Desempenho e produtividade

5 dicas eficazes para combater o baixo rendimento no trabalho

Confira 5 dicas que o Sesame preparou para ajudar a combater o baixo rendimento no trabalho. Acesse e aumente a produtividade da sua empresa!

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Isabel García

HR Consultant


26 de junho, 2023

O baixo rendimento no trabalho pode ser ocasionado por motivos internos ou externos à empresa. Por isso, encontrar meios de lidar com ele é de vital importância para que se garanta o crescimento de um profissional.

A baixa produtividade acaba por esgotar a motivação e a qualidade de vida no trabalho, trazendo diversos malefícios para o colaborador e para a empresa. Sem falar do baixo desempenho no trabalho. Mensurar o desempenho e tomar ações pode não ser tão fácil sem ajuda de uma ferramenta dedicada, como o People Analytics.

Pensando nisso, a seguir te contamos 5 dicas eficazes que podem combater o baixo rendimento no trabalho. Vamos conhecê-las e colocá-las em prática?

1. Identifique as causas do baixo rendimento

O primeiro passo para lidar com o baixo rendimento é analisar as possíveis razões por trás dele e identificar as áreas problemáticas.

Uma das razões para o baixo desempenho do colaborador é porque ele está em um cargo onde não consegue desempenhar sua função como gostaria. Por isso, é importante observar se o colaborador tem o perfil certo para a função que está exercendo ou se destacaria em outro cargo em que pudesse demonstrar suas aptidões.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a falta de valorização do colaborador. Isso porque esta falta de valorização e reconhecimento gera desgaste e desmotivação, fazendo com que o colaborador tenha um baixo rendimento.

2. Estabeleça metas claras e alcançáveis

Outra dica é definir metas realistas e mensuráveis para orientar o desempenho e acompanhar o progresso dos colaboradores e dos projetos.

Um método muito interessante que vem sendo colocado em prática em várias empresas é o método chamado SMART.

Essa é uma sigla em inglês que quer dizer: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based. Traduzindo para o português temos: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.

Vejamos de uma forma mais aprofundada a aplicação desse método:

Específico

A meta deve ser clara e objetiva, dizendo exatamente o que se deseja alcançar, não deixando margem para dúvidas ou enganos. Assim, quanto mais específico o objetivo, maior será o entendimento dos passos a serem dados para alcançá-lo.

Mensurável

Criar uma meta sem a possibilidade de medição não tem sentido algum. Devemos medir periodicamente qualquer plano estabelecido para alcançar metas, pois, se constatarmos que o objetivo proposto não será alcançado, teremos tempo suficiente para modificar as estratégias.

Atingível

Criar metas que não conseguem ser atingidas pelos colaboradores poderá ocasionar uma desmotivação e uma grande frustração na equipe, pois os resultados não aparecerão.

Porém, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar se, com base no histórico da empresa, é possível alcançar o objetivo proposto e se os colaboradores acreditam que ele pode ser atingido.

Relevante

Caso uma meta não gere efeito sobre o negócio, ela com certeza não será tratada como prioridade.

Para que se possa criar uma meta que seja relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro.

Temporal

O último ponto deste método é extremamente importante, pois qualquer meta traçada deve ter prazo. Afinal, se você cria uma meta e não estabelece um prazo de conclusão, ela poderá levar mais tempo que o necessário, e o projeto todo estará comprometido.

Aplicando este método, acreditamos que sua empresa seguirá os passos mais importantes para o sucesso desejado.

3. Priorize e gerencie seu tempo

O gerenciamento de tempo visa priorizar o que deve ser feito e medir o tempo dedicado a cada atividade.

Para que isso dê certo, listamos alguns pontos que são necessários para que você dê conta de todos os afazeres de seu dia. Vejamos então:

Liste prioridades

É importante ter em mente quais são os afazeres prioritários, ou seja, aqueles que têm que ser resolvidos antes dos outros e que necessitam de atenção imediata.

