga tem mais chances de aparecer nas pesquisas dos sites de vagas e no LinkedIn, por exemplo.
Nesta etapa você tem a oportunidade de mostrar para os potenciais candidatos um pouco da sua cultura organizacional, como a visão, missão e valores. Aqui, é importante passar pelos pontos principais da personalidade da empresa e o que ela valoriza em seus funcionários, mas sem se alongar muito.
E lembre-se de que aqui não é um espaço para contar a história da companhia! Busque dar informações que vão ajudar a filtrar os candidatos que têm fit cultural com o time e a organização.
Seja claro sobre como é o dia a dia do funcionário naquela função e seus desafios. Isso ajuda o candidato na hora de tentar se visualizar naquele cargo e entender se de fato é ideal para ele.
Mas é importante ser bem transparente em relação a essas responsabilidades, pois o funcionário pode se frustrar ao descobrir que o que lhe foi prometido não é aquilo que o espera na realidade. Isso pode fazer com que ele fique desmotivado e até mesmo procure por outra oportunidade.
Para esta etapa é importante ser bastante realista em elevação às qualificações e habilidades esperadas da pessoa.
Não peça por habilidades que não serão usadas no dia a dia ou que não são tão importantes para aquele cargo. Isso pode afastar candidatos que seriam uma boa escolha para a vaga.
Outro ponto importante, que pode ser decisivo para que os profissionais se candidatem à vaga, é detalhar os benefícios que a empresa oferece aos funcionários.
Aqui podem ser compartilhados desde os mais básicos, como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação e convênio médico, até os diferenciais oferecidos pela empresa, como horário flexível, treinamentos internos, trabalho remoto ou home office e day-off de aniversário.
Além das citadas acima, também é importante divulgar informações como regime de contratação (CLT ou PJ), local e horário de trabalho. Algumas empresas ainda divulgam uma faixa salarial, para atrair apenas os candidatos que possuem aquela pretensão.
Aqui você pode colocar algumas informações que não são essenciais para a atração dos candidatos que procura, mas que podem fazer sua vaga se destacar das demais.
Um bom exemplo disso é a divulgação das fases do processo seletivo, que pode ajudar o profissional a entender como será a jornada do candidato até a proposta.
Mesmo sabendo tudo o que deve ter no job description, existem algumas coisas que devem ser evitadas no processo de criação. Separamos aqui algumas das principais:
Ainda hoje vemos diversas empresas mantendo-se no anonimato durante a etapa de divulgação da vaga.
Porém, muitos profissionais acabam não se candidatando quando não sabem qual é a empresa para a qual estão se aplicando. Além disso, você corre o risco de atrair candidatos que não possuem fit com a sua cultura.
Muitas empresas exigem que o profissional tenha inúmeras habilidades e conhecimentos que, muitas vezes, estão fora da realidade do mercado.
Conhecimento em ferramentas e anos de experiência são alguns pontos que devem ser analisados com cautela na hora de criar a descrição da vaga, principalmente para cargos mais iniciais.
Seja 100% transparente sobre a cultura da empresa e o dia a dia da posição. Além de aumentar as chances de contratar o profissional ideal, ainda diminui as chances de turnover.
Agora você já sabe como redatar a descrição de uma vaga de emprego e atrair muitos talentos. Continue descobrindo mais sobre as diversas funções do setor de RH no blog de Sesame. Até mais!