Uma dica é listar e organizar os eventos por categorias e datas de entrega. Essa visualização ajuda a compreender melhor o tempo que vai ser necessário.

É importante também terminar um trabalho antes de começar o outro, pois senão você se perderá entre um e outro e acabará não terminando nenhum no prazo estipulado.

Delegue tarefas

Por muitas vezes, queremos centralizar todo o processo para nós, mas essa atitude não ajuda em nada a desenvolver estratégias de gestão de tempo. Com isso, as consequências são pessoas sobrecarregadas e que não conseguem realizar um bom trabalho.

Organize a agenda

Organize sempre seu dia através de uma agenda. Faça uma lista diária ou semanal de todos os seus objetivos, destacando sempre os prioritários.

O importante é que na montagem dessa agenda você verifique se as tarefas são atingíveis para aquele dia ou se é melhor deixar para um outro instante.

Não adie tarefas

Procrastinar as tarefas que precisam ser feitas é um item que afeta negativamente nossa produtividade e que resulta em um gasto desnecessário de energia.

Isso surge quando temos que resolver alguma coisa muito complicada e que não é prazerosa. Por isso, uma forma de se livrar é ter em mente que a solução daquela tarefa ajudará ao alcance das metas.

Faça uma pausa

Tire pelo menos alguns minutos de descanso para colocar as ideias em ordem. Caso contrário você ficará estressado e desencorajado antes mesmo de começar o trabalho.

Diga não

Aprenda a recusar tarefas que vão além das suas possibilidades. Verifique se no seu dia ainda há espaço para alguma outra tarefa que já não seja sua.

Se você se comprometer com outras tarefas e não conseguir dar conta, acabará prejudicando a si e também a pessoa que pediu.

4. Busque desenvolvimento e aprendizado contínuos

Uma frase bastante usada, e que é verdadeira, é dizer que conhecimento nunca é demais! Por isso, invista em seu crescimento profissional, adquira novas habilidades e mantenha-se atualizado em sua área de atuação.

O processo de aprendizagem deve ser durante toda nossa vida, afinal não existe um tempo certo para aprendermos. Alguns profissionais se norteiam através de um plano de carreira, algo que pode ser bastante benéfico também para você.

O mundo está mudando rapidamente, e para que não fiquemos estagnados, é necessário nos adaptarmos a essas novas mudanças. Por isso, investir no crescimento profissional, adquirir novas habilidades e estar sempre atualizado é um modo de nunca ficarmos longe do mercado de trabalho.

Aprimorar as técnicas que já sabemos e sempre estar abertos a novas aprendizagens permite que nosso crescimento seja contínuo e que estejamos sempre um passo à frente dos nossos concorrentes.                                                                                             

5. Cuide de sua saúde e bem-estar

Cuidar de nosso bem-estar, priorizando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, é importantíssimo para que consigamos realizar nossas tarefas do dia a dia.

Os cuidados com a saúde física e mental devem estar sempre caminhando juntas, pois somente com o equilíbrio entre elas teremos disposição, força e dedicação para nos concentrar e desenvolver nossas tarefas da melhor maneira possível.

Se um lado de nossa vida não está bem, ele acaba por impactar negativamente os demais, pois iremos precisar desviar nosso foco para enfrentar o problema, deixando de lado o nosso objetivo.

Como identificar o baixo rendimento dos colaboradores?

Para que você possa identificar as razões do baixo rendimento de seus colaboradores, o Sesame tem a ferramenta certa.

Através do People Analytics, ferramenta oferecida por Sesame, você poderá extrair dados das situações que favoreçam o bom ambiente, poderá melhorar o desempenho e compromisso de sua equipe, conhecer as necessidades de seus colaboradores para retenção de talentos e através disso tomar as melhores decisões para seu bem-estar.

Agora que você já conhece a ferramenta e como colocá-la em prática, que tal partir para a ação? 

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